Prototipagem e impressão 3D: O que você precisa saber? Deixe um comentário

Investir no processo de prototipagem é uma das maneiras mais eficazes de garantir o sucesso de um produto. Quanto mais fiéis e funcionais forem os protótipos, menores são os fatores de risco para a sua produção. Atendendo estas e outras necessidades, o desenvolvimento da tecnologia de impressão 3D está revolucionando o cenário da prototipação. Neste post, vamos entender um pouco sobre protótipos, sua evolução e tudo o que você precisa saber sobre prototipagem com impressoras 3D.

Imagem 1 - Prototipagem e impressão 3D

Porque prototipar

Imagine que você ou sua empresa tenham uma ótima ideia para um produto. Por mais que o conceito esteja elaborado, precisamos de um modelo concreto antes de fazermos altos investimentos e enviá-la para produção, não é mesmo? Neste sentido, a prototipagem é uma etapa crucial para o sucesso do desenvolvimento de um produto que busque inovação.

Um protótipo é um modelo semi funcional do produto final. Ele pode ser desenvolvido em vários níveis de fidelidade e tem como intuito geral testar e fornecer base para uma validação eficiente do conceito proposto. Os testes podem ser conceituais, estéticos, funcionais, ergonômicos e até mesmo mecânicos.

Fazendo um paralelo com o universo da eletrônica, o Arduino é a nossa principal ferramenta de prototipagem rápida. Com ele, podemos testar ideias e funcionalidades de um circuito e identificar facilmente seus erros.  Com isso, é possível realizar modificações e correções muito mais rápidas e assertivas.

Seja com um Arduino ou com uma impressora 3D, a prototipação é o meio mais seguro para garantir o sucesso e a qualidade do seu produto final.

Imagem 2 - Prototipagem e impressão 3D

Prototipagem rápida: a era da impressão 3D

Antes, os protótipos eram construídos através da usinagem, onde o objeto é moldado a partir da retirada de material. Apesar de apresentar um bom resultado, é um método caro, lento e precisa de maquinários avançados.

O desenvolvimento das tecnologias em impressão 3D revolucionaram o mundo da prototipação como vemos hoje. Com menor tempo de produção, maior precisão e baixo custo, é o principal método utilizado para prototipagem rápida. Diferentemente da usinagem, o processo se baseia na manufatura aditiva. Neste, o material é adicionado, camada por camada até que se materialize por inteiro. 

Neste método, normalmente começamos com uma ideia projetada em 2D e depois a modelamos tridimensionalmente em softwares CAD (desenho auxiliado por computador). O modelo digital construído passa então por outro software chamado fatiador. Este divide o objeto em finas camadas e gera um código com as orientações do eixo XY que guiarão a extrusora para a impressão do objeto. Depois, basta passar este código para a impressora, esperar alguns minutos e seu modelo estará pronto!

Imagem 3 - Prototipagem e impressão 3D

Vantagens da prototipagem com impressora 3D

Tempo
O tempo é um fator crucial no desenvolvimento de um produto. Diferentemente das peças usinadas, que podem levar dias ou até semanas para ficarem prontas, as impressões 3D são finalizadas em questão de horas! Isso nos possibilita averiguar e consertar os erros com muito mais rapidez. Quanto antes se erra, antes se conserta!

Custo
A impressora 3D cria qualquer coisa, e ela pode ser sua por um preço acessível! Seu custo benefício é alto e o preço do investimento se paga facilmente a baixo/médio prazo. O preço é baixíssimo, o material é mais barato, a mão de obra é menos especializada e o desperdício é mínimo. Desta forma, empresas de menor porte também podem se beneficiar de protótipos de alta qualidade, cenário inviável com os antigos métodos convencionais.

Qualidade
Com uma impressora 3D é possível que os protótipos alcancem altos níveis de fidelidade em relação ao modelo real, possibilitando o desenvolvimento de objetos com formas complexas. A qualidade varia de acordo com a precisão da impressora e para garantir o sucesso da impressão, você deve saber  escolher o melhor filamento para você

Porque investir em uma impressora 3D no seu negócio

A necessidade de inovação exige que os processos se tornem cada vez mais ágeis e  precisos. Imagine quantas ideias foram desconsideradas pois eram difíceis demais de serem testadas? Com menos entraves, a criatividade fica mais livre para fluir.

Adquirir uma impressora 3D para a sua empresa é um grande avanço tecnológico. O sucesso de um produto está totalmente associado ao quanto ele pôde ser aperfeiçoado no seu desenvolvimento, nesse sentido, a prototipagem rápida com impressão 3D é uma grande vantagem competitiva.

Gostou de entender o porque prototipar e as vantagens de ter uma impressora 3D na sua empresa? Se deseja começar nesse mundo, a Impressora 3D Anycubic I3 Mega S está disponível para venda em nossa loja. Não fique de fora e garanta a sua agora mesmo!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe