Personalize e faça seus próprios cortadores de biscoitos em 3D! - parte 2

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Olá pessoal! Este artigo mostra como criar o modelo 3D de um cortador de biscoitos a partir de um arquivo em formato SVG. Vamos lá?

Personalize e faça seus próprios cortadores de biscoitos em 3D! - parte 2

O arquivo SVG plano deve ter sido criado anteriormente, caso não o tenha criado, veja o artigo Personalize e faça seus próprios cortadores de biscoitos em 3D! – parte 1.

Blender

O Blender é um software open source utilizado para modelagem 3D, animação, renderização e muitas outras atividades. É multiplataforma, sendo disponível para Windows, Linux e macOS.

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Para baixar o Blender, acesse o endereço blender.org e vá na aba Download.

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Ao clicar em Download, ele identifica a versão de seu sistema operacional e coloca uma opção para baixar. No meu caso, identificou o Windows e mostrou a opção Windows Installer com o tamanho do arquivo. Ao clicar no botão abaixo, são mostradas as demais versões e sistemas operacionais. Escolha a versão e baixe.

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Ao realizar o download, uma nova janela é aberta e mostrada uma solicitação de suporte ao software, para desenvolvimento e manutenção para o Blender. Se possível, realize este suporte através de doações mensais via PayPal.

Ao terminar de baixar, realize a instalação e abra o software. A janela inicial é mostrada a seguir.

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Vamos escolher a opção New File > General. A partir de um arquivo geral, faremos o nosso modelo 3D.

Convertendo um SVG em arquivo 3D

Primeiro, vamos deletar os itens que vêm em um arquivo novo. Para isto, clique em um local qualquer na área de trabalho do Blender, arraste até selecionar todos os itens: câmera, cubo e luz. Ao selecionar todos, aperte a tecla enter para deixar a área de trabalho sem nenhum item.

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Após isto, vamos importar o arquivo SVG criado anteriormente no Inkscape. Para isto, vá ao menu Arquivo (File) => Importar (Import) => Scalable Vector Graphics (.svg). Muito provável que o arquivo importado seja muito pequeno, use o zoom através do scroll de seu mouse para melhor visualização. O arquivo será semelhante ao mostrado na figura abaixo.

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Para aumentar o arquivo, vamos usar a ferramenta Escalar, selecionando o SVG importado e apertando a tecla S.

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O modelo selecionado terá uma seta ao meio, para aumentar ou diminuir o arquivo em escala, de modo proporcional. Para ver as dimensões do modelo, aperte a tecla N.

Para melhor visualização do modelo, que inicialmente está na cor preta, vá ao canto direito no ícone Material Properties (penúltimo ícone na vertical direita) e escolha a opção Cor de base. Será mostrada uma barra vertical ao lado de um círculo. Percorra a bolinha branca na barra para cima e serão mostradas todas as cores disponíveis.

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Selecione o modelo e clique no ícone Object Data Properties (antepenúltimo à direita). Selecione a aba 3D e vá na opção Geometria => Extrusão. Aumente aos poucos, clicando na seta à direita do valor inicial. Você vai observar que a peça vai aumentar no eixo Z. Assim, a peça passa de 2D para 3D.

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Para girar a visualização da peça, repare que acima há os eixos representados em círculos coloridos para X, Y e Z. Se clicar neles, a peça será girada para o eixo escolhido. Também é possível girar movimentando os círculos que não tem letra referente ao eixo.

Precisamos converter a peça em malha, para realizar outras transformações. Para isto, clique na peça com botão direito, selecione Convert to Mesh.

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A partir de então, não estamos mais lidando com um vetor, mas uma malha em três dimensões.

Solidificando o objeto 3D

Como as paredes do objeto estão muito finas, é necessário fazer com que a peça se torne mais sólida. Selecione o ícone Modifier Properties (ícone de chave de boca, à direita), no menu suspenso escolha Adicionar modificador => Gerar => Solidificar.

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Como a peça ainda é muito pequena e a escala está em metros (no fatiador vira milímetros), escolha um valor baixo. Verifique se a solidificação não vai deixar a peça “estufada”. Quando chegar em uma visualização razoável, clique no menu suspenso ao lado do ícone de câmera e escolha a opção Aplicar.

Separando um objeto em partes

Para que a borda externa tenha um tamanho maior que as partes internas do Moai, é necessário separar o objeto. Para fazer isto, vamos mudar de Modo de objeto para Modo de edição clicando na tecla TAB ou no menu suspenso à esquerda e escolhendo a opção Modo de edição.

Para selecionar todo o modelo, clique na tecla A. Em seguida, a tecla P para separar o objeto.

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Será mostrado um menu suspenso com três opções. Clique em Separar By loose parts. Você verá no canto direito que o objeto foi separado em várias partes.

Optei por remover algumas linhas extras do modelo, para que o corte do biscoito ficasse mais limpo. Volte para Modo de objeto, clique nos objetos que deseja remover e aperte a tecla delete.

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Inserindo um plano

Para que os objetos de dentro do Moai não se soltem da parte externa, assim exercendo papel de marcar a massa de biscoito, inserimos um plano de fundo.

Pressione as teclas Shfit+A, opção Adicionar Malha => Plano. Altere suas dimensões para que caiba dentro dos objetos internos do Moai. Use a ferramenta Mover (terceiro ícone à esquerda) para mover

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Para remover as pontas, vamos inserir algumas divisões no plano. Entre no modo de edição, use o atalho CRTL+R, posicione o cursor do mouse na parte de cima do plano. Você verá uma linha amarela. Dê um duplo clique para inserir a divisão.

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A partir de então, você pode selecionar os pontos externos do plano e movê-los com a ferramenta Mover para dentro do Moai, sem deixar cantos para fora.

OBS: O ideal é que o plano cubra todo o desenho, para deixar o cortador mais firme.

É hora de transformar o plano em objeto 3D. Selecione o plano, gire a visualização para o eixo X e use a tecla E para extrusar para cima ou baixo. Puxe usando o cursor do mouse e cuidado para que não fique torto. Não é necessário ficar muito grosso.

Volte para o modo de objeto e selecione a parte externa do objeto para que fique mais alta que as demais. Deixei os objetos internos com cerca de 6 mm (no Blender estará indicado metros) e a borda externa com 11 mm. Para isso, use o atalho N e veja as dimensões Z das peças para alterar a altura. Movimente as peças para que fiquem alinhadas.

Gerando um STL

Ao finalizar o modelo, vamos exportar no formato STL. Vá no menu Arquivo (File) => Exportar (Export) => STL (.stl).

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Escolha um nome para o arquivo e o local onde será salvo.

Pronto, agora você tem o arquivo que será fatiado e depois impresso. Salve também o arquivo de origem (.blend) para futuras alterações.

Realizei o fatiamento no Ultimaker Cura, com as seguintes configurações:

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  • Impressora: Creality Ender 3
  • Material: PLA
  • Altura da camada: 0,2 mm
  • Preenchimento: 20%
  • Temperatura de impressão: 200°C
  • Temperatura da mesa: 60°C
  • Velocidade: 45 mm/s
  • Aderência à mesa: Skirt (2 voltas)

Aqui você pode acompanhar um pouco do processo de impressão na Ender 3:

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O nosso cortador Moai está pronto para cortar e marcar massa de biscoitos!

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