Prototipagem e impressão 3D: O que você precisa saber? Deixe um comentário

Investir no processo de prototipagem é uma das maneiras mais eficazes de garantir o sucesso no desenvolvimento de um produto. Quanto mais fiéis e funcionais forem os protótipos, menores são os fatores de risco para a sua produção. Atendendo estas e outras necessidades, o desenvolvimento da tecnologia de impressão 3D está revolucionando o cenário da prototipação. Neste post, vamos entender um pouco sobre protótipos, sua evolução e tudo o que você precisa saber sobre prototipagem e impressão 3D.

Imagem 1 - Prototipagem e impressão 3D

Porque prototipar

Imagine que você ou sua empresa tenham uma ótima ideia para um produto. Por mais que o conceito esteja elaborado e já tenha sido posto no papel (ou em um software CAD), precisamos de algo mais concreto antes de fazermos altos investimentos e enviá-lo para produção, não é mesmo? Neste sentido, a prototipagem é uma etapa crucial para o sucesso do desenvolvimento de um produto.

Um protótipo é um modelo semi funcional do produto final. Ele pode ser desenvolvido em vários níveis de fidelidade e tem como intuito geral testar e fornecer base para uma validação eficiente do conceito proposto. Através deles, conseguimos comunicar uma ideia de forma tangível  e palpável para que ela possa ser validada com muito mais eficiência e credibilidade.

Com um modelo físico do produto em mãos é possível que sejam realizados uma série de testes conceituais, estéticos, funcionais, ergonômicos e até mesmo mecânicos. Desta forma, tanto a equipe de desenvolvimento quanto os próprios usuários podem dar feedbacks valiosos que auxiliam a identificar e corrigir erros com muito mais rapidez e assertividade. O aprendizado através da prototipagem é o meio mais seguro e econômico para o sucesso de projetos que envolvam inovação.

Imagem 2 - Prototipagem e impressão 3D

Prototipagem à moda antiga

No início, os protótipos costumavam ser desenvolvidos manualmente, em um processo lento, caro e de baixa precisão. Entretanto, o desenvolvimento de softwares CAD (Design assistido por computador) transformaram o conceito de prototipagem tornando as formas artesanais de construção obsoletas. Estes softwares são capazes de construir modelos digitais de alta precisão, possibilitando projetos mais complexos e com design mais arrojados.

Com a utilização dos CADs como ferramentas de projeto, se viu necessário também o desenvolvimento de novas tecnologias de produção. Inicialmente, surgem os sistemas CAM ( Fabricação Assistida por Computador) que dão suporte para a construção de protótipos através do processo de usinagem. Este consiste na retirada de material para construção do objeto final. Houve um grande salto na qualidade dos protótipos através deste método. Entretanto, usinar uma peça é um processo caro, lento e necessita de maquinários avançados para sua produção. Ou seja, características indesejadas considerando o propósito de um protótipo.

Prototipagem rápida: a era da impressão 3D

O desenvolvimento das tecnologias em impressão 3D revolucionaram o mundo da prototipação como vemos hoje. Com menor tempo de produção, maior precisão e baixo custo, é o principal método utilizado para prototipagem rápida. Diferentemente da usinagem, onde o objeto é moldado a partir da retirada de material, o processo se baseia na manufatura aditiva. Neste, o material é adicionado, camada por camada até que se materialize por inteiro. 

Também utilizamos modelos digitais como base na prototipagem rápida. Entretanto, antes de ser posto para produção, o arquivo digital passa por um software fatiador que dividirá o modelo em finas camadas para poder ser impresso, testado e depois fabricado.

Imagem 3 - Prototipagem e impressão 3D

Vantagens da prototipagem com impressora 3D

Tempo
O tempo é um fator crucial no desenvolvimento de um produto. Trabalhamos com prazos, e o quanto antes temos respostas, antes podemos agir. A terceirização, ou até mesmo a produção interna de peças usinadas pode levar dias ou até semanas. Com impressoras 3D podemos ter o modelo em mãos para avaliação em questão de horas, possibilitando averiguar e consertar os erros com muito mais rapidez.

Custo
Ter uma impressora 3D dentro da sua empresa é uma realidade totalmente possível e viável! Diferentemente de ter o maquinário para usinagem, é possível ter o processo de fabricação de protótipos internamente. Existem diversos modelos disponíveis, basta saber qual apresenta um melhor custo benefício para o seu negócio. E o melhor é que o preço do investimento se paga facilmente a baixo/médio prazo, pois o preço por modelo produzido é baixíssimo, o material é muito mais barato, a mão de obra é menos especializada e o desperdício é mínimo. Além de toda a economia subjetiva que a redução no tempo produz. Desta forma, empresas de menor parte também podem se beneficiar de protótipos de alta qualidade, cenário inviável com os antigos métodos convencionais.

Qualidade
Com uma impressora 3D é possível que os protótipos alcancem altos níveis de fidelidade em relação ao modelo real. Os modelos 3D podem representar formas complexas e apresentar um padrão de qualidade que possibilita fazer testes estéticos, funcionais e estruturais sem grandes limitações. A tecnologia se encaminha para que a qualidade dos materiais e das impressões se supere cada vez mais, inclusive para que possam ser empregadas na produção direta de produtos finais.

Porque investir em uma impressora 3D no seu negócio

A necessidade de inovação exige que os processos se tornem cada vez mais ágeis e  precisos. Imagine quantas ideias foram desconsideradas pois eram difíceis demais de serem testadas? Com menos entraves, a criatividade fica mais livre para fluir.
Adquirir uma impressora 3D para a sua empresa é um avanço tecnológico que garante um nível de autonomia sem igual no processo de testes e validações. O sucesso de um produto está totalmente associado ao quanto ele pôde ser aperfeiçoado no seu desenvolvimento, nesse sentido, a prototipagem rápida com impressão 3D é uma grande vantagem competitiva.

Gostou de entender o porque prototipar e as vantagens de ter uma impressora 3D na sua empresa? Se deseja começar nesse mundo, a Impressora 3D Anycubic I3 Mega S está disponível para venda em nossa loja. Não fique de fora e garanta a sua agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}