Raspberry Pi nas empresas Deixe um comentário

Você sabia que é possível utilizar Raspberry Pis nas empresas para atender às demandas computacionais dos seus funcionários?

Esse conceito não é novo: milhares de Raspberry Pis vêm sendo utilizadas no ambiente corporativo ao redor do mundo, durante anos, como thin clients.

Mas o que é um thin client? Ao invés de um computador de mesa poderoso e que gasta bastante energia, que vai ter os seus aplicativos instalados, seus dados salvos no disco rígido e executa todas as tarefas computacionais localmente, um thin client é, geralmente, um computador de baixo custo, otimizado para virtualização da área de trabalho, serviços compartilhados, ou computação em nuvem através de navegadores.

Os thin clients são comumente vistos como mais seguros, acessíveis, fáceis de gerenciar, e melhor escaláveis do que o tradicional computador de gabinete.

E agora eles estão se tornando ainda mais relevantes conforme mais aplicativos são migrados ou já nascem diretamente para serem usados na nuvem. As empresas conseguem ter vantagens porque Raspberry Pis têm um custo inferior, são mais compactos e consomem menos energia, o que contribui também para os objetivos corporativos ligados à ecologia.

Através de uma configuração muito simples, usuários podem trabalhar com email, documentos, planilhas, e apresentações em seus Raspberry Pi 4 ou Raspberry Pi 400, usando as aplicações do Libre Office que vêm junto com o sistema operacional Raspberry Pi OS. Para utilizar aplicativos Microsoft ou Google, é possível acessar as plataformas Office 365 ou Google Workspace pelo navegador Chromium otimizado para Raspberry Pi.

A maior parte das empresas procura por uma solução corporativa pronta. E graças à rede de parcerias bem estabelecidas com a Raspberry Pi, existem muitas opções otimizadas que utilizam Citrix, Microsoft Azure Virtual Desktop, Microsoft Remote Desktop Services, VMWare Horizon e vários outros serviços baseados na computação em nuvem.

Se você gostaria de entender mais como a Raspberry Pi pode ajudar a atender as necessidades computacionais do seu negócio, entre em contato conosco. 

 


Esse post é uma tradução da notícia Raspberry Pi in enterprise, publicada em 08/03/2022 no site da Raspberry Pi. Acesse a versão original em inglês clicando nesse link.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe