capa do artigo sobre o Raspberri Pi PoE+HAT do Blog da FilipeFlop

Lançamento! Novo Raspberry Pi PoE+ HAT Deixe um comentário

A Fundação Raspberry Pi começou o ano de 2021 com várias novidades e agora no mês de maio não foi diferente, pois anunciaram o lançamento do Raspberry Pi PoE+ HAT. O novo acessório foi projetado para substituir o PoE HAT existente e pode ser utilizado com as placas Raspberry Pi 3B+ e Raspberry Pi 4.

Novo Raspberry Pi PoE+ HAT

O PoE+ HAT é um pequeno acessório para as placas Raspberry Pi, o qual permite alimentar a placa Pi através de redes habilitadas para PoE (Power over Ethernet). Para o funcionamento do PoE+ HAT nenhuma modificação na placa Raspberry Pi é necessária. Basta encaixar, configurar e utilizar!

Além disso, o Raspberry Pi PoE+ HAT possui um cooler que pode ser acionado automaticamente conforme a temperatura do processador principal da placa Raspberry Pi ou configurado para ligar conforme a sua necessidade. 

O que é PoE?

O Power over Ethernet (PoE) é uma funcionalidade de rede que permite que cabos de Ethernet forneçam energia a dispositivos de rede. Ou seja, o PoE permite utilizar apenas um cabo para alimentação e transmissão de dados

As principais aplicações e vantagens da funcionalidade PoE são:

  • Fácil Instalação: O PoE é capaz de simplificar a infraestrutura de cabeamento em locais de difícil acesso.
  • Manutenção facilitada: Por utilizar apenas um cabo para alimentação e transmissão de dados, o PoE possibilita uma manutenção fácil e rápida.
  • Redução de custos: A utilização do PoE reduz a necessidade de uma infraestrutura elétrica complexa, reduzindo o custos com cabos elétricos e tomadas. Também possibilita o aproveitamento do cabeamento de rede já estruturado.
  • Menor impacto visual: Transmitir dados e energia elétrica juntos pode reduzir o excesso de cabos aparentes em um ambiente.
  • Mais segurança: Como o PoE trabalha com tensões menores que o sistema elétrico tradicional, a distribuição de energia acontece de forma mais segura.
  • Fácil conectividade: O conector RJ45, muito utilizado em projetos de infraestrutura de rede, torna plug and play a instalação de novos dispositivos.

Especificações do Raspberry Pi PoE+ HAT

Abaixo você pode conferir todas as especificações do novo acessório. É importante destacar que o PoE+ HAT atende a todos os requisitos das especificações IEEE 802.3af. 

  • Tensão de entrada: 37-57 V DC, dispositivo Classe 2
  • Potência de saída: 5V DC / 5 A
  • Cooler de 25 mm x 25 mm fornecendo 2.2 CFM para resfriamento do processador
  • Cooler acionado automaticamente ou através de configuração
  • Fonte de alimentação totalmente isolada
  • Compatível com as placas Raspberry Pi 3B+ e Raspberry Pi 4.
  • Dimensões: 56.5 mm x 65 mm

Vendas no Brasil

Raspberry Pi PoE+ HAT

Ainda não temos uma data exata para iniciarmos a venda aqui na FilipeFlop, mas ela deverá acontecer durante o terceiro trimestre de 2021. Fique ligado que logo teremos outras novidades envolvendo produtos Raspberry Pi!

Gostou de conhecer o novo Raspberry Pi PoE+ HAT? Deixe um comentário aqui contando o que achou. E não esqueça de seguir a gente no Instagram e realizar a inscrição do nosso canal do Youtube, para não perder nenhum conteúdo.

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe