Robô Atlas

Robô Atlas Faz Acrobacias Deixe um comentário

O Atlas é criação da Boston Dynamics. É um tipo de robô humanoide que, até pouco tempo atrás, virou meme com suas trapalhadas. Só que tudo mudou de figura com este vídeo recente na qual mostra o robô Atlas fazendo acrobacias.

Robô Atlas: o acrobata

É impressionante visualizar a precisão dos movimentos e a agilidade do robô Atlas. Ele é capaz de dar um mortal para trás!

YouTube video

A história e aplicações

Atlas é um robô humanoide bípede desenvolvido pela Boston Dynamics, com financiamento e supervisão da United States Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Foi projetado para uma variedade de tarefas de busca e salvamento. A divulgação ao público ocorreu em 11 de julho de 2013.

O Atlas foi construído em alumínio e titânico, possui 1,80m de altura, 150kg e é iluminado com leds azuis. Possui dois sistemas de visão – laser rangefinder e câmera estereoscópica, controlados por um computador de bordo. Suas mãos possuem habilidades motoras refinadas. Atlas pode navegar por terrenos acidentados e levantar por conta própria utilizando os seus braços e pernas.

O principal objetivo do Atlas é prover serviços de emergência em operações de busca e salvamento, e realizar tarefas como desligar válvulas, abrir portas e operar equipamentos em ambientes inóspitos. O Departamento de Defesa dos EUA afirmou em 2013 que não tinha interesse em usar o robô para a ofensiva ou defensiva de guerra.

É bacana ver a evolução da robótica, ao mesmo tempo em que é completamente assustador. Imagina o robô Atlas com inteligência artificial. E não é algo distante. Recentemente a Arábia Saudita concedeu a cidadania a um robô humanoide.

Fonte: Youtube

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe