Materiais e técnicas de acabamento de suas peças em PLA Deixe um comentário

Quando falamos do mercado de decoração e action figures em 3D muitas dúvidas perduram aqueles que são iniciantes, dentre elas o tipo de acabamento que deve ser feito. O acabamento serve para deixar a peça com um aspecto profissional e que não aparenta ter sido feita de fato numa impressora 3D. Já que, múltiplas peças são impressas em partes. E é com este breve introdutório que vamos falar sobre materiais e técnicas de acabamento para suas peças 3D em PLA.

Materiais e Técnicas para acabamento em peças 3D

A começar com os materiais e suas respectivas técnicas! Aqui vai uma lista detalhada deles e logo após vamos dizer para o que cada um desses itens serve.

  • Lixas de gramaturas diversas- São utilizadas para tirar imperfeições dos suportes ou linhas de impressão muito aparentes. Ou seja, o seu propósito é nivelar a peça. Aqui nós usamos lixas de gramaturas variadas pois quando a lixa tem uma gramatura menor, mais abrasiva ela é. Deixando assim a peça mais marcada com arranhões e texturizada. Por isso, quando usamos lixas de gramaturas maiores essas marcas ficam menos aparentes, deixando a peça com o aspecto mais liso. Usamos as lixas também nas junções das peças onde foram corrigidas com biscuit, massa para pequenos reparos ou massa epóxi com o intuito de nivelar a peça e ficar imperceptível.
Peça antes de receber o acabamento do pla
Peça antes de lixar

 

Acabamento em PLA
Peça após a lixa com gramatura 100 (sem limpeza).

 

Acabamento com lixa pla
Peça após a lixa de gramatura 120 (sem limpeza).

Logo após lixar a sua peça, você precisará limpá-la com um pano úmido com álcool para tirar todos os resíduos de poeira. Se você for aplicar o primer ou qualquer tipo de tinta numa peça suja, ela vai acumular nos cantos a deixando com um aspecto feio.

Acabamento em pla
Após a limpeza com pano úmido.
  • Biscuit: Ele serve para tampar os vãos entre os encaixes da peça. Ele é o ideal por conta de ter um bom custo benefício e por seu tempo de secagem ser mais longo além de ter uma maleabilidade maior. Para o biscuit aderir na peça, às vezes será necessário a base que você quer corrigir estar levemente úmida para então ele se fixar. Com o biscuit você vai modelando com o auxílio das estecas de silicone e água. Cuidado para não colocar água demais pois o biscuit pode diluir. Use com moderação. Depois do tempo de cura do biscuit (secagem), use as lixas para dar acabamento e logo após limpe com um pano úmido de álcool.
Acabamento em pla com biscuit
Encaixe antes da aplicação do biscuit.

 

Acabamento em pla com biscuit
Peça corrigida e lixada com biscuit.
  • Massa para pequenos reparos e massa epoxi: Elas possuem o mesmo objetivo do biscuit com o contra de possuir secagem rápida e pouca maleabilidade para esculpir. Ela é excelente para casos extremamente pontuais como tapar buracos. O que difere uma da outra é que a Epoxi é bi-componente e pode ainda ser esculpida (desde que seja rápido) com as estecas e um pouco de álcool.
Massa para acabamento em PLA
Massa para pequenos reparos.

 

Massa Epoxi para acabamento em PLA
Massa Epoxi
  • Estecas de metal, plástico, silicone e boleadores: Elas servem para retirar o excesso, pressionar e dar textura no material que está a ser esculpido.
Estecas de silicone para acabamento em PLA
Estecas de silicone.
Estecas de Plástico.
Estecas de Plástico.
Estecas de metal.
Boleadores de tamanhos variados.
  • Micro retífica com brocas variadas: A micro retífica é um equipamento elétrico do qual você pode colocar brocas diversas para furar, cortar e lixar as partes de menor alcance onde a lixa convencional não alcança. Ela tem um custo um pouco mais elevado porém é muito útil e suas brocas de reposição podem ser facilmente encontradas na internet. O indicado é comprar um kit como este abaixo por conta de com a vibração do motor em alta velocidade você não ter um controle melhor da ferramenta. O kit que acompanha o “chicote” vai ajudar muito.

 

Kit micro retífica com chicote.

 

Kit de brocas para micro retífica.
  • Cola de secagem rápida: É uma cola de secagem de curto a médio prazo, o ideal é usar a em gel. Uma vez que você a aplique no local desejado, faça uma pressão considerável para a mesma não soltar. Cuidado com a quantidade que você usa, pois se a mesma sair da peça, ao secar ela esbranquiça e muitas vezes você não quer pintar a peça por conta de já estar impresso no filamento que você quer.
Cola de secagem rápida

Materiais e Técnicas para acabamento em PLA

“Ok Noobli, eu já aprendi como dar acabamento nas peças. Mas eu estou procurando algo específico para o acabamento em PLA. E até agora você falou sobre técnicas gerais de acabamento. Quando vamos entrar no melhor da festa?”

Então, vamos começar falando o que é o PLA. Ele é um polímero considerado Eco-Friendly. Ou seja, ele é biodegradável, reciclável via compostagem e “amigo” do meio ambiente, além de resistir a altos impactos. Porém, o mesmo não é indicado para peças que precisam exercer elasticidade mecânica. O seu uso é mais comum em peças decorativas, action figures e por iniciantes na área de impressão 3D por ser mais fácil de se usar.

Ele tem uma gama de cores incrivelmente lindas e, por conta disso, muitas pessoas acabam por não pedir o serviço de pintura, apenas uma suavização das linhas. E é aí que entra o tratamento a vapor com o clorofórmio ou spray suavizadores de linhas.

Falando do clorofórmio, ele é um produto químico extremamente perigoso que deve ser manuseado com equipamento de proteção como luvas, máscaras e óculos de proteção. Por conta disso, não é indicado fazer este procedimento.

Com o spray suavizador de linhas, você corre muito menos perigo e encontra com facilidade na internet. O processo é similar em ambas as partes onde se precisará de um papel toalha e um pote de vidro onde caiba a peça que você está usando. Não use um pote tão grande porque se não o vapor não condensa tanto e o efeito de suavização das linhas não acontece. Também não lixe as peças pois elas ficam opacas, além de ser desnecessário.

O banho de vapor em clorofórmio ou o spray suavizador de linhas vai derreter a peça fazendo assim mas linhas de impressão se unificarem e dar um aspecto brilhante e mantém a cor original do filamento. Atente-se que, quanto mais tempo a peça ficar no vapor, mais ela derreterá e assim fazendo ela perder alguns detalhes impressos. Então, sempre fique alerta e coloque um timer em seu celular.

Para fazer o processo, você vai colocar um papel toalha umedecido com o produto dentro do pote com a peça dentro. O papel toalha deve estar em toda a volta do pote de forma que o meio não seja ocupado por ele. A peça não pode tocar as laterais do pote e colocar a mesma na tampa. Deixe lá, quieto num canto pelo o tempo que preferir e logo após abra o pote e deixe-a secar totalmente em um lugar arejado.

Visão do pote de dentro

Bom pessoal, espero ter ajudado vocês a como fazer os devidos acabamentos em PLA!

Os vejo uma próxima vez! =D

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe