Funcionamento da Câmera Raspberry Pi 8

Transforme o seu Raspberry Pi em uma câmera digital ou em uma central de monitoramento com esta Câmera Raspberry Pi, um módulo leve (apenas 3g) e compacto (25 x 20 x 9mm) que pode gerar fotos com resolução de até 2592×1944 pixels e vídeos com resolução de até 1080p, tudo isso a um preço bem acessível para suas especificações.

Módulo câmera Raspberry

Esse módulo utiiza o mesmo sensor e o mesmo hardware utilizado nos mais modernos smartphones, e apesar de não ser uma câmera “plug-and-play”, em poucos minutos você pode configurar o hardware e o software para criar suas fotos e vídeos.

Conectando a Câmera Raspberry Pi

Uma vantagem dessa câmera é que ela utiliza o próprio conector presente no Raspberry Pi, não ocupando nenhuma porta USB da placa. A localização do conector para a câmera é praticamente a mesma nas placas modelo B e B+ e está localizado próximo à porta de rede (ethernet):

Conector câmera Raspberry

Para conectar a câmera, desligue o Raspberry e insira o cabo com o lado azul voltado para o conector ethernet, conforme a imagem abaixo, e aperte as laterais do conector para prender o cabo:

Conexao modulo camera

Instalação do software da câmera

Antes de utilizarmos a câmera, devemos efetuar um upgrade no Raspberry para atualizar o software da placa. Para isso, entre no LX Terminal e digite os comandos abaixo, certificando-se de que você já conectou o seu Raspberry à internet utilizando um cabo de rede ligado à porta ethernet ou um módulo wireless:

$sudo apt-get update

e depois

$sudo apt-get upgrade

O download e atualização dos arquivos pode demorar um pouco, dependendo da sua conexão e da quantidade de arquivos que serão atualizados. Depois de efetuado o upgrade, entre no Raspi-config utilizando o comando

$sudo raspi-config

Você terá então a tela de configuração abaixo, onde você deve selecionar a opção 5 – Enable Camera :

Camera - Raspi-configHabilite a Câmera Raspberry Pi e reinicie o Raspbian para que as alterações tenham efeito.

Gerando arquivos de foto e vídeo

Para gerar uma foto a partir da câmera, digite o seguinte comando no LX terminal :

$raspistill -o minha_foto.png

Para gerar um arquivo de vídeo, utilize este comando, que por padrão grava por 5 segundos :

$raspivid -o nome_do_video.h264

Lembrando que o módulo câmera não tem as funcionalidades de áudio, por isso, será gravada apenas a imagem. Para determinar um tempo maior do que 5 segundos para gravação, utilize o mesmo comando, adicionando -t <tempo> no final. O tempo dever ser fornecido em milisegundos:

$raspivid -o nome_do_video.h264 -t 10000

Para reproduzir o vídeo que você acabou de gravar, utilize o omxplayer:

$omxplayer nome_do_video.h264

E para visualizar as fotos, utilize o Image Viewer do próprio Raspbian, ou utilize o fbi. Para instalar o fbi, digite:

$sudo apt-get install fbi

Utilize então o comando abaixo para visualizar o arquivo PNG que foi gravado:

$sudo fbi -T 2 minha_foto.png

Para uma lista completa dos comandos suportados pelo software da câmera raspberry pi, como por exemplo a opção para mudar o tamanho das fotos, adicionar efeitos ou alterar a resolução do vídeo, digite na linha de comando os comandos abaixo, sem nenhum atributo adicional :

$raspistill

$raspivid

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

  1. Duvida: consigo comparar duas fotos com esta camera?

    1. Boa tarde Rodrigo,

      Você quer comparar duas imagens para um sistema de segurança, por exemplo ?

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Quando tento ligar qualquer picamera no meu raspberry pi 3 ele da um erro e não acessa o modulo da camera, ja não sei mais o que fazer. O que pode estar acontecendo com a minha raspberry ?
    obs: comprei pelo site de vcs.

  3. Boa noite!

    Eu tenho interesse em adquirir esta câmera para o raspberry. Todavia eu queria retirar a lente e expor o sensor cmos pois irei acoplar uma objetiva de um microscópio óptico. Gostaria de saber se seria muito difícil remover essa lente.

    Desde já grato

  4. Gostaria de passar as imagens capturadas pela câmera de 8mp diretamente para um display LCD de 3.5 polegadas, sem ter que grava-las. Quero que funcione como a filmadora de um smartphone. Como devo proceder ?

  5. Olá Adílson, existe algum recurso semelhante pra a esp32, uma câmera que eu possa capturar a imagem e transmitir via wif, ou para outro esp32? Obrigado pela atenção.
    meu email aderbalneves@hotmail.com

  6. É possível acoplar mais de uma câmera ao raspberry?

  7. Boa noite.

    Estou desenvolvendo um projeto no raspberry PI e queria comprar aqui neste site um raspberry PI 3 ( https://www.filipeflop.com/produto/raspberry-pi-3-model-b/ ) e uma câmera pra ele, mas não sei qual câmera é a mais adequada para o raspberry PI 3, alguém poderia me ajudar?

    Desde já agradeço a ajuda, não sei se perguntei no local certo, então qualquer coisa, já peço desculpas.