Novidade na MakerHero: Conheça a Raspberry Pi 4 Model B Anatel 14

Finalmente a mais nova e poderosa versão da Raspberry Pi chegou na MakerHero! Sim, a Raspberry Pi 4 Model B Anatel já está à venda na nossa loja.

Imagem 1 - Raspberry Pi 4

A velocidade e o desempenho da nova placa são os principais avanços em relação aos modelos anteriores. Ao utilizar a Pi 4 você terá uma experiência muito mais próxima ao uso de um computador comum, esteja você editando documentos, manipulando planilhas, utilizando o navegador com várias guias abertas ou programando.

Mas se você ainda não sabe todos os motivos da Raspberry Pi 4 ser tão aguardada, você pode conferir abaixo todas as novidades da placa.

O que a Raspberry Pi 4 Model B Anatel tem de novo?

Abaixo temos uma tabela comparativa entre a Raspberry Pi 4 Model B Anatel e sua antecessora, a Raspberry Pi 3 Model B+.

Raspberry Pi 3 Model B+ Raspberry Pi 4 Model B
Memória SDRAM 1GB LPDDR2 SDRAM 2GB, 4GB ou 8GB LPDDR4 SDRAM
Processador Quadcore @ 1,4 GHz Quadcore @ 1,5 GHz
WiFi 2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac 2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac
Bluetooth 4.2/BLE 5.0/BLE
HDMI 1 porta regular 2 portas micro
USB 4 portas 2.0 2 portas 2.0

2 portas 3.0

Vídeo composto 4 canais 4 canais
Ethernet Até 300 Mbps Até 1 Gbps

Com relação ao tamanho, a Raspberry Pi 4 tem dimensões parecidas com sua antecessora. O nova versão da Raspberry Pi foi fabricada com uma tecnologia diferente das usadas em outros produtos da Raspberry Pi Foundation, permitindo assim um aumento da capacidade de processamento sem a necessidade de aumentar o tamanho da placa.

Melhor desempenho

Assim como todas as outras versões da Raspberry Pi, a nova placa possui um processador de arquitetura ARM. O processador da Pi 4 é um Broadcom quad-core, com velocidade de até 1,5 GHz em cada um de seus núcleos Cortex-A72.

Imagem 2 - Processador da Raspberry Pi 4

Já a Pi 3 Model B+ possui um Broadcom quad-core, mas com velocidades de 1,4 GHz em núcleos Cortex-A53. Perceba que a diferença no valor da frequência do processador é relativamente pequena. A principal evolução fica por conta da arquitetura dos núcleos: os Cortex-A72 são bem mais poderosos do que os A53.

Outro detalhe que faz a Raspberry Pi 4 ter um desempenho melhor é quantidade de memória RAM. As placas comercializadas pela MakerHero possuem 2GB ou 4GB de RAM, com padrão DDR4.

Imagem 3 -Memória da Raspberry Pi 4

A Raspberry Pi Foundation também lançou um modelo da placa com  8GB de memória RAM.

Maior velocidade na transferência de dados

A Raspberry Pi 4 agora conta com o Bluetooth 5.0. Esta tecnologia é capaz de transferir dados duas vezes mais rápido do que a versão 4.2 (encontrada na Raspberry Pi 3 Model B+).

Imagem 4 - Bluetooth da Raspberry Pi 4

Outra vantagem do Bluetooth 5.0 é que o mesmo possui um alcance quatro vezes maior que a versão 4.2.

A Raspberry Pi 4 também recebeu um upgrade relacionado as portas USB. Agora a placa contém duas portas USB 2.0 e outras duas portas USB 3.0.

Imagem 5 - USB da Raspberry Pi 4

O USB 2.0 oferece uma taxa de transferência de dados relativamente baixa (até 480 Mbps), mas que supre a necessidade de dispositivos básicos, como mouses e teclados. Já o USB 3.0 oferece uma taxa de transferência de dados maior (até 4,8 Gbps), permitindo conectar na sua Raspberry Pi 4 dispositivos de alta performance, como HDs externos e pendrives de alta velocidade. Além disso, o USB 3.0 possui um fornecimento de energia 80% maior em relação ao padrão 2.0.

Dois monitores simultâneos

A Raspberry Pi 4 também veio para ajudar os usuários que buscam uma maior produtividade em suas tarefas. Agora a placa contém duas entradas micro HDMI, permitindo assim conectar dois monitores simultaneamente.

Imagem 6 - HDMI da Raspberry Pi 4

Além disso, as portas HDMI suportam até 4K de resolução.

Alimentação via conector USB tipo C

O conector para alimentação que antes era um micro USB foi substituído por um USB tipo C. Esse tipo de conector é mais moderno e está se tornando um novo padrão, no lugar do micro USB. A principal vantagem do USB C é o fato de suportar uma maior potência com maior segurança.

Imagem 7 - USB C da Raspberry Pi 4

Perceba que o USB tipo C é simétrico, ou seja, o cabo vai encaixar de qualquer lado!

Se tem nova versão da placa então tem nova versão do sistema operacional

Junto com o anúncio do lançamento da Raspberry Pi 4, a Raspberry Pi Foundation divulgou uma nova versão do Raspbian e do NOOBS. As mesmas são baseadas na versão mais recente do Debian Linux, o Buster.

Imagem 8 - Raspbian

Na nova versão do Raspbian houve uma mudança no editor Python padrão: o IDLE foi substituído pelo Thonny Python.

Imagem 9 - Thonny Python IDE

As outras mudanças estão relacionadas principalmente à segurança: o Debian Buster é mais difícil de invadir, em comparação a versão anterior, o Debian Stretch.

É importante lembrar que apenas a versão 4.19 em diante do Raspbian e do NOOBS irão funcionar na Raspberry Pi 4.

A homologação Anatel

Você sabia que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exige que todos os dispositivos que incluem tecnologias de transmissão de dados (como WiFi e Bluetooth) devem ser homologados? Portanto, se você deseja transformar seu projeto com a Raspberry Pi 4 em um produto comercializável a homologação por parte da Anatel é indispensável. Desta vez a versão com homologação Anatel, não terá em uma cor diferente (a versão homologada pela Anatel da Raspberry Pi 3 Model B+ é na cor azul): a nova placa é na cor verde.

E tem case nova?

Como o número de entradas HDMI agora é maior e tipo de conector USB dedicado à alimentação é diferente, a case compatível com os modelos 2B, 2B+, 3B e 3B+ não é compatível com a Raspberry Pi 4 Model B. A boa notícia é que uma case oficial novinha foi desenvolvida especialmente para o novo modelo e ela também está a venda na MakerHero.

Imagem 10 - Cases da Raspberry Pi 4

Vale lembrar que as cases estão disponíveis em duas cores: vermelho com branco ou preto com cinza. Qual você prefere?

O que você precisa para começar a usar a Raspberry Pi 4 Model B Anatel

E então, gostou da Raspberry Pi 4 Model B Anatel? Para usufruir de todos os benefícios da placa, você vai precisar dos seguintes acessórios:

Vendas na MakerHero

Ficou ansioso para testar todas essas novidades? A Raspberry Pi 4 Model B Anatel  nas versões de 2GB e 4GB  já estão disponíveis para venda em nossa loja. Não fique de fora e garanta a sua agora mesmo!

Deixe seu comentário logo abaixo dizendo o que achou na novidade. Para mais projetos com a Raspberry Pi, acesse nosso blog.

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

14 Comentários

  1. Ouvi dizer que o Raspberry 4 B tem uma falha de projeto. Esta falha estaria em na entrada USB, não sendo possível utiliza-lo com a tecnologia atual de USB. Outra falha está ligada ao SUPERAQUECIMENTO, afetando o desempenho do equipamento. Ouvi dizer que em alguns casos chega a 80º com alguns minutos de uso.

    Estou interessado no modelo, mas diante de tantas críticas não pretendo investir em um equipamento que pode trazer problemas.

  2. Ola! Voces tem tem dissipador de calor para o Raspberry Pi 4 com 4 Gb de memória?

    1. Gilsée,

      Ainda não possuímos o dissipador próprio para a Pi4 🙁

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  3. Olá, gostaria de saber se precisa adquirir alguma licença para usar o Pi 4?

    1. Igor,

      Não é necessário, pode utilizar a vontade.

      Abraços, e cuide-se com o COVID-19!
      Diogo – Equipe MakerHero

  4. Bom dia. O RPI4 precisa de dissipadores?

    1. Josias,

      É recomendado, pois ela tende a esquentar bastante devido ao seu alto processamento.

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  5. Uma droga, comprei o meu, e só usei uma vez e não consegui ver mais o vídeo, nem HDMI e nem vídeo composto. Tive uma péssima experiência, e não sei o que fazer para consertar a minha placa que foi a mais cara de 4G.

  6. É possível rodar vídeo com DRM no Raspberry PI? Há necessidade de instalar algum software adicional ou adquirir alguma licença para isso?

  7. Está e uma versão nacional? Se sim ela já vem com o defeito do resistor da USB para cabos tipo C com chip, corrigido? Parabéns MakerHero, já estou sacando meu FGTS para comprar, aguardo sua resposta!

    Obs: o motivo da pergunta é que já tenho fontes aqui e quero economizar na compra.

    1. Olá!

      Sim, o problema já está consertado nessa nossa versão!!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

      1. Valeu pela resposta. Agora sim!

      2. E possível executar Blender 2.8X no modelo de 4 GB de RAM? Ele suporta OpenGL 3.3 e instruções SSE?

        1. Renato,

          Atualmente a Pi4 ainda só suporta OpenGL 2.1. No entanto, as instruções estão na ES3, então a princípio, logo deve obter suporte para o OpenGL 3.

          Abraços!
          Diogo – Equipe MakerHero