Usando um sensor de som para acender a luz batendo palmas 3

Com certeza você já sonhou em acender a luz batendo palmas! Neste post vamos apresentar como é possível construir esse sistema utilizando um  Sensor de Som KY-038 e um relé de estado sólido.

Sensor de som KY-038 possui um microfone que é capaz de detectar a intensidade de som do ambiente. Apesar de não ser capaz de diferenciar sons, ou ainda gravá-los, é possível ter algumas aplicações para a sua funcionalidade. Com um Arduino e um relé de estado sólido, vamos medir a intensidade do som ambiente e, se for muito alto, vamos acender a lâmpada por um tempo determinado.

Vamos precisar dos seguintes componentes:

Tome cuidado com a escolha do relé! Relés de estado sólido feitos para corrente alternada (AC) não funcionam para corrente contínua (DC). Para este caso, como irei utilizar uma carga de AC este relé escolhido é apropriado.

No sensor existem 2 saídas, uma analógica e outra digital. Na saída analógica, conforme varia a intensidade do som, o valor vai variar também. Na saída digital, é definido um nível de som determinado, se for mais alto que esse nível a saída vai ser 1, se for menor, 0. O potenciômetro altera a sensibilidade do microfone, alterando ambas as saídas.

Sensor de som KY-038

Neste projeto, vamos utilizar a saída digital do Sensor de som KY-038. Para isso, é necessário ajustar o potenciômetro para não acionar a saída com o som ambiente mas acionar quando batemos palma. Gire o potenciômetro no sentido anti-horário até o LED da saída digital apagar no som ambiente. Verifique se o LED pisca quando você bate palma, caso não acenda, gire no sentido horário até isso acontecer. Ajuda se você bater palmas mais forte também 🙂

Ajuste do Sensor de Som KY-038

Montagem do circuito com sensor de som

Como estamos utilizando a saída digital do Sensor de som KY-038, vamos utilizar uma entrada digital do Arduino. Apesar de utilizarmos um Arduino Uno no exemplo, poderia ser qualquer outra placa de desenvolvimento.

Circuito sensor de som

IMPORTANTE: Tome muito cuidado ao trabalhar com a rede elétrica! Somente coloque na tomada quando estiver tudo corretamente conectado. Nunca mexa com os fios energizados pois um choque nessa tensão pode causar graves problemas.

Programação para acender uma lâmpada batendo palmas

//Programa para acender as luzes com palmas
int pino_som = 7; //Define o pino que será utilizado para o sensor de som
int pino_rele = 5;     //E o que será utilizado para o rele
boolean rele = HIGH; // Define um booleano para poder usar a operacao NAO

void setup() {
  pinMode(pino_som, INPUT); //Coloca o pino do sensor de som como entrada
  pinMode(pino_rele, OUTPUT);   // E o do rele como saida
}

void loop() {
  int som = digitalRead(pino_som); //Verifica se a saida do sensor esta ativa
  
   if(som){ // Se o som estiver alto
    rele = !rele; //Operacao NAO: Se estiver LOW, passa pra HIGH. Se estiver HIGH passa para LOW
    digitalWrite(pino_rele, rele); // Manda o valor da variavel para o rele
    delay(1000); // Aguarda 1 segundo para não ficar ligando e desligando sem parar
   }
}

Procure entender esse código, ele é bem simples e está bastante comentado para facilitar o entendimento. Nele utilizamos a operação NÃO, que vemos com mais profundidade no post sobre operações lógicas.

Acender luz batendo palma

Nosso blog parceiro, o Arduino e Cia, já fez um post sobre o funcionamento desse sensor, se você desejar ver outra aplicação.

Gostou de aprender como se faz para acender uma lâmpada batendo palmas? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de visitar o fórum da FILIPEFLOP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Obrigado por postar seus projetos já com os códigos, pois isso ajuda a quem está iniciando nesse caminho, e motiva para que possamos continuar e ir cada vez mais longe.

  2. Como poderia fazer esse mesmo esquema sem a utilização do relé, e ao invés da lampada usar um pequeno LED ?

    1. Olá Leonardo!

      No lugar da saída do relé você pode colocar o LED e o resistor. Não precisa nem mudar o código!

      Abraços!

      André – Equipe FilipeFlop