Solucionando os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3

Solucionando os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3 2

Uma impressora 3D, por mais que muitas pessoas pensem que é somente comprar e sair imprimindo o que quiser, é uma máquina com certa complexidade em seu funcionamento. Esses equipamentos possuem diversas características e peças que necessitam de cuidados constantes, manutenções e configurações específicas para que ocorra uma impressão limpa, precisa e correta. Hoje, então, iremos te ajudar a solucionar os principais problemas que ocorrem na Ender-3.

Problema com extrusora da Ender-3

Se olharmos para a impressora 3D, a parte mais importante dela com toda certeza seria a extrusora e, com mais certeza ainda, é a parte que consegue solucionar a maioria dos problemas dentro da impressão 3D.

Figura 1 - Conjunto Extrusora
Figura 1 – Conjunto Extrusora

A Ender-3 é uma impressora muito boa, com uma qualidade em suas peças e que consegue entregar impressões profissionais com um custo relativamente baixo. Apesar disto, existem certas partes que irão causar problemas com o tempo de uso. Para começar a nossa lista, irei citar alguns dos problemas relacionados a estas peças.

Desgaste do eixo da extrusora

A Ender-3 não possui uma guia para o filamento para ele seguir do rolo para a extrusora sem encostar no eixo do motor. A falta dele causa, a longo prazo, um desgaste no fuso, do qual pode fazer perder a precisão no eixo Z.

A resolução é simples e rápida. Você pode imprimir uma guia do filamento direto da sua impressora.

Figura 2 - Guia do Filamento para Ender-3
Figura 2 – Guia do Filamento para Ender-3

Existem diversos tipos de guias e com instalações distintas, você pode escolher a que você achar melhor. Como solução simples, pode-se utilizar o guia da foto acima, o qual é instalado diretamente com os próprios parafusos da extrusora.

Entupimento do guia da extrusora

O entupimento da extrusora ocorre por um único motivo: obstrução da guia do filamento. Os motivos podem ser variados, mas normalmente ocorre pela quebra do filamento dentro da guia, o que acaba obstruindo e causando uma falta de filamento no bico extrusor.

Para sanar este problema você deve retirar a guia dos dois engates rápidos (extrusora e nozzle) e retirar o que está entupindo ela.

Figura 3 - Engate Rápido da Guia da Extrusora
Figura 3 – Engate Rápido da Guia da Extrusora

Lembrando que o engate rápido é relativamente sensível, não utilize muita força para retirar a guia, você deve pressionar o engate rápido em sua ponta de plástico e depois retirar a guia.

Quebra da extrusora

Um dos problemas mais comuns entre usuários de longa data da Ender-3 é a quebra da extrusora. Como ela é uma parte plástica da qual você tem que aplicar uma determinada força para liberar o filamento, com o tempo ela enfraquece até chegar ao ponto que ela irá quebrar.

A forma mais simples para evitar este problema ou resolvê-lo seria a compra de uma extrusora metálica do tipo Reprap para Ender-3.

Figura 4 - Extrusora de Alumínio
Figura 4 – Extrusora de Alumínio

Ressecamento do engate rápido

Este é um outro problema que acontece com os usuários de longa data da Ender-3. Ainda na parte da extrusora, temos o engate rápido, do qual interliga a guia do filamento com a extrusora.

Este problema pode demorar a acontecer, mas é visível que estará rachado e esfarelando o engate. O único jeito seria a substituição da peça. É bem fácil de encontrá-la no mercado também.

Ender-3 nao sai filamento

Este é um tópico que irá render bastante, pois existem MUITOS motivos para que este problema ocorra, mas a maioria deles é de fácil solução.

A impressora 3D está sem filamento

O erro mais comum para este problema é você se esquecer de colocar o filamento.

“Mas não é possível alguém esquecer de colocar o filamento na impressora!”

Muitas das vezes, você está na correria, você configura tudo, coloca o filamento no suporte, puxa ele até a extrusora…. Mas esquece de colocá-lo até o bico extrusor ou esquece de colocá-lo até mesmo na extrusora.

Quebra do filamento ou o filamento acabou

Você ligou a impressora, o filamento está chegando até o bico extrusor, começou a impressão tranquila, primeira camada está ok, mas no meio da impressão ela parou de sair o filamento. Se isto aconteceu, provavelmente quebrou o filamento em algum ponto e a extrusora parou de empurrá-lo ou o filamento simplesmente acabou.

Para resolver esse problema, você retira o filamento de dentro da guia (como ensinado anteriormente) e coloca o filamento novo.

Sobre a quebra do filamento: O filamento pode quebrar por diversos motivos, entre eles filamento antigo, filamento mal armazenado ou filamentos mal manuseados (dobra ou torção do filamento) podem ser a principal causa das quebras. Outro fator é o entupimento do bico extrusor, que iremos abordar posteriormente.

Você deve sempre armazenar o seu filamento em um lugar longe da umidade, longe de fontes de calor e com temperaturas conforme indicado para cada tipo de filamento.

Entupimento do bico extrusor

Este é um problema que não acontece com frequência, mas que certamente irá acontecer com você algum dia.

Com o tempo e com a falta de manutenção, o bico extrusor acaba juntando restos de filamentos queimados que não são extrudados. Juntamente com a sujeira, acaba criando uma crosta de filamento e sujeira, fazendo com que ocorra a diminuição no fluxo do filamento ou, até mesmo, ocorra a interrupção completa no fluxo.

Você terá que limpar o seu bico extrusor, simples e direto. Quando você compra a sua Ender-3, você recebe junto aos materiais uma agulha para efetuar o desentupimento do bico extrusor. Efetue a desmontagem do bico extrusor utilizando a chave de boca que também está inclusa nos materiais da sua impressora e passe a agulha pelo furo de DENTRO para FORA. Certifique-se de que a agulha passe sem dificuldades e que o diâmetro da agulha seja compatível com o bico extrusor.

Figura 5 - Bico extrusor com resíduos de filamento
Figura 5 – Bico extrusor com resíduos de filamento

Evitando o entupimento do bico extrusor: Existem diversos métodos para evitar ao máximo o entupimento do bico extrusor, mas, com toda certeza, o principal deles é não deixar acumular filamento no bico extrusor. Quando você acaba a impressão, normalmente alguns pedaços de filamento extrusado podem ficar presos no bico ou envolto no bico, retirá-lo se faz extremamente necessário. Limpar o filamento antes de utilizá-lo na impressão também é de grande ajuda, e, para isto, existem algumas peças impressas que auxiliam na limpeza do filamento.

Figura 6 - Peça limpadora de filamento
Figura 6 – Peça limpadora de filamento

Existe, ainda, a possibilidade de adicionar um pouco de lubrificante e desengripante juntamente com a esponja deste apetrecho para ajudar a evitar o entupimento do bico extrusor. O arquivo desta impressão se encontra no link do filtro para filamento.

Ender-3 não liga

Você acabou de comprar a sua Ender-3, montou ela, ligou na tomada e ela não respondeu. Se este é o seu caso, fique calmo, pois muita das vezes os problemas podem ser solucionados de forma simples.

A primeira e mais comum solução é relacionada a tensão suportada pela fonte da impressora. As impressoras Ender-3 possuem uma chave seletora para a tensão da rede em sua fonte, de 127V e 220V. Caso você conecte a sua impressora em uma rede 127V e a chave está selecionada para 220V, a impressora não irá ligar. Então tente selecionar a tensão correta e ligá-la novamente.

Se mesmo assim ela ainda não ligou, deve-se verificar se todos os cabos estão conectados corretamente e em seus devidos lugares. Tente ligá-la novamente após a verificação.

O terceiro e último caso, é que o display da sua impressora pode estar conectado de forma errada. Revise novamente os cabos referentes ao display.

Se você seguiu todos esses passos e a sua Ender-3 ainda não está ligando, temos três possíveis defeitos: o seu display está queimado, sua placa de controle está queimada ou a sua fonte está queimada. Primeiramente verifique se a tensão de saída da fonte é coerente com a utilizada pela Ender-3. Caso positivo, ligue a impressora e aguarde alguns segundos (o tempo de inicialização dela) e pressione o botão seletor do display. Você deve escutar o barulho do buzzer da impressora sendo acionado – se não o escutou, o problema está com a placa; se você escutou, o problema está no display.

Dificuldade para nivelar a Ender-3

Este problema é bem fácil de identificar e relativamente simples de resolver. Isto ocorre caso a rosca da porca de nivelamento esteja desgastada ou a porca retentora onde o fuso se apoia esteja desgastada também.

Figura 7 - Porca Niveladora
Figura 7 – Porca Niveladora

Caso isto ocorra, a primeiro instante, retire a cama onde a impressão ocorre e posteriormente, deve-se alternar de posição as 4 porcas de nivelamento com as porcas retentoras e testar para ver se ainda existe o problema. Isto ocorre devido a tolerância dimensional das peças, onde pode ocorrer o encaixe em diferentes combinações de porca de nivelamento e porca retentora.

Caso não funcione, o recomendado é você identificar em qual porca retentora ou porca de nivelamento se encontra o problema e efetuar a troca da peça onde o problema é recorrente.

Cama aquecida da Ender-3 não esquenta totalmente

Existe um problema que pode acontecer com sua Ender-3 que vale a pena ser mencionado que causa perda de eficiência na mesma.

A Ender-3 Pro possui a resolução deste problema, entretanto, a Ender 3 possui a sua ventoinha da placa voltada para a cama aquecida, onde puxa o calor todo da cama para a placa, além de possuir esta ventoinha exposta a restos de filamento.

Figura 8 - Restos de filamentos sobre a placa mãe da Ender 3
Figura 8 – Restos de filamentos sobre a placa mãe da Ender 3

Para evitar ambos os problemas, existe uma impressão de protetor desta fan, disponível no link do Protetor da Fan.

Figura 9 - Protetor da Fan para Ender-3
Figura 9 – Protetor da Fan para Ender-3

E assim você conseguiu identificar e solucionar os defeitos mais comuns com a Ender-3.

Conclusão

Apesar da impressora Ender-3 ser uma excelente impressora, ela pode apresentar alguns problemas e certos componentes externos se fazem necessários para diminuir a degradação da sua impressora. Por sorte, é possível fazer alguns upgrades impressos na própria impressora para sanar uma boa quantidade de problemas na impressora.

Uma boa forma de começar a pesquisar sobre os upgrades é dando uma olhada no Post do Maker Hero Guilherme Razgriz – Upgrades na Creality Ender-3.

Gostou de aprender a solucionar os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3? Deixe um comentário dizendo qual problema já enfrentou e como fez para resolver. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Muito bom e esclarecedor. Parabéns, muito obrigado!

  2. Muito bom saber desses detalhes, estou pensando em comprar uma impessora e agora entendi certos cuidados que devo ter. Muito claro e bem escrito.