Vamos falar de Open Hardware? 22

Apesar de ser um conceito aparentemente simples, o conceito de Open Hardware ainda confunde muita gente, que costuma associar esse tipo de hardware à pirataria.

Pensando nisso, preparamos este pequeno guia para ajudá-lo a entender o conceito de Open Hardware (ou Hardware livre), e como esse conceito pode ajudá-lo nas suas próximas aquisições.

O que é Open Hardware?

O conceito de Open Hardware é muito parecido com o conceito de software livre, popularizado pelo sistema operacional Linux, cujo código fonte é aberto, ou seja, você pode baixar o código, fazer as suas próprias modificações e criar um Linux customizado.

Logo Open Hardware

Com o Open Hardware acontece praticamente a mesma coisa. São circuitos eletrônicos ou hardware de computador que podem ser copiados livremente, já que o próprio desenvolvedor disponibiliza o diagrama esquemático, lista de componentes, layout de placa e outros informações relacionadas ao hardware.

Geralmente o desenvolvedor não cobra nenhuma taxa de licença, mas em alguns casos é exigido que o nome dele seja incluído nos créditos do projeto final. O desenvolvedor também pode exigir que qualquer projeto baseado em seu trabalho seja distribuído no esquema de Open Hardware.

Vantagens do Open Hardware

Redução de custos talvez seja a primeira coisa que venha à cabeça quando se pensa em Open Hardware. Afinal, um fabricante pode por exemplo encomendar milhões de componentes ao mesmo tempo, obter um desconto junto aos fornecedores e repassar esse desconto ao preço final do produto.

Mas outra grande vantagem é a possiblidade de melhorar o hardware, acrescentando alguma funcionalidade extra ou até mesmo resolvendo algum problema de funcionamento no hardware original. Um dos exemplos é o Bluno Mega 2560 da DFRobot que fez algumas alterações adicionando um módulo bluetooth:

Pensando em termos genéricos, imagine uma empresa que deseja monitorar centenas de máquinas utilizando uma placa com microcontrolador e comunicação via rede wifi. Ao invés de conectar vários componentes via cabos, shields e conectores, ela pode simplesmente optar por montar o seu próprio hardware com todos os componentes necessários, sem perder as características básicas do hardware original. Terá uma solução com menor custo e também com menor possibilidade de ocorrência de falhas.

Open Hardware x Pirataria

Open Hardware é frequentemente confundido com pirataria, mas são conceitos completamente distintos. Vamos tomar como exemplo o Arduino. Um fabricante pode colocar em uma mesma placa um ATmega, o regulador de tensão, o chip FTDI, os demais componente e criar seu próprio Arduino.

O que ele não pode é utilizar o nome Arduino, o logo e a frase “Made in Italy”, principalmente se ele não foi produzido lá, certo ? Nesse caso, estaria caracterizada a pirataria.

Produtos

Aqui na MakerHero são comercializados produtos baseados no conceito de Open Hardware abordado anteriormente. São produtos com a mesma qualidade e os mesmos componentes do hardware original, mas sem contar com logomarcas ou outras informações do desenvolvedor, respeitando marcas registradas.

Veja por exemplo a comparação entre um Arduino Uno Italiano e uma placa baseada em Open Hardware.

 Considerações finais

Equipamentos eletrônicos baseados no conceito de Open Hardware são opções seguras de compra para o seu projeto. Nós da MakerHero estamos empenhados em garantir a qualidade dos nossos produtos e estamos à disposição para responder questões relacionadas à procedência e fornecer todo o suporte necessário para sua correta utilização.

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

22 Comentários

  1. Me Chamo Henrique, gostaria de saber se as placas do Arduino mega 2560 são vcs mesmo que desenvolve? irei fazer automação em maquinas para clientes, preciso que os componentes da placa sejam de boa clalidade, pois já tive problemas com algumas placas, a de vcs não testei ainda.

    1. Olá Henrique,

      No momento não fazemos parte do desenvolvimento das placas, recebemos elas já confeccionadas de nossos fornecedores.

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Muito bem explicativo…
    Obrigado!

  3. Boa tarde.
    Meu nome é Paulo, e eu gostaria de saber se posso utilizar esta placa para produzir um equipamento para vender comercialmente.
    Será preciso obter alguma licença, ou é como o arduino, que é somente para estudos ?
    outra coisa… estamos com dificuldades de programar uma sequência de operações no arduino UNO, que é o que estamos trabalhando para desenvolver nosso projeto.
    Voce poderia nos ajudar ?
    nós sabemos que o UNO é limitado, e queremos passar para uma tecnologia mais recente.
    estamos pensando em passar para o INTEL galileu, mas é muito caro. talvez este MEGA seja o ideal.
    Pode nos ajudar ?
    Obrigado.
    Paulo.

    1. Paulo,

      Desde que você não se aproprie da marca Arduino, logo, e “slogan”, pode utilizar sem problemas. As nossas placas Arduino são todas open hardware, então não há problemas.

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  4. A Programação usando a IDE do Arduino é exatamente idêntica ao se programar com o open-hardware? inclusive na hora de selecionar a placa?

    1. Bom dia Rodrigo,

      Exatamente igual. 🙂

      Abraço.

      Adilson – Equipe MakerHero

  5. Parabéns ótima materia.

    1. Obrigado Eli! 🙂

      Equipe MakerHero

  6. Muito bom artigo, tirou minhas dúvidas, obrigado pela explicação!

    1. Obrigado Ivo !

      Abraço.

      Adilson – Equipe MakerHero

  7. Ola boa Noite? Tenho um equipamento de automação com microcontroladores Pic, e agora passei toda plataforma para o Arduino! Será que posso comercializar meu equipamento sendo que uso placa do Arduino?

    1. Boa noite Rogério,

      Não vejo problemas nesse ponto, já que você não está vendendo o Arduino, está fornecendo a solução completa.

      Abraço.

      Adilson – Equipe MakerHero

  8. Não acho que o termo “pirata” caiba ao material open hardware. Pirata é o produto que se diz original e não é.
    Sempre compro arduinos na MakerHero, e não são piratas, apenas open hardware, e alguns são tão bons quanto os originais.
    Excelente artigo!!!!

    1. Olá Yusukke,
      Sim, temos um cuidado muito grande na escolha dos nossos fornecedores, queremos sempre trazer um produto de qualidade e confiável.
      Viva o open-hardware. Abraço!

  9. Mas olhando no site deles e pesquisando a respeito nenhuma das marcas que os italianos usam podem ser usadas, inclusive UNO e MEGA. Eles tem como marca registrada a tipografia e a aparencia das placas.
    Então para não ser “pirata” ou pirata a placa tem que ter formato diferente e ter na descrição “derivado de Arduino”
    Se quiserem dar uma olhada no artigo que escrevi a respeito:
    http://buildbot.com.br/blog/os-limites-do-openhardware-quando-a-pirataria-comeca/

    1. Oi Paula,
      Obrigado pelo seu comentário, bem legal seu artigo. Segundo o próprio pessoal da Arduino eles detém apenas a marca Arduino e logo, não aparência e tipografia, como na seção “trademark” no link do artigo.
      Abraço!

  10. Legal o post, bem explicativo.

    Acho que o conceito de hardware livre precisa ser difundido no Brasil, bem como o movimento makers que tem tudo a ganhar com esta proposta.

    1. Olá Carlos,

      Que bom que gostou. Também concordo, o movimento makers está crescendo no Brasil e a propagação do hardware livre só tem a ajudar com isso.

      Abraço!

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] é uma das plataformas mais incríveis de que já se ouviu falar. Seu conceito é baseado em open hardware, ou seja, é possível fazer modificações e personalizações na placa, partindo do mesmo […]

  2. […] Primeiramente tenho que esclarecer aqui que não é a intenção desmerecer o Arduino como projeto Open Hardware. O Arduino é um projeto com uma grande comunidade e que faz um ótimo trabalho para manter o projeto o mais aberto possível. E também não estou aqui pra dizer ou definir o que é open hardware ou não. Aliás temos um ótimo artigo sobre isso aqui no blog: https://www.makerhero.com/blog/open-hardware-livre/ […]

  3. […] além de um cabo USB. Sua programação também é simples. E o mais importante: ela é open hardware. Você pode saber mais sobre essa placa neste […]