OpenWrt: Transforme sua Raspberry Pi em um roteador 7

O OpenWrt Project é um sistema operacional Open Source baseado em Linux desenvolvido para sistemas embarcados e roteadores que possui uma lista com mais de 1400 hardwares suportados.

As principais características desse sistema operacional são de ocupar pouco espaço em memória de armazenamento e de utilizar pouca memória RAM, porém com o diferencial de possuir mais de 3000 pacotes através de seu gerenciador de pacotes Opkg. Isso nos possibilita utilizar no mesmo hardware nosso sistema operacional para roteadores e outros softwares (com por exemplo o Broker MQTT Mosquitto, ou mesmo um compartilhamento de arquivos através do Samba). Todo o seu gerenciamento pode ser realizado através da linha de comando ou através de sua interface web LUCI.

Ao utilizarmos uma Raspberry Pi como roteador, temos a vantagem de possuirmos um hardware muito mais poderoso se comparado com os roteadores normais. Um roteador simples geralmente possui um processador single-core, entre 16 MB e 64 MB de memória RAM e entre 4 MB e 64 MB de memória de armazenamento, o que dificulta utilizarmos todos os recursos e softwares disponíveis no OpenWRT.

Neste artigo iremos aprender a instalar uma imagem pronta do OpenWrt em nossa Raspberry Pi e iremos aprender suas configurações básicas.

Material necessário

Além dos itens citados acima, iremos utilizar os seguintes softwares:

Instalando o OpenWRT na Raspberry Pi

Faremos o download da imagem do nosso sistema de acordo com o nosso hardware. Eu estou utilizando a Raspberry Pi Model 3B+, porém no site oficial temos uma página dedicada apenas para as Raspberry, onde podemos fazer download da imagem para todas as versões.

Instalação OpenWRT

Grave a imagem do sistema em um cartão SD. No meu caso utilizei o balena Etcher para realizar a gravação.

Balena Etcher

Insira o cartão SD na Raspberry Pi, conecte a Raspberry Pi ao seu computador através de um cabo de rede e a energize.

Acessando a Raspberry Pi

Podemos acessar a Raspberry Pi de duas formas. A primeira opção é conectar via SSH através da rede local e realizar toda a configuração por linhas de comando no terminal. Por padrão o OpenWRT já vem com o SSH ativado e com o IP 192.168.1.1

Utilizei o PuTTY para conectar via SSH:

Conectando via SSH com PuTTY

Após a conexão podemos realizar o login. Por padrão o usuário é root e não tem senha:

Realizando login

A segunda opção é configurar a Raspberry Pi via interface web. Para acessá-la basta abrir o navegador e digitar o endereço IP padrão 192.168.1.1 que iremos cair na tela de login. Novamente, por padrão o usuário é root e não tem senha.

Configurando OpenWRT via Web

Configurações básicas

Iremos configurar a Raspberry Pi para se conectar ao computador via cabo de rede e para se conectar ao roteador via WiFi.

Configurando Rede PI

Após o login, somos redirecionados para a Home Page das configurações do OpenWrt. Nela podemos ter uma visão geral sobre nosso hardware, versão do OpenWrt, memória RAM em uso e etc.

Na parte superior da páginas temos os 4 principais menus: Status, System, Network e Logout. Através desses menus iremos realizar todas as configurações de nossa Raspberry Pi.

Em nosso primeiro login, temos um pop-up pedindo para alterarmos a senha de login da nossa Raspberry Pi. Essa será a primeira configuração que alteraremos:

Alterando dados OpenWRT

Ao clicarmos no pop-up somos redirecionados para mudarmos a senha. Basta digitar a nova senha e clicar em Save.

Alterando senha OpenWRT

Agora que mudamos nossa senha, vamos às configurações de rede. Na parte superior vá até o menu Network e clique na opção Interfaces. A seguinte tela irá se abrir:

Tela interfaces OpenWRT

Nela podemos configurar todas as interfaces de rede que estão ativas em nossa Raspberry Pi (em minha Raspberry Pi só está ativa a conexão via cabo Ethernet). Podemos ver o range de IPs que nossa Raspberry Pi irá distribuir para os dispositivos que irão se conectar nela: 192.168.1.1/24. No botão Edit, podemos fazer todas as configurações de rede.

Agora iremos alterar as nossas conexões Wireless. Para isso, iremos até o menu Network e clicar na opção Wireless. Nela podemos ver nossa única interface de rede Wireless radio0. Logo a frente temos o botão Scan para procurarmos por redes WiFi e no botão Add podemos configurar nossa interface.

Conexões Wireless

Por padrão temos configurado a nossa interface Wireless como Access Point, porém iremos adicionar uma nova configuração como Client. Clicando no botão Scan, iremos acessar a nossa rede WiFi que identificamos através do SSID e clicamos em Join Network.

Entrando na rede OpenWRT

Após clicarmos em Join Network iremos cair na página abaixo. Precisamos adicionarmos a senha de nossa rede no campo WPA passphrase. No campo Create / Assign firewall-zone manteremos como wan, para que a nossa rede fique configurada para acessar a internet através dessa conexão. Finalizamos clicando no botão Submit. Senha para Rede

Após realizarmos essas configurações seremos encaminhados para a tela das conexões Wireless. Devemos clicar em Save & Apply para poder concluir nossas configurações e vermos nossa conexão.

Salvando configurações Wireless OpenWRT

Se voltarmos para a página Interfaces, poderemos ver que agora temos nossas duas conexões configuradas:

Redes configuradas

Instalando os Softwares

Agora iremos para a página de instalação de softwares em nossa Raspberry Pi. Vá até o menu System e clique na opção Software, a seguinte página irá se abrir:

Instalando softwares

Nessa página podemos pesquisar por softwares, realizar a instalação e atualizar os que já temos instalados. Primeiro iremos clicar no botão Update lists para atualizar a lista de softwares.

Atualizando listas

Para exemplificar, iremos instalar o software para compartilhamento de arquivos Samba em nossa Raspberry Pi. Para isso, basta realizar a pesquisa no campo Filter e quando achar clicamos em Install.

Após clicar em Install o OpenWrt irá nos mostrar uma lista de todos os pacotes que são necessários instalar para o correto funcionamento do software. Para instalarmos todos basta clicar na opção Overwrite files from other package e depois clicar em Install.

Instalando pacotes

Após nosso software ser instalado, ele irá gerar um novo menu na parte superior chamado Services, onde poderemos acessar as configurações de todos os softwares que instalarmos.

Tela de configuração do Samba dentro do menu Services:

Configurando serviços

Conclusão

O OpenWrt é um sistema operacional completo para instalarmos em nossa Raspberry Pi e utilizarmos como roteador. O único ponto negativo é que a Raspberry Pi 3 possui apenas uma interface Wireless e uma interface Ethernet. Para contornamos esse problema podemos utilizar interfaces de rede via USB, como por exemplo os adaptadores WiFi via USB e os conversores de Ethernet para USB. Conclusão OpenWRT

Neste post fizemos apenas as configurações básicas, porém o OpenWrt possui diversas ferramentas e configurações que podemos alterar para atender nossos projetos.  Deixo aqui a dica para que vocês mexam nas outras configurações e menus para aprender mais sobre todo o seu poder.

Então, o que achou do post OpenWrt: Transforme sua Raspberry Pi em um roteador? Conta pra gente aqui nos comentários! Para mais tutoriais com a Raspberry Pi, acesse o blog.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

7 Comentários

  1. Viktor, bom dia.
    Tentei instalar um adaptador de rede wifi usb que usa o modulo rt2800. baixei os módulos mas ele não detectou a placa de rede.

  2. Olá, boa tarde.
    Muito bom o tutorial. Estou com uma dúvida que foge um pouco do uso explicado.
    Gostaria de usar o Raspberry Pi como roteador Wifi. Minha idéia é ligá-lo ao roteador via cabo ethernet e utilizar uma antena pra distribuir o sinal WiFi. Para isso é necessário algum conversor Ethernet para USB?
    Obrigado

  3. Opa amigo, eu fiz todo o procedimento, o meu computador conectado no Pi diz que está conectado a internet, porém nenhuma pagina carrega. Pode me ajudar?

    1. Opa Jorge, vamos lá.

      Você conseguiu conectar sua Raspberry com o seu modem?

      Se sim, podemos realizar outro teste para identificar aonde está o problema, abra o meu iniciar do Windows e digite prompt de comando, abra o programa e irá aparecer uma telinha preta, nela digite o seguinte comando:
      tracert 8.8.8.8
      O tracert é um comando que mostra rota de um pacote através da rede e 8.8.8.8 é o ip do google, a partir disso podemos ver aonde o pacote está se perdendo na rede, com a configuração do post o comando me retorna esses dois primeiros “saltos de rede”:

      1 <1 ms <1 ms <1 ms OpenWrt.lan [192.168.1.1]
      2 8 ms 13 ms 4 ms 192.168.0.1

      O primeiro é o ip da Raspberry e o segundo é o ip do meu modem, que é o caminho que o pacote está fazendo da minha máquina até a rede externa, provavelmente o seu tem que estar semelhante ao meu, caso haja alguma falha o comando não irá retornar esses "saltos de rede" e podemos identificar aonde o pacote está se perdendo.

      1. Boa tarde, minha internet é fibra e só da pra conectar por ppoe, tem como usar se eu comprar um raspberry? no momento estou usando o modem de fibra deles ligado a um roteador fraco que eu já tinha, mas quero dar um upgrade na conexão, agradeço se puder responder, outra dúvida é funciona até no raspberry 4?