microbit v2

Micro:bit v2 – Conheça a nova versão Deixe um comentário

Olá pessoal! Se você é da área educacional e gosta de projetos makers, é muito provável que você conheça a plataforma BBC micro:bit. Neste artigo vamos comparar as duas versões da placa e entender o potencial de cada uma delas. É importante salientar que os produtos estão disponíveis como placas individuais ou em kits iniciantes, como o Kit Micro Bit. Antes de se decidir, conheça a Microbit v2!

Conheça a micro:bit v2

Visão geral

Se você ainda não teve contato com a BBC micro:bit, leia este artigo para conhecer a versão 1. e conheça aqui a microbit v2 tem uma série de melhorias e itens adicionais em relação a v1.

Em termos gerais, a v2 e a v1 possuem as mesmas dimensões (52 x 42 mm), com display de LED, botões A e B, entrada micro USB, conector JST para bateria, acelerômetro, magnetômetro, antena BLE (Bluetooth Low Energy, conectores externos para garras jacaré e EDGE, usado para expansão. Mas a v2 conta com periféricos extras, como:

  • Buzzer
  • Microfone
  • Logo Touch
  • Liga/desliga junto ao botão reset

Devido à inserção de novos itens, a disposição dos componentes na placa mudou um pouco. Veja as diferenças nas partes frontais das duas placas.

A seguir veja os pinos no conector edge das suas versões. Em termos gerais, a diferença é bastante sutil entre uma versão e outra, como a posição de colunas da matriz de LED.

Fonte: https://tech.microbit.org/hardware/edgeconnector/

Dentre os itens com maior impacto na atualização da Micro:bit v2 temos o microcontrolador e a sua interface Bluetooth.

Microcontrolador e Bluetooth Microbit V2

A microbit v2 conta com o microcontrolador nRF52833, um ARM Cortex-M4 de 64 MHz com FPU (Unidade de Ponto Flutuante). O mesmo conta com memória Flash de 512 kB e memória RAM de 128 kB. Além disso, possui diversas interfaces, como NFC-A, Bluetooth Low Energy 5.0, UART, SPI, TWI, I2C e SPI.

BBC Micro:Bit – Tabela comparativa das versões

Vemos na Tabela a seguir alguns dos itens existentes nas duas placas, dando destaque aos novos itens da v2.

Item/periférico micro:bit v1 micro:bit v2
Microcontrolador Nordic nF51822 Nordic nF55833
Memória RAM 16 kB 128 kB
Memória Flash 256 kB 512 kB
CI interface USB NXP KL26Z NXP KL27Z
Alimentação 5V via USB e 3V via bateria ou conector edge 5V via USB e 3V via bateria ou conector edge com LED indicador de alimentação
Corrente 90 mA para acessórios 200 mA para acessórios
Bluetooth BLE 4.0 BLE 5.0
Matriz de LED 25 LEDs programáveis 25 LEDs programáveis
Conector Edge 25 pinos com 3 pinos dedicados GPIO e 3 pinos externos para garras jacaré 25 pinos com 4 pinos dedicados GPIO e 3 pinos externos para garras jacaré
Buzzer não tem Buzzer na placa
Microfone não tem Microfone com LED indicador
Logo Touch não tem Logo sensível ao toque
Acelerômetro 3 eixos 3 eixos
Micro:bit Radio 2.4 GHz 2.4 GHz

 

A forma de programação é a mesma entre as duas versões, podendo ser programada através do Microsoft Makecode (programação em blocos ou Javascript), Python editor for micro:bit (Python) ou através de aplicativos Android ou iOS.

Gostou de conhecer a micro:bit v2? Esta nova placa trouxe uma maior gama de possibilidades de projetos, com o acréscimo de periféricos.


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe