Programação Arduino em Português do Brasil 19

No Brasil existe um baixo nível de proficiência em língua inglesa em geral e isso acaba sendo uma barreira de entrada para muitos makers no universo do Arduino. Pensando em como quebrar esta barreira de entrada e permitir que muitos brasileiros com dificuldades em inglês possam adentrar ao universo marker através do Arduino, e quem sabe assim encontrar um estímulo para inclusive aprender inglês, que desenvolvi a biblioteca Brasilino, uma biblioteca que não só traduz toda a base do Arduino do inglês para o português, como também conta com uma série de comandos facilitados e didáticos para quem está ingressando no universo do arduino! Neste tutorial mostrarei como instalar e utilizar esta biblioteca, permitindo que você aprenda programação Arduino em Português do Brasil.

Instalação

Para instalar a Brasilino na sua IDE do arduino basta ir em Sketch > Incluir Biblioteca > Gerenciar Bibliotecas… então basta pesquisar na caixa “Refine sua busca…” por Brasilino, então é só clicar na descrição da Brasilino e clicar em instalar, pronto, agora sua biblioteca estará instalada e pronta para ser usada!

Instalação da biblioteca Brasilino

Você pode conferir os exemplos de programação Arduino em português do Brasil usando a biblioteca em Arquivo > Exemplos > Brasilino na aba de exemplos de bibliotecas personalizadas, experimente então comparar o exemplo piscar da Brasilino com o exemplo blink da Arduino.

Programação Arduino em português do Brasil

Programação Arduino em português usando Brasilino

Comece adicionando a biblioteca com o comando #include <Brasilino.h> na primeira linha do seu código, isso irá permitir com que a IDE reconheça os comandos digitados em Português, então você terá duas funções principais, a função configurar e a função repetir, como em programação em geral assim como em sites não costumamos utilizar acentos gráficos nem caracteres especiais como o “ç” a palavra “função” deve ser escrita como “funcao” ou então como “procedimento”.

Na função configurar são digitados todos os comandos de configuração do seu programa Arduino, como por exemplo definição de entradas e saídas das portas do Arduino e inicialização da comunicação serial, em Brasilino é muito simples configurar um pino como entrada ou saída, basta digitar o comando entrada e dentro dos parênteses declarar qual o pino que você quer declarar como entrada, da seguinte forma: entrada(13); para declarar o pino 13 como entrada e saida(12); para declarar o pino 12 como saída, não se esquecendo de colocar o sinal de ; para indicar o término do comando. A função configurar é executada apenas uma vez quando o seu Arduino é ligado.

Já na função repetir é onde você deve inserir o código do seu programa que estará em constante execução, como por exemplo os comandos de ligar e desligar os pinos do Arduino, que em Brasilino são simplesmente ligar e então entre parênteses o pino que você deseja ligar com 5v, como por exemplo ligar(12); para ligar o pino 12 e para desligar é possível digitar desligar(12); para que o nível de tensão deste pino caia para aproximadamente 0v.

Também é possível utilizar os pinos PWM representados com um ~ na frente para escrever valores “analógicos” que variam entre 0 e 255, utilizando o comando escreverAnalogico e então dentro dos parênteses definir o pino e o valor analógico que você quer escrever, como por exemplo escreverAnalogico(5, 128); para que o pino PWM 5 do seu Arduino obtenha o valor analógico de 128, que é aproximadamente metade do valor máximo de tensão do pino que é de 5v, resultando em uma tensão aproximada de 2,5v.

Sensores Embarcados

A biblioteca Brasilino já conta com suporte embarcado a alguns sensores em Arduino, você pode conferir em Arquivo > Exemplos > Brasilino > Sensores  exemplos do uso dos sensores já mapeados em Brasilino, como por exemplo o sensor ultrassônico HC-SR04 que basta ser inicializado com o comando Ultrassom ultrassom(9, 8); onde 9 é o pino de trig 8 é o pino de echo do sensor, e com o comando ultrassom.Medir() é possível realizar a medição de distância em CM deste sensor.

Menu da biblioteca

Além do sensor de ultrassom a biblioteca conta também com exemplos dos sensores de toque (botão), de luminosidade (LDR) e Temperatura (Termistor) prontos para serem utilizados.

Open Source

Assim como o Arduino, a biblioteca Brasilino é Open Source, o que quer dizer que o código fonte dela está aberto e disponível para que qualquer pessoa possa olhar e contribuir com o desenvolvimento da biblioteca, isto também quer dizer que a biblioteca não tem um dono, mas que é construída de forma colaborativa através de toda a comunidade!


Gostou de aprender sobre programação Arduino em Português? Através do site https://github.com/OtacilioN/Brasilino você pode obter mais informações sobre a biblioteca e contribuir com o seu desenvolvimento! 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

19 Comentários

  1. Parabens pelo seu trabalho e obrigado por compartilhar gratuitamente seus conhecimentos

    1. Olá, Zoroastro,

      Nós que agradecemos a sua visita!! Que você continue explorando ainda mais o mundo maker 😉

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  2. Que legal ter encontrado essa ajuda ! São jovens como vc que me faem ter esperança em nosso país. Obrigado.

    1. Paulo,

      Muito obrigado! Que nosso conteúdo seja de muita ajuda para você!!

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  3. Por favor me ajude. tenho uma ideia em mente: usar um arduino, um sensor de corrente acs712 e um modulo rele 5v. O objetivo é: quero que o sensor monitore uma corrente de trabalho de 2,9A (motor monofasico), quando o eixo do motor travar, a corrente sobe para tentar compensar a falta de força, logo essa corrente chegando aos 3,5A, quero que o arduino leia essa variação do sensor e acione o rele desligando o motor e acendendo uma lampada no outro contato do rele. Ja tenho desenhado uma foto com esse projeto. Preciso de ajuda com a programação, Estou iniciando ha pouco tempo nessa area enao tenho ideia de qual variavel ou função usar, se puder me mande uma sketh com essa programação, se tiver um email eu mando o desenho que fiz.

    1. Marcos,

      Sugiro que leve seu projeto lá pro fórum, é mais fácil de ajudar 🙂

      Abraços!
      Diogo – Equipe MakerHero

  4. Ótimo exemplo de compreensão e solidariedade aos que querem aprender, isto sim é dissipar conhecimento sem contrapartida.
    Assim caminhe a humanidade…

  5. Parabéns e gratidão por partilhar. Pretendo fazer um trabalho com alunos e sou totalmente leiga no assunto, o que foi postado sobre a programação em português ( Brasilino) me ajudou muito pois eu estava completamente perdida!! Gratidão infinita!

    1. Olá Carla,

      É muito bom saber que nosso trabalho pode te ajudar.

      Abraço!
      Rosana – Equipe MakerHero

  6. Muito bom.

    RODRIGO GONÇALVES RIBEIRO
  7. “haja vista” – Faltou a letra h.

  8. Boa tarde Otacilio! Sensacional a iniciativa do Brasilino. Realmente quebra a barreira da língua, acabei de incluir a biblioteca e como fez bem mais sentido pra mim. Sensacional. Estou a fazer um curso de Arduino, sou leigo mais tenho aprendido muito, aja vista a quantidade de vezes que erro. Bem meu interesse é passar tudo que aprendo aos meninos e meninas que ajudo em um projeto que trabalho como voluntário. São crianças carentes, onde as necessidades são diversas, porém temos uma sala de informática onde ali mostro um pouco do Scratch que conheci a pouca mais de um ano. Conheço também o S4A e agora com o Brasilino acredito que possa melhorar mais ainda.
    Peço a Deus que abençoe a sua vida e as dos demais envolvidos nesse projeto! Se puder me passar as novidades, meu E-mail é [email protected] meu WhatsApp é (24)998809786.
    Muito obrigado pelo que já fez!

    Um abraço carinhoso de um agora admirador!

    Cesar Rodrigues

    1. Olá Cesar!

      Você já pode dar os seus próximos passos neste mundo, né? Tem muita coisa no nosso blog, fique à vontade para pesquisar algumas coisas.

      Sugiro você fazer o nosso curso do Kit Maker Arduino:
      https://www.makerhero.com/universidade/kit-maker-arduino/introducao/

      Abraços!

      André Rocha – Equipe MakerHero

  9. Parabéns pelo site. Estou precisando de uma ajuda com sensor de fluxo Alguém pode me ajudar?

    1. Olá!

      Você já deu uma olhada nesse post?
      https://www.makerhero.com/blog/economizar-agua-sparkfun-blynk-board/

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  10. Gostaria de saber se vc trabalha com fio de V cobre

    1. Olá!

      Você pode procurar nossos produtos direto na loja!

      Talvez você esteja procurando isso:

      https://www.makerhero.com/produto/fio-de-cobre-esmaltado-0-1mm/

      Abraços!

      André – Equipe MakerHero

  11. Parabéns. Muito show. Importante para quem quer começar.

  12. Legal cara! Parabéns. Eu já sou desenvolvedor tanto quanto você. E tens meu respeito por esse iniciativa.