Imagem-BANNER-SLIDESHOW-MOBILE- acesse vídeo o que é raspberry pi

O que é Raspberry Pi? Deixe um comentário

A Raspberry Pi é um computador de placa única do tamanho de um cartão de crédito (ou até menor, dependendo do modelo). Quando ela é conectada a um monitor, mouse e teclado, a RPi funciona como um computador desktop

O primeiro modelo da placa, a Raspberry Pi 1 Model B foi lançada em 2012 pela Fundação Raspberry Pi. O objetivo da Fundação é disponibilizar computadores de baixo custo e com bom desempenho para que pessoas das mais diversas idades e áreas de trabalho possam aprender programação, desenvolver soluções e se divertir utilizando a placa.

Linha do tempo Raspberry Pi

Desde de 2012 foram diversas versões e modelos lançados. Ao longo desse tempo ocorreram vários upgrades envolvendo o processador, a quantidade de memória e conectividade. A primeira versão da placa, por exemplo, possuía um processador single-core de 700 MHz, memória de 256 MB e apenas uma porta USB para conexão de periféricos. Hoje algumas versões da placa já contam com um processador quadcore de 1,5 GHz, memória de até 8 GB, quatro portas USB e conectividade WiFi e Bluetooth.

Características Gerais da Raspberry Pi

Conectores Raspberry Pi

Todos os modelos da RPi possuem uma entrada para cartão micro SD. É no cartão micro SD que você vai gravar o sistema operacional da placa. Além disso, a Raspberry Pi possui: entrada para fonte de alimentação. entradas USB para conexão de periféricos (mouse, teclado, pendrive), entrada HDMI para conexão em um monitor ou TV, saída P2 para conexão de caixas de som ou fones de ouvido, conector Ethernet e conectores para display e câmera. 

OBS: Alguns recursos podem variar dependendo do modelo da placa. 

Modelos da Raspberry Pi

A Fundação Raspberry Pi desenvolveu diversos modelos de placas, com diferentes tamanhos e capacidades. As versões mais atuais dos modelos são:

 Zero W3 A+3 B+4 B
Memória SDRAM512MB512MB LPDDR2 SDRAM1GB LPDDR2 SDRAM2GB, 4GB ou 8GB LPDDR4 SDRAM
ProcessadorSingle-core @ 1 GHzQuadcore @ 1,4 GHzQuadcore @ 1,4 GHzQuadcore @ 1,5 GHz
WiFi802.11 b/g/n2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac
Bluetooth4.1/BLE4.2/BLE4.2/BLE5.0/BLE
HDMI1 porta mini1 porta regular1 porta regular2 portas micro
USB1 porta micro1 porta 2.04 portas 2.02 portas 2.02 portas 3.0
Vídeo compostoNão possui4 canais4 canais4 canais
EthernetNão possuiNão possuiAté 300 MbpsAté 1Gbps

Modelos de Raspberry Pi

Funcionamento da Raspberry Pi

Existem vários sistemas operacionais que são compatíveis com a RPi, mas o mais conhecido e utilizado é o Raspberry Pi OS. Para instalação do Raspberry Pi OS, você precisa de alguns periféricos que facilitam a instalação, como:

Com todos os periféricos a mão, você pode iniciar a instalação do sistema operacional da RPi. Para mais informações acesse o post “Primeiros Passos com Raspberry Pi e Linux”.

Aplicações da Raspberry Pi

Além de servir como um mini computador para criar e editar documentos, navegar na internet, fazer videochamadas e programar, o mini computador possui outras aplicações: 

Controle e monitoramento de impressora 3D com Raspberry Pi

Homologação Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exige que todos os dispositivos que incluem tecnologias de transmissão de dados (como WiFi e Bluetooth) devam ser homologados. Portanto, se você deseja transformar seu projeto com a RPi em um produto comercializável, a homologação por parte da Anatel é indispensável.

Todos os modelos da placa comercializados pela FilipeFlop possuem homologação da Anatel.

Onde comprar?

Ficou ansioso para testar tudo isso? A Raspberry Pi 4 Model B na versões de 2GB e 4GB estão disponíveis para venda em nossa loja, assim como outros modelos da placa. Corre para garantir a sua!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este mini computador? Deixe um comentário logo abaixo dizendo o que achou. Para mais conteúdo como este, acesse nosso blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *