Qual livro de Arduino Comprar? 4

Procurando livros para Arduino ou Raspberry Pi? Aqui na MakerHero você encontra títulos interessantes para quem quer aprender a mexer com essas plataformas, e também para quem já tem um pouco mais de experiência e quer se aprofundar nos estudos.

E para ajudar você na escolha de qual livro de Arduino comprar, criamos esse pequeno guia com os títulos mais indicados para Arduino, mas você vai ver que alguns possuem capítulos envolvendo também Raspberry.

Primeiros Passos com o Arduino – 2a. Edição

  Primeiros Passos com o Arduino

Se você ainda não sabe direito para que serve um Arduino e quer ter mais conhecimentos de programação e eletrônica, o livro Primeiros Passos com o Arduino é um dos mais indicados.

Escrito em conjunto com Massimo Banzi, um dos criadores do Arduino, o livro dá uma visão geral do que é a plataforma, onde os projetos com Arduino podem se encaixar, e aborda itens básicos mas interessantes da utilização, como por exemplo a identificação de portas COM, instalação da IDE e exemplos de programação com leds, botões, sensores, até chegar à itens mais complexos, como o uso de portas PWM.

Arduino Básico

  Arduino Básico

Um dos livros mais abrangentes sobre o assunto, Arduino Básico é dividido em 50 projetos com diferentes graus de dificuldade.

Para cada projeto é apresentada a lista de material, o esquema de montagem e o código de programação acompanhado de uma explicação detalhada sobre a lógica do programa.

Com esse livro você vai aprender não só o básico sobre Arduino, mas também como trabalhar com motores, sensores, contadores, registradores de deslocamento, shields e muitos outros componentes.

Arduino em Ação

  Arduino em Ação

O livro Arduino em Ação  possui um capítulo inicial sobre o Arduino, como instalar a IDE, configuração do ambiente de trabalho e outros pré-requisitos para utilização da placa.

Contém explicações mais detalhadas sobre cada item apresentado, mas é indicado para usuários um pouco mais avançados ou com noções de eletrônica, já que mostra o diagrama esquemático de ligação dos projetos, sem apresentar uma imagem detalhada do circuito em uma protoboard, como é comum em outros livros.

De qualquer forma, é mais uma excelente opção de informação para quem deseja saber um pouco mais sobre o Arduino.

Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi

  Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi

O livro Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi ensina de maneira bem humorada a construção de pequenos projetos usando Arduino e Raspberry para enfrentar um ataque de zumbis em um cenário pós-apocalíptico.

Com ele você vai aprender a montar circuitos geradores para conseguir sua própria energia, sistemas de alarme, monitoração de ambiente e sistemas de comunicação para conversar com outros “sobreviventes”.

São abordados circuitos eletrônicos em geral, como usar peças recuperadas para montar seus circuitos, onde você pode conseguir essas peças (antes ou depois do ataque zumbi) e os capítulos são apresentados com esquemas de montagem, lista de material e explicações detalhadas sobre como testar cada circuito.

Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

4 Comentários

  1. Estou procurando um livro, não precisa ter projetos, mas que explique a arquitetura AVR e as estruturas e sintaxe IDE arduino, e tá dificil

  2. Estamos muito pobres de literatura um pouco mais especializada… Recentemente eu quis saber como e onde o compilador C do arduino gerava efetivamente os códigos de máquina para os diversos processadores. Baixei os fontes open source. É uma verdadeira colcha de retalhos incompreensível. Vasculhei quase tudo e não encontrei aquilo que procurava. Também nada encontrei sobre qualquer literatura a respeito. As minhas questões continuam sem resposta, apesar de sua simplicidade… Por exemplo, aonde e como o compilador C do arduino gera as instruções de máquina para executar um simples comando do tipo x = x + 1; ?????

    1. palavras chaves dos comandos: gcc-avr, avrdude.
      palavras chaves dos conceitos: compiladores, linkers, linguagens de alto nível, assembly

      E finalmente se você entender isto tudo não precisa mais do Arduino. Poderá programar direto com o gcc-avr. Porém usar o IDE Arduino não faz mal algum, já que com ele se pode embutir a AVR-libc.
      Boa sorte.

  3. É difícil saber como dar os primeiros e segundos passos com Arduino. Eu comprei diversos livros; todos foram úteis, mas há muitas coisas repetitivas e incompletas… Assim, eu recomendaria começar com “Programação Com Arduino: Começando Com Sketches” e passar para “Arduino em Ação”. Acho que esses livros se completam!