Como gravar sketchs na Lilytiny usando Arduino Deixe um comentário

Gostaria de se aventurar no mundo dos Wearables (ou Circuitos vestíveis)? Há uma placa que você precisa conhecer e vai se surpreender com seu tamanho e suas possibilidades, a Placa Lilytiny Lilypad!

Projeto LilyTiny com ArduinoA Lilytiny é uma ‘irmã mais nova’ da famosa Lilypad Arduino. Possui 25mm de diâmetro e 5mm de espessura. Seu microcontrolador é o Attiny85, um circuito integrado com apenas 8 pinos (semelhante ao CI 555).

Placa LilyTiny FrontalA tensão de operação é 5V, possui 6 pinos de entrada/saída digital, sendo três destes (P2, P3 e P4) também pinos analógicos e dois (P0 e P1) também configuráveis como PWM. O pino 5 é o reset. Também possui entrada para gravação ICSP na parte central, com seis furos.

Placa LilyTiny TraseiraApesar de conter uma porta USB, ela é somente para alimentação da placa. Para gravação de sketchs, você deve utilizar um gravador externo. Neste tutorial, usaremos uma placa Uno R3 para realizar a gravação.

Gravando Lilytiny com Arduino Uno

Para realizar a gravação de sketchs com a placa Uno R3, você vai precisar de:

Software IDE

Para utilizar qualquer versão do microcontrolador Attiny na IDE Arduino, você precisa realizar alguns passos:

– Na IDE Arduino, vá no menu Arquivo -> Preferências…

– Vá em URLs Adicionais de Gerenciadores de Placas, cole o seguinte endereço:

https://raw.githubusercontent.com/damellis/attiny/ide-1.6.x-boards-manager/package_damellis_attiny_index.json

Gerenciador de placas

– Clique em OK.

– Vá em Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de Placas…

Menu Ferramentas

– Localize a seção Attiny e clique em instalar.

Instalaçao placas

Finalizamos a parte inicial de software. Vamos configurar a placa Uno para gravação.

Configuração Arduino Uno

Conecte sua placa Uno ao computador, sem necessidade de conectar sua placa Lilytiny ainda. Selecione na IDE Arduino o menu Arquivo -> Exemplos -> Arduino ISP. Realize o upload normalmente para a placa.

Após o upload, vá em Ferramentas -> Gravador -> Arduino as ISP.

Arduino as ISP

Agora é hora de realizar as conexões!

Conexões físicas Arduino Uno e Lilytiny

Vamos utilizar 5 pinos da Lilytiny conectados ao Uno:

Tabela_Conexão

Para conectar os pinos na Lilytiny, foram utilizadas garras jacaré com jumpers macho-macho para conectar ao Arduino Uno, conforme imagens  a seguir:

 

Projeto LilyTiny

O primeiro passo é gravar o bootloader para garantir que o clock seja internamente 8 MHz (padrão 1MHz). Após realizar todas as conexões físicas, vá em Ferramentas -> Placas -> Attiny 25/45/85.

Seleção placa

Quando clicar novamente em Ferramentas, verá que em Placas haverá algumas opções do microcontrolador. Selecione Attiny 85 e Internal Clock 8 MHz.

Seleção Attiny

Verifique as suas conexões e vá em Ferramentas -> Gravar Bootloader. Caso apareça mensagem de erro, revise suas conexões.

Após gravado o Bootloader, podemos gravar qualquer programa para teste. Usaremos o Blink, apenas trocando o pino 13 por qualquer outro do Attiny, por exemplo 2.

Verifique com um led comum se a gravação foi realizada com sucesso, colocando-o entre o P2 e GND.

Pronto! Agora você pode utilizar sua Lilytiny nos projetos wearables que desejar. Em breve, teremos um tutorial de exemplo para utilização desta pequena e poderosa placa!

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP !

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *