Sensor de chuva YL-83 19

Se você já montou ou vai montar uma estação de monitoração climática, usando sensores de temperatura, umidade e pressão, agora tem mais um componente à disposição : Sensor de chuva YL-83.
Sensor de chuva YL-83

Este conjunto é formado por uma placa que forma o sensor propriamente dito, com várias trilhas nos dois lados e material resistente à oxidação , que se encarrega de detectar o nível de chuva/umidade do ambiente.

Esta placa, por sua vez, é ligada por meio de 2 fios ao módulo principal, que contém o circuito de controle que vai se comunicar com o microcontrolador. No caso deste post, o Arduino.

O módulo de controle, como podemos ver acima, tem 2 pinos que vão se comunicar com a placa do sensor, e na outra extremidade, 4 pinos de sinal e alimentação : A0 (sinal analógico), D0 (sinal digital), GND e Vcc. A alimentação vai de 3.3 à 5 volts.

A placa também possui, logo acima dos pinos, 2 leds. O da esquerda (verde) permanece apagado quando não há sinal no sensor, e começa a piscar ou permanece aceso quando o sensor é acionado. O led da direita (vermelho), indica que o módulo está ligado :

Detalhe modulo de controle

Existem 2 formas bem simples de se trabalhar com esse sensor. Uma delas é utilizando a saída digital, que simplesmente informa se foi detectada chuva/líquido (saída em nível baixo / low) ou se o sensor está seco (saída em nível alto / high).

Outra maneira, que permite maiores variações, é utilizar a saída analógica, cujo valor vai de 0 a 1023, e dessa maneira dimensionar o que você quer fazer com esse valor, indicando em um painel, por exemplo, se não há chuva, ou se ela está fraca, forte, moderada, etc.

Mas chega de teoria e vamos à prática, mostrando a ligação do sensor e do módulo de controle ao Arduino, juntamente com um display LCD 16×2 :

Circuito sensor de chuva e display LCD 16x2

O programa abaixo lê as informações tanto da saída digital D0 do módulo, ligada ao pino 7 do Arduino, como da saída analógica A0 , ligada ao pino A5 :

No display, é mostrada a indicação de chuva, e se a mesma é fraca, moderada ou intensa :

Sensor chuva e display LCD

As informações sobre o sensor também são enviadas para o serial monitor, caso você não tenha um display à disposição.

Gostou ? Conte-nos sua experiência com este post e visite nossa loja FILIPEFLOP !

Posts Relacionados

19 Comentários

  1. Bom dia amigo!!

    Interessante esse código.
    Você já pensou em implementá-lo do jeito que toda vez que o sensor acusar chuva, ele dê um sinal por exemplo, para acionar um motor e fechar uma janela!?
    Outra ideia, como fazer um loop infinito mostrando no LCD quais portas do Arduíno estão com comando? Por exemplo, canal 1 ATIVADO(pode ser uma lâmpada que recebeu o comando para acender), canal 2 DESATIVADO (motor do sensor de chuva desligado, janela aberta) e por aí vai…
    Abraços,
    Wenderson

  2. Boa tarde. Funcionou em parte. Com o sensor molhado ou não continua mostrando Chuva: Sim.

    1. Boa tarde Ricardo,

      Tente ajustar a sensibilidade do sensor por meio do potenciômetro na placa.

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. Boa Noite,
    Gostaria de saber se posso conectar o Sensor de chuva a algum que componente de módulo Bluetooth, para ai sim trocar informações com o Arduino, e se sim, como.

    1. Boa tarde Suellen,

      É possível sim. Utilize as informações desse post para iniciar : http://blog.filipeflop.com/wireless/tutorial-arduino-bluetooth-hc-05-mestre.html

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. Gostaria de saber qual o melhor sensor de chuva para fazer um Varal Autônomo??

  5. Prezado Adilson,

    Gostaria de saber se o seu sensor de chuva funciona no equipamento que tenho, fabricante DENKOVI, modelo SNMP 8 Relay Module for Temperature Measurement LM35DZ antes de eu comprar.

    Abraço.

    1. Boa tarde Luciano,

      Não conheço o equipamento, mas pelas informações do site do fabricante o módulo SNMP tem portas analógicas e digitais, e o sensor de chuva tem uma saída digital e uma saída analógica, logo deve funcionar sem problemas.

      De qualquer forma, recomendo dar uma olhada no manual do produto neste link: http://denkovi.com/snmp-eight-relay-board-for-temperature-measurement-lm35dz

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Prezado Adilson,

        Vou estudar melhor o equipamento deles.
        Mas obrigado pela agilidade e pelo retorno.

        Abraço.

  6. Olá Felipe, muito bom o projeto, gostaria de saber como seria o desenho esquemático para ligar um motor dc no lugar do buzzer, teria como fazer essa ligação?
    Abraço!

    1. Boa tarde Ariane,

      Obrigado. Dê uma olhada nesse post do sensor infravermelho, que usa um buzzer e você pode usar como base para o seu projeto: http://blog.filipeflop.com/sensores/sensor-infravermelho-arduino.html

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  7. Onde encontro o sensor para adicionar no fritzing?

  8. Você precisa usar >= ou <= nos seus IFs, senão quando o sensor der alguns dos valores limites exatos não entrará em nenhum IF, por exemplo se val_a = 900, não entrará em IF.

  9. Olá amigo! Como ficaria o código/esquemático para se ligar um motor de passo para, por exemplo, chovendo, o motor rode até um fim-de-curso e, parando a chuva, o motor retorne a sua posição original? Grato

  10. Boa tarde. Queria saber como faço pra quando detectar chuva o arduino liguei motor de 5v e qual código usar

  11. Ola amigo, estou precisando de uma solução dessa para acionar um motor de bomba, é o seguinte preciso que esse sensor de chuva desligue a bomba assim que começar a chover, isso sera usado em um climatizador de ambiente, pois qdo estiver chovendo a bomba que desligar, seria possivel tao solução?

    meu tel (16) 99344-3604 claro e whatzap.

  12. Boa tarde Wenderson,

    Legal, obrigado pela sugestão.

    Dependendo do seu projeto, você pode utilizar a própria seção Loop do Arduino :

    void loop()
    {
    if (comando_1 = 1)
    {
    lcd.print(“Canal 1 Ativado”);
    }
    if (comando_2 = 1)
    {
    lcd.print(“Canal 2 Ativado”);
    }

    Abraço.

    Adilson – Equipe FILIPEFLOP

Trackbacks and Pingbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *