Confira a mão robótica que manipula objetos como um humano 2

E se uma mão robótica fosse capaz de fazer movimentos e manipular objetos de forma muito semelhante à sua própria mão? Pois é, pode parecer um pouco assustador, mas isto já é realidade.

Esta incrível mão foi desenvolvida por especialistas da OpenAI, que é uma instituição de pesquisa sobre Inteligência Artificial sem fins lucrativos. Seu objetivo é pesquisar e desenvolver uma IA amigável e que beneficie os seres humanos. O vice-presidente da OpenAI é nada mais, nada menos, que Elon Musk.

mão robótica 1

Como funciona a mão robótica

O sistema criado por eles é chamado de Dactyl e consegue aprender as coisas do zero utilizando um algoritmo de aprendizagem por reforço. Ele foi treinado em um ambiente completamente simulado e foi possível adaptar todo o seu conhecimento à física do mundo real.

Apesar do sistema utilizado ser de autoria da OpenAI, a mão robótica foi desenvolvida pela Shadow Robot e se chama Shadow Dexterous Hand. O Dactyl está embutido no dispositivo e recebe os comandos para que a mão manuseie os objetos, deixando, por exemplo, uma face do cubo virada para cima.

O Dactyl usa imagens regulares de câmeras RGB para estimar a posição e a orientação do objeto. Uma rede neural convolucional leva os fluxos de vídeo das três câmeras posicionadas ao redor da mão do robô e gera a posição e a orientação estimadas do objeto. Isso é possível graças à capacidade de controle de alta dimensionalidade da mão robótica. A Shadow Dexterous Hand tem 24 graus de liberdade em comparação com 7 para um braço robótico comum.

mão robótica 2

Todo esse treinamento foi realizado utilizando tecnologias de altíssimo nível. Para se ter uma ideia, os pesquisadores conseguiram coletar cerca de 100 anos de experimentos em 50 horas. Tudo isso utilizando hardwares potentes, é claro. Mais precisamente 6144 núcleos de CPU e 8 GPUs.

Incrível, né? Se quiser ver mais detalhes sobre a mão robótica desenvolvida pela OpenAI é só conferir esse vídeo:

Fonte: Gizmodo

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

    1. Olá, Carlos!

      Sugestão anotada!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero