Saiba como funciona o módulo TP4056 Deixe um comentário

Módulo TP4056

No post de hoje vamos mostrar como funciona o módulo TP4056, um carregador de bateria de lítio ideal para quem está montando um projeto alimentado por baterias, tais como aqueles que utilizam ESP8266, ESP32, Wemos e outros.

Módulo TP4056

Usando o módulo TP4056, você consegue carregar a bateria sem retirá-la do circuito, pois o chaveamento entre a alimentação pela bateria ou pela fonte externa é feita automaticamente. Vamos ver como funciona esse módulo?

Estrutura do módulo TP4056

O módulo TP4056 conta com um conector micro USB para alimentação (5 VDC) e leds indicadores de funcionamento e carga. Você pode alimentar o TP4056 tanto pelo conector micro USB como pelas conexões Entrada+ e Entrada- mostradas na imagem abaixo:

Conexões do módulo TP405

Nas conexões do lado direito temos os pinos/conexões B+ e B-, onde ligamos os pólos da bateria, e as saídas OUT+ e OUT- (Saida+ e Saída-), que servem para alimentar o circuito onde o módulo está instalado.

Isso significa que você não precisa remover o módulo para recarregar a bateria, já que como comentamos anteriormente o chaveamento entre a alimentação por bateria ou energia de entrada é feita automaticamente.

Para finalizar, temos na placa o Resistor R3, que pode ser alterado de acordo com a corrente de carga necessária para carregar a bateria. Você pode usar a tabela abaixo como referência:

Tabela conexões resistores/corrente

A tensão de saída do módulo TP4056 é fixa em 4.2 VDC, e a placa conta com circuito de proteção para evitar danos à bateria caso ocorra alguma sobrecarga de tensão ou corrente.

Como usar o carregador de bateria de Lítio TP4056

Usar o módulo TP4056 é muito fácil: basta você conectar a bateria nos pinos B+ e B- (observe a polaridade da bateria) e a carga nos pinos de saída OUT+ e OUT-

Na imagem abaixo temos um exemplo de conexão do TP4056 com o Módulo Wifi ESP8266 ESP-01 por meio de um Adaptador para Módulo Wifi ESP8266 ESP-01.

O adaptador é necessário pois ele já possui um regulador de tensão que vai ajustar a tensão recebida do TP4056 (4.2 VDC) para os 3.3 VDC necessários para que o ESP-01 funcione corretamente.

Funcionamento do carregador de bateria de Lítio TP4056

Durante o uso, verifique o estado dos leds (LED 1 – Vermelho e LED 2 – Azul) do módulo:

  • Vermelho aceso e Azul apagado: Bateria em carga
  • Vermelho apagado e Azul aceso: Carga completa
  • Vermelho piscando e Azul aceso: Bateria não conectada

Como vimos o módulo TP4056 é muito simples de usar e se caracteriza por ser um componente de baixo custo, indispensável na sua bancada e que pode ser adaptado aos mais variados projetos.

Gostou de conhecer o módulo carregador de bateria de lítio TP4056? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou. Para não perder nenhuma novidade, é só seguir a FilipeFlop no Instagram. E não esqueça de participar da nossa Comunidade Maker no Facebook, tem muito conteúdo legal por lá.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe