Lançamento! Conheça a Raspberry Pi Zero 2 W 2

Muitas especulações estavam sendo feitas sobre uma atualização ou substituição da Raspberry Pi Zero W, já que muita gente estava sentindo falta dessa plaquinha no mercado mundial. As expectativas foram confirmadas no dia 28 de outubro, quando a Fundação Raspberry Pi anunciou o lançamento da Raspberry Pi Zero 2 W.

Nova placa Raspberry Pi Zero 2 W

A Pi Zero W já era muito conhecida por ter um tamanho reduzido e uma excelente relação custo-benefício e com a Raspberry Pi Zero 2 W isso não será diferente. A nova placa da Fundação Raspberry Pi possui as mesmas dimensões da sua antecessora, mas agora conta com um processador muito mais poderoso e uma atualização na tecnologia Bluetooth.

Quer saber mais detalhes sobre o novo lançamento da Raspberry Pi? Então confira as informações abaixo!

Características da Raspberry Pi Zero 2 W

A Raspberry Pi Zero 2 W agora usa o mesmo processador da Raspberry Pi 3, o BCM2710A1, que é um Broadcom ARM Cortex A-53, com quatro núcleos e 1 GHz de clock. 

Processador Raspberry Pi Zero 2 W

Além disso, a nova placa conta com uma novidade na tecnologia Bluetooth, que agora é o 4.2 / Bluetooth Low Energy (BLE). As outras características se mantêm as mesmas: 512 MB de memória RAM, chip WiFi integrado a placa, porta micro USB para a conexão de periféricos como mouse e teclado, porta micro USB para alimentação, porta mini HDMI para conexão e um monitor, GPIO de 40 pinos, conector de câmera CSI e slot para cartão micro SD.

Abaixo estão listadas as especificações da Raspberry Pi Zero 2 W:

  • Processador de 1GHz quad-core, 64-bit ARM Cortex-A53
  • VideoCore IV GPU
  • 512MB LPDDR2 DRAM
  • 802.11b/g/n wireless LAN
  • Bluetooth 4.2 / Bluetooth Low Energy (BLE)
  • Slot para cartão micro SD
  • Porta mini HDMI 
  • Porta micro USB (USB 2.0 OTG) 
  • Porta micro USB para alimentação
  • GPIO de 40 pinos
  • Vídeo composto e reset headers
  • Conector para câmera CSI

Novidades da Raspberry pi Zero 2 W

O vídeo abaixo explica direitinho todas as novidades, potenciais e aplicações da nova placa. Dá uma olhada:

YouTube video

Em relação ao processador, a Raspberry Pi Zero 2 W agora conta com o processador BCM 2710A1, o mesmo processador usado nas placas Pi 3. Esse processador é um ARM Cortex-A53, com quatro núcleos rodando a 1 GHz. Em comparação, o modelo anterior da Pi Zero, contava com o processador BCM2835, um ARM 11, com apenas um núcleo rodando a 1 GHz. Ou seja, a nova placa possui um poder de processamento muito maior!

Para entender melhor o que isso significa, rodamos uma operação de ponto flutuante nas duas versões da placa. Na Zero W a operação levou 6,58 milissegundos, enquanto que na Zero 2 W levou apenas 2,54 milissegundos.

Outra novidade na Pi Zero 2 W é em relação ao Bluetooth, pois a nova placa conta com a padrão 4.2 e Bluetooth Low Energy, o BLE, que permite conectar o dispositivo diretamente à internet, possibilitando o uso em projetos de Internet das Coisas, ou IoT. Isso não era possível com a versão anterior da Pi Zero W, pois a tecnologia utilizada era o Bluetooth 4.0.

Vendas no Brasil

A nova placa da Raspberry Pi ainda não está disponível no Brasil, mas a previsão é que as vendas iniciem no primeiro trimestre de 2022 (aguardamos ansiosos por isso!). A MakerHero é revendedora oficial Raspberry Pi no Brasil e você pode encontrar outros produtos Raspberry Pi neste link.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa nova placa?  Para mais sobre os lançamentos do universo maker, acompanhe as novidades no nosso blog


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se essa versão do Raspberry já está homologada pela Anatel?

    1. Olá Aroldo!

      Está em processo de homologação.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero