Conheça a Photon Ultra: a primeira impressora 3D DLP da Anycubic

Conheça a Photon Ultra: A Primeira Impressora 3D DLP da Anycubic Deixe um comentário

A Anycubic, recentemente, trouxe uma grande notícia: sua nova impressora 3D Photon Ultra entrava em Kickstarter, ou seja, pré-lançamento. Trazendo tecnologia DLP (Digital Light Processing) com custo reduzido, a Photon Ultra, com resolução de 720p, apresenta qualidade de impressão superior a impressoras LCD com resolução de 2k e 4k.

Impressora 3D Photon Ultra

Quer conhecer mais sobre a nova impressora Anycubic? Siga lendo o artigo da MakerHero!

LCD, DLP e suas diferenças

A tecnologia LCD, a qual apresenta ótima performance, consiste de luzes UV projetadas de forma estacionária e, antes que tais luzes reajam com a resina, devem passar por um substrato de cristal líquido e uma máscara que funciona como seletora dos pixels que devem ser curados, após isso, as luzes finalmente atingem o display LCD para cura da resina. Com esse funcionamento, a uniformidade de luz varia de 70% a 80%.

Tecnologia LCD - Impressão 3D

Já a tecnologia DLP opera com a projeção de luz digital no dispositivo de microespelhos digital (DMD), que consiste em centenas de milhares de pequenos espelhos, que direcionam seletivamente a luz. Dessa maneira, a uniformidade da luz é de cerca de 90%, já sendo uma grande vantagem em relação às impressoras com LCD.

tecnologia DLP - impressora 3d

Impressoras de resina com LCD dominaram a maior parte dos usuários de impressoras de resina por muito tempo, enquanto a tecnologia DLP era fora de cogitação para a maior parte dos usuários desse mercado. Isso aconteceu pois o preço de uma impressora com DLP era muito elevado, sem exceções. Agora, com a chegada da Photon Ultra, a Anycubic foi capaz de trazer essa tecnologia com um preço acessível para seus usuários.

Além da uniformidade de luz, há ainda outras vantagens de DLP em relação ao LCD. Primeiro, a passagem pelo cristal em LCD pode tornar as luzes difusas, borradas ou sombreadas, prejudicando a qualidade de impressão. Já em DLP, não há preocupação acerca disso, já que a luz digital vai de encontro diretamente com o plano onde a resina irá solidificar, garantindo ainda maior detalhamento.

Outra vantagem é o fato que as impressoras de LCD tem uma vida útil de cerca de 2.000 horas; isso se dá pois muito calor é gerado no processo de impressão, danificando o display, sendo necessário fazer reposições do equipamento. Agora, DLP utiliza um projetor invés do display LCD, fazendo com que, na prática, reposições do projetor sejam dispensáveis (a Anycubic afirma que seu tempo útil de operação é de 20.000 horas).

Outrossim, a DLP gasta pouquíssima energia, taxada em 12 W, enquanto LCD apresenta um consumo médio de 60 W. Dessa forma, como impacto direto de consumo reduzido, o calor gerado e sons produzidos são reduzidos.

Características da Anycubic Photon Ultra

A impressora 3D Anycubic Photon Ultra, por apresentar tecnologia DLP, possui todas as qualidades citadas na última seção comparativa. Com o foco de trazer tecnologia e qualidade industrial para sua casa ou ambiente de trabalho, a Anycubic entrega uma impressora precisa, rápida e altíssima qualidade para o público a um preço acessível, o que foi possível graças ao novo chip da Texas Instruments utilizado na Photon Ultra. O preço inicialmente foi de $399 para as primeiras 100 unidades vendidas, após isso foi atualizado para $499 ainda em período de crowdfunding, e chegará futuramente à Amazon com preço de $599. Confira algumas outras características técnicas da Photon Ultra a seguir.

  • Tela touch screen: 2,8 polegadas (aproximadamente 7,1 centímetros);
  • Comprimento de onda óptica: 405 nanômetros;
  • Resolução óptica: 1280×720;
  • Dimensões: 222mm x 227mm x 383mm;
  • Volume útil de impressão: 102,4 mm x 57,6 mm x 165mm;
  • Peso: 4kg;
  • Consumo de energia: 12W;
  • Precisão XY: 0,080mm;
  • Precisão Z: 0,01mm;
  • Grossura da camada: 0,01 mm ~ 0,05mm;
  • Velocidade de impressão: 1,5 segundos por camada.

Portanto, a impressora 3D Photon Ultra da Anycubic, é uma impressora que pode ser usada tanto para projetos de engenharia, decoração, educação, diversão, quanto para joalheiros e dentista, entregando performance e confiabilidade em qualquer projeto.

Gostou da Photon Ultra? Comente aqui embaixo o que da impressora e se deseja ver ela no catálogo de impressoras 3D da MakerHero. Para mais sobre os lançamentos do universo maker, acompanhe as novidades no nosso blog.


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe