Placa de avisos IoT controlada via Telegram Deixe um comentário

Chegou a hora de revelar a surpresa da 14ª edição da BlueBox! Desta vez, preparamos um projeto super especial para todos aqueles que adoram um projeto relacionado à Internet das Coisas (IoT): uma placa de avisos controlada via Telegram.

Foto de pessoa segurando a placa de avisos iot
BlueBox 14 – Placa de avisos IoT controlada via Telegram

A placa de avisos possui uma matriz de LED com 4 módulos 8×8 onde as mensagens irão aparecer e uma placa Wemos ESP8266 para fazer todo o controle da matriz e comunicação com a rede WiFi. Além disso, o projeto é alimentado por bateria, então é possível deixar a placa onde desejar: no quarto, na porta do escritório ou até na geladeira…Com ela é possível avisar outras pessoas no local se você está ocupado, criar lembretes ou mandar mensagens de uma forma divertida. Já gostou do projeto? Então veja abaixo outros detalhes do projeto!

Materiais necessários

Dentro da caixinha da edição 14 da BlueBox estavam os seguintes componentes:

Além dos itens que acompanham a BlueBox, foram necessários alguns materiais extras para realizar a montagem:
1 x Ferro de solda
1 x Estanho
1 x Alicate de corte
1 x Chave Phillips
1 x Chave de Fenda
1 x Cola quente
1 x Multímetro
1 x Cabo de Dados Micro USB

Funcionamento da Placa de Avisos IoT

Para enviar as mensagens de forma remota para a placa de avisos IoT foi usado o Telegram. Para isso, é necessário criar um bot, que irá aparecer como um contato na agenda do aplicativo. Assim é possível enviar frases da maneira que quiser, da onde desejar.
Logo que a placa for ligada, a frase “BlueBox 14” irá aparecer na tela. Depois, é só iniciar uma conversa com o bot para enviar as mensagens para sua placa de avisos.

GIF mostrando as aplicações da placa de avisos IoT
BlueBox 14 – Demonstração

É usar a placa de diferentes maneiras: usando o suporte, colando com fita dupla face ou prendendo com os furos de fixação.
Também é possível, no código, alterar a velocidade de scroll, o brilho dos LEDs e a frase de início.
E então, gostou do projeto da 14ª edição da BlueBox? Lembrando que agora A BLUEBOX É UMA ASSINATURA MENSAL. Para entender melhor como funciona, acesse a página da BlueBox.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe