O significa DIY? Deixe um comentário

Possivelmente você já deve ter visto esta sigla DIY em algum lugar. Quer sentir a força DIY, busque por esta expressão no Pinterest, por exemplo. Mas afinal o que significa DIY? Vamos explicar tudo bem direitinho e você vai entender também a relação do DIY com o movimento maker 🙂

O que significa DIY

DIY é uma abreviação do inglês que significa do-it-yourself – faça você mesmo, em português. Ela reflete uma filosofia de vida em que você passa a criar, construir, modificar ou adaptar qualquer coisa que seja do seu interesse ou necessidade. É o mesmo que o tão usual “mão na massa”.

A origem do DIY

A filosofia DIY surgiu nos EUA, por volta de 1912. Nesta época, as pessoas buscavam realizar a reforma de suas casas ou projetos de artesanato, com objetivo de economizar dinheiro. Contudo, apenas em 1950 que o do it yourself se propagou.

Atualmente, este movimento se fortalece cada vez mais. E muito mais que economia, o DIY reflete também na preservação do meio ambiente, já que muitos itens passaram a ser reaproveitados ao invés de descartados.

O significa DIY

DIY e o movimento maker

A relação da cultura DIY com o movimento maker é direta. Na realidade, toda pessoa adepta ao faça você mesmo, pode ser chamado de maker ou fazedor. E é esta filosofia e prática que norteiam o movimento maker.

E você pode adotar essa cultura em tanta coisa na vida, que você talvez nem faça ideia. Por exemplo: projetos eletrônicos, automatização de coisas, robótica, conserto de qualquer coisa danificada, confecção ou customização de roupas, organização de casamentos, peças de artesanato, mobiliário, etc. Tudo, mas tudo mesmo, que você construir, criar ou melhorar, sem a ajuda de um profissional, estará refletindo a cultura do-it-yourself.

O significa DIY

Aqui em nosso site você encontra inspiração de sobra para iniciar projetos bem legais. Que tal começar pela Planta IoT? Isso mesmo! Ensinamos você a dar personalidade em sua planta, ao ponto de te enviar uma mensagem lembrando sobre a rega. Clique AQUI e comece já a viver o DIY!

Go makers \o/

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe