O que é IDE Arduino

O que é IDE Arduino? Deixe um comentário

Está dando seus primeiros passos na tão famosa plataforma e quer saber o que é IDE Arduino? Então confira aqui porque esse conteúdo foi feito para você.

Do inglês, IDE significa Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Em outras palavras, é um ambiente desenvolvido para que você tenha tudo (ou quase tudo) o que precisa para programar sua placa baseada nessa plataforma, escrevendo seus códigos satisfatoriamente, de forma rápida e eficiente.

O que é IDE Arduino?

Como baixar a IDE Arduino

O programa pode ser baixado de maneira gratuita diretamente no site oficial arduino.cc. Atualmente, está na versão 1.8.13 e disponível para Windows, Linux e Mac OS, atendendo aos usuários dos principais sistemas operacionais.

O que é IDE Arduino?

O site está no idioma inglês, mas basta escolher à direita qual é o seu sistema operacional e clicar sobre ele.

Abrirá um pedido de contribuição para que ajude no desenvolvimento e isto fica a seu critério.

Se não quiser contribuir, clique em “JUST DOWNLOAD” (somente baixar).

O que é IDE Arduino?

A partir desse ponto, a instalação é “padrão”. Só fazer a leitura das informações que irão aparecer na tela e avançar.

Caso tenha problemas durante a instalação, tente realizar o processo como Administrador.

Existe também a possibilidade de utilizar o seu navegador e programar o Arduino pela IDE Online. Quer saber como? Confira esse post: Arduino Web Editor: programe o Arduino pela IDE Online.

Como funciona a IDE Arduino

A IDE Arduino tem um layout bastante completo e de fácil navegação. Todas as opções são separadas de acordo com suas funções e possibilitam os mais diversificados procedimentos de forma simples e direta.

O que é IDE Arduino?

Na parte central é onde você insere as linhas de programação.

Em void setup() é onde você insere instruções de configuração e/ou que serão executadas pelo seu microcontrolador do Arduino uma só vez.

Em void loop() é inserido a rotina principal, onde o programa ficará repetindo continuamente as linhas ali digitadas.

VERIFICAR – Você pode compilar o programa para verificar se existem erros na sintaxe digitada. Importante observar, principalmente para quem está começando, que os compiladores não conseguem identificar erros na lógica de programação. Como assim? Ele só percebe se você digitou errado, se esqueceu o “;” fechando uma linha de programação, e coisas deste tipo. Equívocos lógicos não serão percebidos aqui.

CARREGAR – O seu código também será verificado/compilado. Em seguida, os códigos serão enviados para o Arduino. Se a placa estiver corretamente selecionada e conectada na porta USB, você obterá sucesso no carregamento do programa.

NOVO – Abre um novo sketch em branco para você.

ABRIR – Abre um sketch que pode ser dos seus arquivos ou um dos exemplos que já estão na IDE do Arduino ou nas bibliotecas instaladas.

SALVAR – Salva as alterações feitas no sketch.

MONITOR SERIAL – Abre o que considero o elo entre o computador e o seu Arduino. Com ele é possível enviar e receber informações na forma de texto. Muito útil para depuração e também para controlar seu Arduino pelo teclado do PC.

Primeiros Passos

Vamos realizar a primeira transferência de programação para um Arduino? Desta forma realizaremos o teste da IDE e também de algumas funções da sua plaquinha!

Abra a IDE Arduino.

Vá em “Arquivo” => “Exemplos” => “01.Basics” => “Blink”

Abrirá o código mais popular do Arduino. Afirmo isso porque é de fato o código que já vem instalado nas plaquinhas na maioria das versões, seja Uno, Nano, Mega… note que quando você alimentar um Arduino novo, haverá um LED piscando da seguinte maneira: 01 segundo aceso, 01 segundo apagado.

Feito isso, conecte o seu Arduino na Porta USB do seu PC.

Depois siga as instruções conforme a imagem abaixo.

O que é IDE Arduino?

Vá em “Ferramentas” => “Placa:” – Aqui escolha a versão do seu Arduino. No meu caso, um Uno.

Depois em “Ferramentas” => “Porta” – Aqui selecione a porta COM que está relacionada ao seu Arduino. Calma, você não se confundiu, você realmente utilizou uma Porta USB e agora mostra que o Arduino está em uma porta COM (serial). Isso é porque na placa do Arduino tem um Circuito Integrado (CI) responsável por converter USB para serial… Então se chegou até aqui estamos indo bem.

Agora vá no botão “Carregar” O que é IDE Arduino? .

Seguindo os procedimentos você terá êxito na transferência do programa para o seu Arduino.

Experimente alterar os valores que estão na função delay();. Atualmente, vem com a informação 1000 que fará uma pausa nas instruções por 1000ms (1 segundo). Altere e comente aqui qual foi o resultado obtido nesse experimento.

Caso não dê certo seu experimento, revise todos os passos.

Ainda não deu certo? Verifique se o Driver USB-Serial do Arduino está instalado corretamente.

O que é IDE Arduino?

Gostou? Deixe seu comentário.

Compartilhe a experiência. Sua participação é muito importante para o Universo Maker.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe