Melhores projetos com impressora 3D Deixe um comentário

Há cerca de 10 anos atrás as impressoras 3D eram equipamentos que apenas grandes indústrias faziam uso. Isso mudou rapidamente e, um maker bem dedicado consegue montar sua própria máquina em casa. Nest post vamos destacar os melhores projetos com impressora 3D de 2017. Tente não se surpreender 🙂

projetos com impressora 3d
Foto Impressora 3D | Pixabay

Casa na Rússia

Um dos projetos feitos com a tecnologia de impressão 3D que surpreendeu, ficou a cargo de uma empresa norte americana. A Apis Cor foi responsável pela construção de uma casa habitável no espantoso prazo de 24 horas. A impressora 3D realizou a edificação camada por camada a partir do chão. Ficaram de foram apenas as janelas e portas. O investimento total foi de US$ 10 mil, e a equipe humana da obra ficou com a responsabilidade de instalação de telhado, pintura e acabamento. Isso tudo foi realizado na Rússia.

Achou caro mesmo assim? A Wasp, uma startup italiana, utilizou a impressão 3D para desenvolver casas feitas de barro (lama e palha), num prazo de até 2 dias. As casas foram idealizadas em formatos circulares com um investimento de 35 euros. A startup desenvolveu esta ideia como alternativa em caso de catástrofes com grande número de pessoas desabrigadas.

projetos com impressora 3d
Casa feita em impressora 3D. Foto: Apis Cor

Remédio fabricado na farmácia

Uma impressora 3D foi criada para produzir remédio em 10 minutos. Isso representa uma velocidade três vezes maior do que feito à mão. Essa ideia partiu de dois jovens, Jeanine Sinanan-Singh e Daniel DeCiccio,  O objetivo é baratear a confecção de remédios customizados ou com dosagens específicas. O equipamento trabalha com a junção da medicação com o polímero da Vitae Industries AutoCompounder. Apesar de inovadora, esta ideia ainda enfrentaria barreiras em alguns países devido a legislação. Mas de qualquer jeito, também é surpreendente fabricar um remédio tão rapidamente.

projetos com impressora 3d
Comprimidos. Foto: Pixabay

Bioimpressora

Sim, você não leu errado. Talvez um dos projetos com impressora 3D mais surpreendentes de 2017 é capaz de imprimir pele humana. Cientistas espanhóis anunciaram esta nova associação com a tecnologia. O equipamento utiliza biotintas e pode confeccionar peles contendo células do próprio paciente ou de um doador. Isto tornaria possível a fabricação em escala e tornaria o processo que, atualmente é feito in-vitro, mais barato.

Achou a pele uma grande ideia? Imagina um coração feito numa impressora 3D. É isso que a ETH Zurich desenvolveu. Ainda em fase de testes, mas tem o objetivo de atender a necessidade de pessoas que aguardam por um transplante.

projetos com impressora 3D
Coração feito em impressora 3D. Foto: ETH Zurich.

Comunicação WI-FI sem bateria

A internet das coisas está cada vez mais presente na vida das pessoas. Lembram do botão Dash da Amazon? Agora image você, um objeto feito numa impressora 3D, que é capaz de se comunicar através de WI-FI, porém não requer o uso de baterias. Eureka! Ainda não está à venda, mas a Universidade de Washington vem investindo neste projeto. O protótipo utiliza apenas ondas magnéticas para estabelecer a comunicação.

projetos com impressora 3d
Objetos que se comunicam por WI-FI sem bateria. Foto: University of Washington

Melhores projetos com impressora 3D

Estes foram os projetos com impressora 3D que realmente nos surpreenderam em 2017, seja pela complexidade, inovação ou mesmo pela aplicabilidade. Estamos ansiosos para acompanhar a evolução desta tecnologia neste ano!

E aí? Curtiu? Lembrou de outros projetos com impressora 3D que foram inovadores? Temos um tópico especial para conversamos sobre temas do mundo maker e tecnologia.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe