No artigo anterior, demonstramos como configurar a Freedom FRDM-K64F para operar com o ecossistema de desenvolvimento mBed. Veja no post Primeiros Passos FRDM-K64F com Mbed – Parte 1 os passos necessários para deixar sua placa redonda para desenvolvimento na nuvem! Nesse artigo, vamos mostrar a utilização do mbed para rodar o seu primeiro programa na K64F.
Criando a sua conta mBed
Infelizmente, o site mBed só está disponível em inglês! Sendo assim, caso não tenha facilidade ou familiaridade com o idioma, use o Google Translate. Ao acessar a página do Developer mBed será possível ver um Menu tal como o mostrado abaixo, que fornece um fácil acesso para demais páginas que tratam dos componentes de Hardware, documentação, códigos, questões, e por fim a parte de acesso/cadastro e do Compilador Online.

Para fazer seu cadastro é preciso proceder com o Singup do mBed, opção que pode ser acessada já no Menu inicial do Developer mBed. Nisso, você será levado para uma pequena sequência de opções e formulários que irão lhe pedir nome, sobrenome, nome de usuário, senha, etc. Caso seja enviado um e-mail de confirmação para sua conta de e-mail informada no registro, esteja atento para clicar no link informado no e-mail e ativar o acesso. Em suma, procedimento padrão 🙂

No mesmo ponto destacado na imagem anterior, é feito também o acesso quando você é cadastrado! Ou seja, é feito o Log in no sistema.
Criando seu primeiro programa mBed
Antes de criar seu programa, é preciso também vincular as placas que você possui à sua conta. Para a FRDM-K64F, basta acessar a página dela na plataforma mBed neste link. Na página da placa, observe o botão destacado na imagem abaixo, que é “Add to your mbed Compiler”. Ao clicar nesse botão, você irá adicionar a FRDM-K64F ao seu acervo de placas do compilador virtual. Simples!

Finalmente, para acessar a parte que tanto queremos, clique no botão azul “Compiler” do Menu superior.

Com tudo certo, usuário logado e placa associada à conta, você será encaminhado para uma tela de Workspace tal como a mostrada abaixo. À esquerda desta tela ficam os projetos associados à sua conta. Ao centro, os códigos em desenvolvimento e demais detalhes de projetos e/ou bibliotecas. E à direita ficam informações do código/projeto compilado.

Para colocar de leve a mão na massa, clique no botão New, localizado no canto superior esquerdo da tela. Nisso será aberta uma janela tal como a mostrada abaixo. Certifique-se de selecionar FRDM-K64F como Platform e “gpio example for the Freescale freedom platfom” como Template.
Como nome de programa (Program Name), você pode deixar “frdm_gpio”, que é criado automaticamente, ou deixar um nome a seu gosto. Feito isso, clique em OK.

Agora temos um projeto criado com base em um template simples para controle de GPIO das placas Freedom da NXP/Freescale. Veja abaixo como ficará a tela com o Workspace carregado.

Esse código nada mais vai fazer do que piscar o LED vermelho (do RGB) da FRDM-K64F com um atraso de 200ms (vide a rotina wait(0.2f)).
O código é bem limpo e enxugado, lembrando bastante o perfil de código para Arduino. Quer compilar e carregar na Freedom para ver funcionando? Basta clicar no botão Compile, localizado na parte superior do Menu desta tela, que será iniciado o processo de compilação online do seu projeto.

Finalizada a compilação, automaticamente será feito o download do binário correspondente ao programa compilado.

Salve o programa em um diretório ou local de fácil acesso, para logo em seguida “arrastar” ou “copiar” o binário para o dispositivo removível MBED.

Terminada a transferência, aperte o botão Reset da FRDM-K64F para que o programa seja iniciado. Você verá o LED vermelho piscar bem rapidamente! Quer ver o LED piscar em velocidades diferentes? Mude o valor do delay na rotina wait para valores tais como wait(1.0f) para atraso de 1 segundo ou wait(0.5f) para atraso de meio segundo. Compile novamente, baixe o binário, arraste para o mBed e aperte o reset da K64F. Veja funcionando!
Considerações sobre a FRDM-K64F com mBed
Há uma certa complexidade inicial em usar o mBed? Sim, com certeza. É necessário criar login, vincular placa, configurar bootloader… Mas reparou que você não precisou instalar nada na sua máquina?! Só foi necessário configurar o bootloader da FRDM-K64F. Fora isso, tudo foi feito via… Navegador!
Essa é a vantagem do mBed. É o uso da Computação em Nuvem para desenvolvimento de software embarcado. Seus códigos e projetos ficam na sua conta online. Você pode acessar do seu computador de casa, faculdade ou trabalho. Basta plugar a placa via USB, compilar, carregar o binário e colocar pra funcionar.
Além disso, há toda uma comunidade de desenvolvedores, bibliotecas e códigos-fonte exemplos disponíveis online para embasar e auxiliar o desenvolvimento de projetos e soluções.
Ficou preocupado com o desenvolvimento online caso fique sem Internet? É possível exportar o projeto criado com mBed para o Kinetis Design Studio, IDE da NXP para desenvolvimento dos microcontroladores da empresa, e assim continuar o projeto offline.
Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.
Muito bom artigo, eu uso o mbed e muito pratico desenvolver projetos com ele
Estou ainda no começo. Seus artigos tem sido muito úteis para mim. Obrigado!
muito obrigado por compartilhar esse conteúdo. Me ajudou bastante