Programe Arduino pelo Celular

Programe o Arduino pelo Celular 4

Neste post veremos como utilizar um celular Android para programar um Arduino. Para isso usaremos um Adaptador USB OTG e o aplicativo ArduinoDroid como IDE.

O App ArduinoDroid, desenvolvido por Anton Sminorv, foi lançado em 2013. Assim como a Arduino IDE para computador, apresenta um editor de texto, compilador e programador, permitindo que o usuário realize todos os passos do desenvolvimento de um código no mesmo app – motivo pelo qual é caracterizado como uma IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado em Português).

Comparado a Arduino IDE, apresenta menor compatibilidade a diferentes modelos de placas e programadores. Porém aceita a inclusão de novas bibliotecas e compatibilidade com placas baseadas no ESP8266 em fase de testes.

Materiais Necessários 

Para seguir o tutorial apresentado no post, serão necessários os seguintes materiais:

É importante verificar se seu dispositivo utiliza um conector Micro USB ou USB Tipo C e comprar o adaptador OTG adequado.

O que é USB OTG?

O USB On-The-Go é um protocolo que permite que um dispositivo periférico atue como um dispositivo mestre. Quando conectamos um smartphone ao computador, o celular age como periférico e o computador age como mestre. O dispositivo mestre fornece energia aos periféricos e pode acessar a memória desses dispositivos. Com o adaptador OTG podemos, por exemplo, conectar um pendrive a um smartphone e ler o conteúdo do mesmo ou usar um mouse para controlar o smartphone como se o celular fosse um computador.

Montagem 

A montagem necessária para este tutorial é extremamente simples. Primeiro conectamos o adaptador OTG ao celular, em seguida conectamos o cabo USB que acompanha o Arduino ao adaptador e, por fim, ao próprio Arduino.

Carregando o Primeiro Sketch pelo Celular

Para demonstrar as funcionalidades básicas do App, vamos carregar no Arduino um código que nos permite alterar, através do monitor serial, o intervalo em que o LED integrado do Arduino pisca.

Para começar o tutorial, baixe o aplicativo ArduinoDroid na Google Play Store

Depois, abra o aplicativo, clique nos três pontinhos no canto superior direito e vá em Settings → Board type → Arduino e selecione a placa Arduino que deseja utilizar.

Agora, copie o código abaixo e cole no Editor do App. 

void setup() 
{
  pinMode( LED_BUILTIN, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}

void loop() 
{
  static bool estado = false;
  static uint64_t intervalo = 1000;
  
  static uint64_t agora = 0;
  static uint64_t antes = 0;
  agora = millis();
  if( (agora - antes) > intervalo)
  {
    antes = agora;
    estado = !estado;
  }
  digitalWrite( LED_BUILTIN, estado);

  if(Serial.available())
  {
    String str_intervalo = Serial.readStringUntil('\n');
    intervalo = str_intervalo.toInt();
  }
}

Clique no ícone de Disquete para salvar o sketch. Em seguida clique no Raio para compilar o código e clique na Seta para fazer Upload do Sketch para o Arduino.

compilar e comandos no arduino pelo celular

Monitor Serial

Agora você pode acessar o Monitor Serial clicando no ícone de Caixa de Diálogo e selecionar a velocidade da comunicação serial clicando no ícone de Engrenagem. Para testar o sketch carregado anteriormente, selecione a velocidade 9600 e digite o intervalo em milissegundos para que o LED do Arduino pisque.

Monitor serial arduino pelo celular

Bibliotecas

O App possui também um gerenciador de bibliotecas, onde você pode instalar novas bibliotecas direto do repositório online ou através de um arquivo .zip, assim como na IDE do Arduino para Computador. Para isso, clique nos três pontinhos no canto superior direito e vá em Libraries → Manage libraries → Available e pesquise pela biblioteca desejada na área de busca.

Gerenciador de placas arduino pelo celular

Conclusão

Agora você pode usar o seu celular para fazer alterações no código e acompanhar a Comunicação Serial de projetos em locais onde levar um computador seria inviável.

Gostou de aprender a programar um Arduino pelo celular? Não se esqueça de deixar um comentário nos contando o que achou. 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

4 Comentários

  1. Excelente conteúdo. Parabéns e muito obrigado!

    1. Olá,

      Ficamos felizes em saber que você gostou!

      Abraços!
      Vinícius – Equipe MakerHero

  2. Italo desde já obrigado
    estou montando um gps para a moto com um modulo gps NEO-6M e um usb serial.
    depois de compilar o código preciso abrir o monitor e copiar as cordenadas para o google mapas.
    posso ter acesso ao monitor do arduino ide no celular?

    1. Oi Robson, pode sim! Só seguir os passos do post para utilizar o monitor serial que você terá acesso as mesmas informações que teria no monitor serial da Arduino IDE.