O que é a tecnologia wearable

O que é a Tecnologia Wearable? Deixe um comentário

Neste artigo, veremos sobre o que é a tecnologia wearable, seus principais campos de atuação, o movimento maker e o futuro desta tecnologia.

O que é a Tecnologia Wearable?
Fonte: http://www.dicib.fashion/

A evolução da tecnologia vem de maneira muito rápida. Com os avanços nas áreas de tecnologia da informação e na eletrônica, é possível ter dispositivos cada vez mais portáteis e de fácil uso. Os primeiros computadores, que antes ocupavam uma sala inteira, passaram para desktops PCs e notebooks, e hoje temos todo o acesso na palma da nossa mão através de um smartphone ou tablet.

O que é a Tecnologia Wearable?
Fonte: https://miro.medium.com/max/1200/0*t8-6XHEwr3iV-zgg.jpg

Porém, a redução dos equipamentos eletrônicos não parou por aí. Já pensou em vestir um equipamento? Sim, isto é possível graças a tecnologia wearable.

O que são wearables?

Traduzindo de forma livre, wearables seriam “vestíveis”, uma tecnologia capaz de ser vestida, que pode ser uma roupa ou acessório, contendo sensores e/ou atuadores que interagem com o mundo físico.

Atualmente, existem diversos dispositivos que vestimos e que contém uma gama enorme de possibilidades. Por exemplo, temos smartwatches que contam passos e verificam tempo de sono e muitas outras coisas. Temos pulseiras que monitoram batimentos cardíacos. Temos óculos que nos possibilitam realidade aumentada e virtual. E tudo isto é possível graças aos muitos sensores e atuadores contidos dentro de um dispositivo vestível.

O que é a Tecnologia Wearable?O que é a Tecnologia Wearable?
Fonte: https://riskheads.org/wp-content/uploads/2014/12/Insurance-and-Wearable-Tech.jpg

Como se trata de algo vestível, não basta ser apenas funcional. Precisa ter um design atrativo, ser leve e durável. Ninguém quer andar com algo desconfortável, pesado e que quebra com facilidade. Também é necessário verificar se a interface com o usuário é simples o suficiente para sua operação.

Alguns campos de atuação

Os wearables, apesar de serem muito associados com a área da saúde e fitness, possuem muitas outras áreas de atuação. Dentre elas:

Industrial

Um exemplo bastante interessante é a ProGlove, uma luva para leitura de código de barras.

Com uso da ProGlove é possível realizar as operações de leitura com as mãos livres, fazendo com que o fluxo de trabalho seja muito mais ágil, contínuo e com poucos erros. Pode ser aplicável em processos de logística, varejo, serviços, produção e montagem.

Seu funcionamento consiste em um scanner de 40g, bateria de longa duração e Bluetooth, que se comunica facilmente com outros dispositivos.

Esportes

O XMetrics Pro Swim é um rastreador usado por nadadores para verificar seu desempenho.

O monitoramento do atleta fica muito mais fácil de ser avaliado com uso deste wearable. Colocado na parte de trás da cabeça preso aos óculos por tiras elásticas, é possível avaliar os tempos de nado e feedbacks de áudio. Os dados gerados podem ser exportados para planilhas ou compartilhados via redes sociais.

Games

A realidade virtual e aumentada estão cada vez mais presentes nos jogos. Agora imagina interagir muito além dos joysticks, mas com o corpo inteiro e se sentir dentro do ambiente. A vestimenta HoloSuit permite isso para você.

O traje HoloSuit possui diversos sensores que realizam a captura do movimento do corpo. Não há fios e permite que o usuário sinta, aponte e toque em objetos no jogo, trazendo uma experiência 4D. Possui conectividade WiFi e Bluetooth, compatível com diversas plataformas.

Moda

O mundo fashion não é mais o mesmo após a interação da moda com a tecnologia. Existem diversas possibilidades em wearables nas passarelas, como proposto pela MakeFashion, uma iniciativa canadense que explora essas possibilidades.

No vídeo temos uma vestimenta chamada DICIB? (Does It Come in Black?). Consiste em um vestido com muitas fitas de LED RGB, que faz diversos efeitos luminosos.

Os wearables usados nos desfiles sempre possuem muita cor, efeitos e movimento, alguns até com interações com sensores ou conectividade. O céu é o limite para os apaixonados por moda.

Entretenimento

Algo cada vez mais presente em eventos é a presença dos cosplayers. E além das roupas coloridas e idênticas aos seus personagens favoritos, a eletrônica nas roupas e acessórios permite efeitos cada vez mais chamativos e fiéis aos animes/games. Veja este vídeo de um projeto chamado LED Bubble headband.

O projeto mostrado no vídeo acima trata-se de um adorno para a cabeça com efeitos RGB de um anel de LED Neopixel (endereçáveis). Uma Lilytiny realiza este controle e permite efeitos incríveis. Confira um tutorial para gravar sketches na Lilytiny usando sua porta USB.

Existem muitas outras aplicações para os wearables não listadas aqui, mas acredito que já abriu sua mente para um mundo de possibilidades.

O movimento maker

Com o uso de plataformas como Arduino e demais placas compatíveis, é possível desenvolver seus próprios wearables. Há diversas placas que foram desenvolvidas voltadas para este tipo de projeto. A mais conhecida delas é a Lilypad Arduino, que gerou uma série de outras placas compatíveis.

O que é a Tecnologia Wearable?O que é a Tecnologia Wearable?

As placas na imagem são algumas das versões disponíveis para wearables. Dentre elas:

  1. Lilypad Arduino Main Board
  2. Adafruit Flora
  3. Lilypad Arduino USB
  4. Lilypad MP3
  5. Lilytiny Sparkfun
  6. Lilypad Arduino Single Board
  7. Lilytiny CJMCU
  8. Gedeaninha
  9. Placa Pro Mini

Há um artigo escrito sobre a versão Lilypad USB.

Além das placas e acessórios para wearables, há diversos projetos disponibilizados por empresas e pessoas na comunidade maker mundial. A Adafruit é uma das empresas que, além de desenvolver algumas versões Arduino para wearables, possui uma categoria com tutoriais (em inglês) de projetos de circuitos vestíveis. A revista HackSpace (em inglês) tem uma edição especial com projetos wearables. E aqui na FilipeFlop temos alguns tutoriais com projetos wearables também, como a coroa princesa, máscara com LEDs endereçáveis e um faceshield que mostra sua temperatura.

E o que vem por aí?

Com a eletrônica cada vez mais embarcada, plataformas de desenvolvimento cada vez menores e uma comunidade cada vez mais engajada, temos muitas possibilidades e soluções a serem desenvolvidas para wearables. Seja na saúde, entretenimento, esportes e moda, profissionais de diversas áreas e makers podem fazer projetos e produtos mais portáteis, confortáveis e interessantes.

Para saber mais sobre wearables, temos alguns livros que podem explanar melhor o assunto e trazer várias ideias para você:

Gostou de conhecer os wearables? Espero que tenha gostado e se inspirado a desenvolver seus próprios circuitos vestíveis. Deixe seu comentário logo abaixo se gostou do artigo. E caso queira postar ou tirar dúvidas, acesse nossa Comunidade Maker.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe