O que é a Shell Eco-Marathon? Deixe um comentário

Shell Eco-Marathon é uma competição automobilística internacional organizada pela empresa de energia Shell, na qual os participantes competem para obter os melhores resultados com base em carros energeticamente eficientes e desafios de criatividade virtuais. A competição é voltada principalmente para o público universitário, que é responsável pela manufatura de seus próprios veículos e elaboração de suas próprias submissões técnicas, permitindo a criação e disseminação de conhecimento. Diferentemente de outras competições automobilísticas, a “SEM” tem como objetivo o desenvolvimento de carros sustentáveis, econômicos e de alta eficiência energética.

A Shell Eco-Marathon foi criada em 1939, começou com uma competição entre funcionários da Shell para ver quem ia mais longe usando a mesma quantidade de combustível . Atualmente, a competição ocorre globalmente, sendo uma temporada de eventos a cada ano, dividida em 3 regiões: Américas, Europa + África e Ásia + Oriente Médio.

Uma tabela de pontuação regional e mundial é disponibilizada no site oficial da Shell, e permite acompanhar a posição de cada equipe no ranking após cada evento:

Categorias Shell Eco-Marathon

A SEM conta com até seis categorias de energia: Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e CNG (Gás Natural Comprimido). Além dessas, a competição é dividida entre Protótipo e Urban Concept (conceito urbano).

Classe do Protótipo

A classe protótipo possui um projeto que prioriza a eficiência energética, assim suas questões técnicas são mais gerais: as dimensões do veículo, os pneus, rodas, eixos e cubos de rodas, radius de giro e direção e sistemas de travas do veículo. Dessa forma, os veículos da categoria geralmente não garantem uma posição confortável para o piloto, não possuem utilitários além do espaço para o piloto e pouco se parecem com veículos convencionais que vemos no dia a dia. Por outro lado, são exemplos da maior eficiência energética que pode ser conseguida em um veículo automotor individual.

Foto de Classe Protótipo na competição Shell Eco-Marathon
Classe Protótipo na competição Shell Eco-Marathon

Classe de Urban Concept

A classe Urban Concept possui um projeto mais complexo, já que simularia um carro utilitário. Assim, as questões técnicas para essa classe são: dimensões, corpo do veículo, radius de giro e direção, rodas, pneus, iluminação, sistema de travas e tempo molhado correndo.

Além disso, para essa classe, há aspectos adicionais (como tempo molhado e iluminação) e aspectos que possuem uma regulamentação mais específica e que deve ser obedecida com mais rigor (como pneus e rodas).

Classe Urban da competição Shell Eco-Marathon
Classe Urban da competição Shell Eco-Marathon

É necessário avaliar a performance de cada categoria e modalidade diferentemente, visto que os padrões de eficiência energética para cada modelo são diferentes.

A competição Shell Eco-Marathon

Competição presencial Shell Eco-Marathon
Competição presencial Shell Eco-Marathon

A competição não se restringe ao dia de corrida, já que, durante a temporada, ocorrem desafios virtuais. Esses desafios surgiram em 2020, com o advento da pandemia de COVID-19, quando a competição presencial foi adaptada devido às regras de restrição sanitárias. Com o retorno da competição, adotou-se um modelo híbrido, com vários eventos virtuais que permitem às equipes acumularem pontos para a temporada até a competição presencial.

Os eventos avaliam diversas competências dos competidores, desde seu conhecimento da Shell Eco-Marathon, por meio de um quiz, até a sua habilidade em design, com o desafio Future Rider. Destacam-se entre os eventos as premiações Off-Track, que valorizam o que é desenvolvido “além da pista”, ou seja, as habilidades que são utilizadas e aprimoradas no processo de criação do projeto.

No dia do evento presencial, as equipes devem utilizar os veículos que construíram para percorrer algumas voltas em uma rota pré definida em uma pista adaptada pelos organizadores com um limite de tempo. Seu consumo de combustível é mensurado por meio de um aparelho específico para o tipo de alimentação do carro (por exemplo, para a categoria elétrica, é utilizado um joulímetro acoplado no sistema de alimentação). A pontuação é então atribuída pela ordem de consumo de combustível, obtendo a melhor classificação aquele com o resultado mais eficiente.

Assim, os times são avaliados desde sua preparação até o seu desempenho no dia da corrida, levando-se em conta a complexidade do projeto e as diversas habilidades necessárias para executá-lo.

Categorias Off-Track

Procurando reconhecer e recompensar as habilidades desenvolvidas no decorrer da jornada de desenvolvimento de um projeto Shell Eco-Marathon, a competição inclui premiações Off-Track. O termo, se traduzido para o português, significa “fora da pista”. Ou seja, procura-se ver o processo que levou até o produto final. Essas categorias estão divididas em virtuais, que fazem parte da Virtual League, e presenciais.

A premiação possui quatro categorias virtuais. Um exemplo é a de comunicação. Como a capacidade de conseguir parcerias é muitas vezes essencial para um bom desempenho na competição, essa categoria analisa como as equipes planejaram divulgar seu projeto e o quão efetiva foi essa divulgação. Já a categoria Simular para Inovar (Simulate to Innovate) avalia o uso de softwares de simulação para a otimização do carro.

A competição de Data e Telemetria (Data And Telemetry) requer que as equipes apresentem um projeto de coleta e análise de dados que incrementem a performance do veículo na competição, podendo fazer uso de processamento avançado de dados, microcontroladores e módulos eletrônicos. No prêmio de Redução de Pegada de Carbono (Carbon Footprint Reduction), as equipes são incentivadas a incluir métodos de redução do impacto ambiental em seus projetos, em todas as suas etapas: elaboração, consumo de energia, testes, descarte, reciclagem, entre outros.

Já presencialmente examina-se três aspectos adicionais: o design, a inovação técnica e a segurança. Em relação à primeira categoria, observa-se o quão inovador, original e coerente o design do veículo é. São considerados cinco aspectos do carro: sua estética, ergonomia, viabilidade técnica, materiais e o quanto se enquadra no conceito de economia circular.

A segunda categoria contempla inovações específicas que demonstram o uso otimizado de materiais, componentes, metodologias e invenções, assim como o quão aplicável essa inovação é em outros contextos. Por fim, a categoria de segurança considera as práticas do time na construção do veículo. Por exemplo, é observado se há um bom gerenciamento e manutenção das ferramentas utilizadas, assim como o uso de EPIs por parte da equipe.

Para a avaliação, os times produzem relatórios detalhando e demonstrando os aspectos do projeto requeridos. No caso das premiações presenciais, a equipe pode ser visitada por um avaliador no dia da competição.

Segurança

Em uma competição como esta, torna-se necessário definir padrões de projeto e normas de segurança, por meio de um livro de regras, para evitar problemas e acidentes. Algumas métricas do regulamento oficial, fornecido pela Shell.

Antes de ingressarem na pista, todas as equipes precisam participar de uma “Inspeção Técnica”, que é um processo no qual os participantes devem realizar, em conjunto com os organizadores da Shell Eco-Marathon, uma série de testes verificações e medições no veículo, de modo a confirmar todas as especificações requeridas no regulamento, como o freio, a parte elétrica, a pesagem do carro e o peso dos pilotos, entre outros

No ano de 2019, das 37 equipes inscritas, 34 levaram seus carros para a pista (Recorde de carros aprovados na inspeção técnica).

Melhores resultados Shell Eco-Marathon

Os resultados tendem a melhorar a cada ano, mas diferentes pistas e condições climáticas podem variar significativamente esses valores. As margens de operação eficiente dos veículos são muito estreitas na prática, e quaisquer eventos pontuais acabam por influenciar muito o resultado final.

Diferentes recordes de diferentes modalidades e categorias na Shell-Eco Marathon 2019
Diferentes recordes de diferentes modalidades e categorias na Shell-Eco Marathon 2019
Gráfico de melhores marcas nos anos de 2014 a 2019 na categoria Bateria Elétrica
Gráfico de melhores marcas nos anos de 2014 a 2019 na categoria Bateria Elétrica

Ecocar UNICAMP

Nossa equipe, a Ecocar UNICAMP, é uma entidade universitária extracurricular multidisciplinar que conta com membros de diferentes cursos por toda a universidade, dentre eles: Engenharia mecânica, Engenharia de controle e automação, Engenharia elétrica, Midialogia, Administração, etc… Estamos sempre buscando incorporar criatividade e dinamismo em nossa equipe por meio da diversidade de cursos que nossa universidade oferece, o que nos ajuda a elaborar projetos cada vez melhores.

Nos anos de 2020 e 2021, devido a pandemia, a competição da Shell passou a ter várias etapas online, mas a Ecocar UNICAMP não parou, entre os títulos conquistados estão o 2º lugar em Simulate to Innovate, 1º lugar em Data and Telemetry, 1º lugar em Pitch the Future e 6º lugar no ranking geral global, tais premiações fortificaram o grupo e prepararam melhor os membros para o retorno presencial. Já neste ano de 2022, a equipe irá estrear na categoria Urban Concept na competição da Shell Eco-Marathon Brasil.

Equipe Ecocar UNICAMP na Shell Eco-Marathon
Equipe Ecocar UNICAMP na Shell Eco-Marathon

Shell Eco Marathon 2022

Em 2022 a competição ocorrerá do dia 22/8 a 25/8 no Rio de Janeiro de forma híbrida, uma parte do programa será virtual e outra na pista. A equipe deve fornecer um vídeo narrado em inglês como parte da Inspeção Técnica Virtual; o vídeo deve conter todos os elementos descritos na Lista de verificação de inspeção técnica virtual para o tipo de veículo.
Algumas categorias Off-Track existem exclusivamente para as equipes que poderão estar presentes no dia da competição. São elas: Design do Veículo (Vehicle Design), Inovações Técnicas (Technical Innovations) e Segurança (Safety).


Esse post é resultado da parceria da FilipeFlop com a equipe Ecocar UNICAMP. Curtiu o conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo! E não esqueça de acompanhar a Ecocar nas redes sociais.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe