Solucionando os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3

Solucionando os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3 17

Uma impressora 3D, por mais que muitas pessoas pensem que é somente comprar e sair imprimindo o que quiser, é uma máquina com certa complexidade em seu funcionamento. Esses equipamentos possuem diversas características e peças que necessitam de cuidados constantes, manutenções e configurações específicas para que ocorra uma impressão limpa, precisa e correta. Hoje, então, iremos te ajudar a solucionar os principais problemas que ocorrem na Ender-3.

Problema com extrusora da Ender-3

Se olharmos para a impressora 3D, a parte mais importante dela com toda certeza seria a extrusora e, com mais certeza ainda, é a parte que consegue solucionar a maioria dos problemas dentro da impressão 3D.

Figura 1 - Conjunto Extrusora
Figura 1 – Conjunto Extrusora

A Ender-3 é uma impressora muito boa, com uma qualidade em suas peças e que consegue entregar impressões profissionais com um custo relativamente baixo. Apesar disto, existem certas partes que irão causar problemas com o tempo de uso. Para começar a nossa lista, irei citar alguns dos problemas relacionados a estas peças.

Desgaste do eixo da extrusora

A Ender-3 não possui uma guia para o filamento para ele seguir do rolo para a extrusora sem encostar no eixo do motor. A falta dele causa, a longo prazo, um desgaste no fuso, do qual pode fazer perder a precisão no eixo Z.

A resolução é simples e rápida. Você pode imprimir uma guia do filamento direto da sua impressora.

Figura 2 - Guia do Filamento para Ender-3
Figura 2 – Guia do Filamento para Ender-3

Existem diversos tipos de guias e com instalações distintas, você pode escolher a que você achar melhor. Como solução simples, pode-se utilizar o guia da foto acima, o qual é instalado diretamente com os próprios parafusos da extrusora.

Entupimento do guia da extrusora

O entupimento da extrusora ocorre por um único motivo: obstrução da guia do filamento. Os motivos podem ser variados, mas normalmente ocorre pela quebra do filamento dentro da guia, o que acaba obstruindo e causando uma falta de filamento no bico extrusor.

Para sanar este problema você deve retirar a guia dos dois engates rápidos (extrusora e nozzle) e retirar o que está entupindo ela.

Figura 3 - Engate Rápido da Guia da Extrusora
Figura 3 – Engate Rápido da Guia da Extrusora

Lembrando que o engate rápido é relativamente sensível, não utilize muita força para retirar a guia, você deve pressionar o engate rápido em sua ponta de plástico e depois retirar a guia.

Quebra da extrusora

Um dos problemas mais comuns entre usuários de longa data da Ender-3 é a quebra da extrusora. Como ela é uma parte plástica da qual você tem que aplicar uma determinada força para liberar o filamento, com o tempo ela enfraquece até chegar ao ponto que ela irá quebrar.

A forma mais simples para evitar este problema ou resolvê-lo seria a compra de uma extrusora metálica do tipo Reprap para Ender-3.

Figura 4 - Extrusora de Alumínio
Figura 4 – Extrusora de Alumínio

Ressecamento do engate rápido

Este é um outro problema que acontece com os usuários de longa data da Ender-3. Ainda na parte da extrusora, temos o engate rápido, do qual interliga a guia do filamento com a extrusora.

Este problema pode demorar a acontecer, mas é visível que estará rachado e esfarelando o engate. O único jeito seria a substituição da peça. É bem fácil de encontrá-la no mercado também.

Ender-3 nao sai filamento

Este é um tópico que irá render bastante, pois existem MUITOS motivos para que este problema ocorra, mas a maioria deles é de fácil solução.

A impressora 3D está sem filamento

O erro mais comum para este problema é você se esquecer de colocar o filamento.

“Mas não é possível alguém esquecer de colocar o filamento na impressora!”

Muitas das vezes, você está na correria, você configura tudo, coloca o filamento no suporte, puxa ele até a extrusora…. Mas esquece de colocá-lo até o bico extrusor ou esquece de colocá-lo até mesmo na extrusora.

Quebra do filamento ou o filamento acabou

Você ligou a impressora, o filamento está chegando até o bico extrusor, começou a impressão tranquila, primeira camada está ok, mas no meio da impressão ela parou de sair o filamento. Se isto aconteceu, provavelmente quebrou o filamento em algum ponto e a extrusora parou de empurrá-lo ou o filamento simplesmente acabou.

Para resolver esse problema, você retira o filamento de dentro da guia (como ensinado anteriormente) e coloca o filamento novo.

Sobre a quebra do filamento: O filamento pode quebrar por diversos motivos, entre eles filamento antigo, filamento mal armazenado ou filamentos mal manuseados (dobra ou torção do filamento) podem ser a principal causa das quebras. Outro fator é o entupimento do bico extrusor, que iremos abordar posteriormente.

Você deve sempre armazenar o seu filamento em um lugar longe da umidade, longe de fontes de calor e com temperaturas conforme indicado para cada tipo de filamento.

Entupimento do bico extrusor

Este é um problema que não acontece com frequência, mas que certamente irá acontecer com você algum dia.

Com o tempo e com a falta de manutenção, o bico extrusor acaba juntando restos de filamentos queimados que não são extrudados. Juntamente com a sujeira, acaba criando uma crosta de filamento e sujeira, fazendo com que ocorra a diminuição no fluxo do filamento ou, até mesmo, ocorra a interrupção completa no fluxo.

Você terá que limpar o seu bico extrusor, simples e direto. Quando você compra a sua Ender-3, você recebe junto aos materiais uma agulha para efetuar o desentupimento do bico extrusor. Efetue a desmontagem do bico extrusor utilizando a chave de boca que também está inclusa nos materiais da sua impressora e passe a agulha pelo furo de DENTRO para FORA. Certifique-se de que a agulha passe sem dificuldades e que o diâmetro da agulha seja compatível com o bico extrusor.

Figura 5 - Bico extrusor com resíduos de filamento
Figura 5 – Bico extrusor com resíduos de filamento

Evitando o entupimento do bico extrusor: Existem diversos métodos para evitar ao máximo o entupimento do bico extrusor, mas, com toda certeza, o principal deles é não deixar acumular filamento no bico extrusor. Quando você acaba a impressão, normalmente alguns pedaços de filamento extrusado podem ficar presos no bico ou envolto no bico, retirá-lo se faz extremamente necessário. Limpar o filamento antes de utilizá-lo na impressão também é de grande ajuda, e, para isto, existem algumas peças impressas que auxiliam na limpeza do filamento.

Figura 6 - Peça limpadora de filamento
Figura 6 – Peça limpadora de filamento

Existe, ainda, a possibilidade de adicionar um pouco de lubrificante e desengripante juntamente com a esponja deste apetrecho para ajudar a evitar o entupimento do bico extrusor. O arquivo desta impressão se encontra no link do filtro para filamento.

Ender-3 não liga

Você acabou de comprar a sua Ender-3, montou ela, ligou na tomada e ela não respondeu. Se este é o seu caso, fique calmo, pois muita das vezes os problemas podem ser solucionados de forma simples.

A primeira e mais comum solução é relacionada a tensão suportada pela fonte da impressora. As impressoras Ender-3 possuem uma chave seletora para a tensão da rede em sua fonte, de 127V e 220V. Caso você conecte a sua impressora em uma rede 127V e a chave está selecionada para 220V, a impressora não irá ligar. Então tente selecionar a tensão correta e ligá-la novamente.

Se mesmo assim ela ainda não ligou, deve-se verificar se todos os cabos estão conectados corretamente e em seus devidos lugares. Tente ligá-la novamente após a verificação.

O terceiro e último caso, é que o display da sua impressora pode estar conectado de forma errada. Revise novamente os cabos referentes ao display.

Se você seguiu todos esses passos e a sua Ender-3 ainda não está ligando, temos três possíveis defeitos: o seu display está queimado, sua placa de controle está queimada ou a sua fonte está queimada. Primeiramente verifique se a tensão de saída da fonte é coerente com a utilizada pela Ender-3. Caso positivo, ligue a impressora e aguarde alguns segundos (o tempo de inicialização dela) e pressione o botão seletor do display. Você deve escutar o barulho do buzzer da impressora sendo acionado – se não o escutou, o problema está com a placa; se você escutou, o problema está no display.

Dificuldade para nivelar a Ender-3

Este problema é bem fácil de identificar e relativamente simples de resolver. Isto ocorre caso a rosca da porca de nivelamento esteja desgastada ou a porca retentora onde o fuso se apoia esteja desgastada também.

Figura 7 - Porca Niveladora
Figura 7 – Porca Niveladora

Caso isto ocorra, a primeiro instante, retire a cama onde a impressão ocorre e posteriormente, deve-se alternar de posição as 4 porcas de nivelamento com as porcas retentoras e testar para ver se ainda existe o problema. Isto ocorre devido a tolerância dimensional das peças, onde pode ocorrer o encaixe em diferentes combinações de porca de nivelamento e porca retentora.

Caso não funcione, o recomendado é você identificar em qual porca retentora ou porca de nivelamento se encontra o problema e efetuar a troca da peça onde o problema é recorrente.

Cama aquecida da Ender-3 não esquenta totalmente

Existe um problema que pode acontecer com sua Ender-3 que vale a pena ser mencionado que causa perda de eficiência na mesma.

A Ender-3 Pro possui a resolução deste problema, entretanto, a Ender 3 possui a sua ventoinha da placa voltada para a cama aquecida, onde puxa o calor todo da cama para a placa, além de possuir esta ventoinha exposta a restos de filamento.

Figura 8 - Restos de filamentos sobre a placa mãe da Ender 3
Figura 8 – Restos de filamentos sobre a placa mãe da Ender 3

Para evitar ambos os problemas, existe uma impressão de protetor desta fan, disponível no link do Protetor da Fan.

Figura 9 - Protetor da Fan para Ender-3
Figura 9 – Protetor da Fan para Ender-3

E assim você conseguiu identificar e solucionar os defeitos mais comuns com a Ender-3.

Conclusão

Apesar da impressora Ender-3 ser uma excelente impressora, ela pode apresentar alguns problemas e certos componentes externos se fazem necessários para diminuir a degradação da sua impressora. Por sorte, é possível fazer alguns upgrades impressos na própria impressora para sanar uma boa quantidade de problemas na impressora.

Uma boa forma de começar a pesquisar sobre os upgrades é dando uma olhada no Post do Maker Hero Guilherme Razgriz – Upgrades na Creality Ender-3.

Gostou de aprender a solucionar os erros mais comuns na impressora 3D Ender-3? Deixe um comentário dizendo qual problema já enfrentou e como fez para resolver. Para mais conteúdos como esse, acesse o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Comentários

  1. Muito bom e esclarecedor. Parabéns, muito obrigado!

  2. Muito bom saber desses detalhes, estou pensando em comprar uma impessora e agora entendi certos cuidados que devo ter. Muito claro e bem escrito.

  3. Boa tarde. Muito boa a matéria. Estou com um problema parecido que até agora não resolvi. A impressão começa normalmente e no meio da impressão para de descer o filamento. Muitas vezes enrosca no trator que empurra o filamento para baixo. Tentei diversas temperaturas e sempre ocorre o mesmo. O que pode ser?

    1. Opa, Muito Obrigado Eduardo 😀
      Bem, por alto fica um pouco complicado de falar com certeza, mas verifica se o seu nozzle está entupido o se apresenta esta possibilidade. Como você disse, pode ter um problema no trator (Acredito que seja a o motor da Extrusora), onde perde a tração que, para resolver, basta dar uma apertadinha para fazer com que a polia fique mais apertada e tracione melhor o filamento. Pode ocorrer, também, de o fluxo estar elevado, fazendo com que o motor empurre mais material do que o nozzle consegue extrusar.
      Se ainda tiver problemas, tente entrar no grupo do Facebook da FilipeFlop para que possamos explorar este problema e tentar resolve-lo. Pode me procurar quando entrar no grupo, sou um dos Moderadores do Grupo e me disponho a auxilia-lo 😀

      Link Grupo Facebook Movimento Maker – http://www.facebook.com/groups/272908123918982/

  4. Rian me da um norte por favor.

    Tenho uma Ender 3 com extrusora de Alumínio.
    Já estou perdendo a paciência de tanto que a engrenagem estala.
    Já toquei o tubo ptfe, os conectores pneumáticos, tipo do pla, testei em temperaturas de 190 a 215.

    Mas nada nada nada resolve, base alinha para o bico ficar na medida extada.

    Ela começa bem e uns minutos depois não para de fazer estalos.

    Já mexi em configurações no cura para ver se melhora e nada resolve.

    Existe algo que estou deixando passar?

    1. Opa Augusto, tudo certo? Vou tentar de ajudar a ter um norte.

      Primeiro de tudo temos que entender o porque de estar estalando e existem alguns motivos e o mais comum é o de a extrusora estar tentando empurrar o filamento, mas o filamento esta apresentando mais resistência do que a extrusora está suportando, fazendo dar os estalos.

      Neste caso, temos dois problemas chave :
      1° e mais comum – O filamento está “Travando”, seja por ter um fluxo muito alto de impressão, temperatura baixa no nozzle, Conectores pneumáticos velhos, Tubo PTFE ou qualquer coisa que possa estar apresentando uma alta resistência.

      2° e não tão comum – A extrusora está “ruim”, ou seja, não está tracionando-o corretamente para empurrar o filamento, causando os barulhos por perda de passos na impressão (Causado por estar apertado de mais). Para isso, verifique se ela está firme, com os parafusos apertados e com o tensor do filamento correto, sem estar apertando de mais e sem estar frouxo de mais. Se estiver muito frouxo, também dará estalos, onde o barulho se dá pela “volta” do filamento, visto que a extrusora não terá tração suficiente para empurrar o filamento, fazendo com que, quando ocorra um acumulo de tensão pelo movimento de empurrar da extrusora, o filamento “escorregue” e crie os barulhos.

      Tenta resolver o problema na extrusora e, caso não consiga resolver, entre em contato novamente que me coloco a disposição para ajuda-lo 😀
      (Se resolver manda aqui também pra eu ficar sabendo haha :p)

      Tem o grupo do Facebook da FilipeFlop, o Movimento Maker, onde você pode entrar para sanar suas dúvidas e me contatar caso não resolva seu problema.

      Link Grupo Facebook Movimento Maker – http://www.facebook.com/groups/272908123918982/

      1. Grande Rian.

        Obrigado pelas dicas.

        Sinceramente já fiz de tudo e até agora está um tormento.

        Troquei os conectores pneumáticos, troquei o tipo de PLA, estou agora imprimindo na base de vidro.

        Testei várias temperaturas e a que menos me deu dor de cabeça e 200 no hotend e 60 na mesa.

        Diminui a velocidade, a retração.

        Mas ela ainda da os estalos.

        Agora o mais curioso é que eu imprimi uma peça pequena e foi tranqüilo, agora estou imprimindo uma grande e ainda está dando estalo, mas bem pouco.

        Troquei o tubo ptfe e nada, bico de impressão kkklkkl

        Irmão, hoje faz 1 mas que comprei a impressora, vou confessar que se eu soubesse que seria um equipamento que me demandasse tanto tempo eu não teria comprado não.

        Enfim, ainda falta 9 parcelas e agora não adianta mais reclamar kkkkkkk.

        Pelo que percebi nela, os estalos pioram se costumo imprimir peças onde se faz necessário a retração com muita frequência.

        O estranho é que a 3 dias estava normal.

        Pelo que vi, existe um kit para dar um power nela.

        Hotend com heartbreaker, extrusora com dual engrenagens, nivelador autômatico.

        São peças baratas, mas confesso que essa mão de obra para poder ter algo que funcione me decepcionou muito meu brother.

        1. Opa, pelo oque você tinha dito anteriormente eu pensei que o problema seria no tensor da extrusora, entretanto, com esta informação de que nas primeiras camadas ocorre a impressão normalmente, acredito saber o que pode estar ocorrendo e já tive este problema (Se for o que estou pensando haha)

          O que acontece, na hora da montagem da impressora, pode ter ocorrido de apertar de mais os parafusos referentes a regulagem do eixo Z. Tente regular os parafusos das roldanas do eixo Z, principalmente a roldana com furo oblongo que se encontra ao lado direito da impressora para evitar de deixar frouxa de mais (deixando a impressora torta) ou deixando apertada de mais (atrapalhando no movimento, gerando esforço maior no motor e sobrecarregando a sua impressora)

          É interessante, também, fazer uma rotina de manutenção (Mesmo a impressora sendo nova), conferindo apertos de parafusos e tensores, lubrificações e limpeza da impressora.

          Se mesmo assim continuar com o problema, me procura pelo grupo do Facebook, que podemos aprofundar mais no seu problema e entrar em conferência para entender melhor o seu problema.

          Apesar deste problema, a Ender-3 é uma excelente impressora, mas por se tratar de impressora 3d, é um maquinário sensível, onde TUDO pode (e vai haha) influenciar na qualidade da impressão, tempo e funcionamento da impressora, fazendo com que um problema possa ser acarretado por múltiplos fatores. Depois de um tempo, com o dia a dia, você vai aprendendo mais e mais com a sua impressora, visto que cada impressora é única, mesmo sendo da mesma marca, cada uma tem a suas “Manias” haha

          Espero ter te ajudado 😛

          1. Rian tudo bem meu amigo

            Hoje eu descobri pro acaso algo que me deixou mais confuso.

            A extrusora pula se eu deixar a retração ligada, cara não entendi mais nada.

            Fiz uma impressão com a retração desligada (FICOU UMA BOSTA) mas ela não deu nem estalo de filamento escampando.

            Até dois três dias atrás estava normal.

            Agora estou fazendo uma outra impressão, mas como não haverá salto de uma parte para outra eu desliguei a retração.

            Mas só Deus na causa irmão…Ta ossssooo demais

            Quando as coisas começam a dar zica eu fico doido de raiva.

          2. Riam tudo bem.

            Poxa havia escrito o maior textão e não enviei kkkkkkkk

            Seguinte, descobri por acaso que o estalo só ocorre se a retração estiver ativada.

            Fiz um teste de impressão sem retração, claro ficou ó uma B mas valeu o teste.

            Não fez um estalo sequer.

            Agora estou imprimindo uma base para o boneco da Chun-Li e fiz umas modificações na base ao modo que não precise de retração.

            Riam vai entender.

            Confesso que tá um ó aprender tudo isso viu

            Depois de puder me enviei um email que te passo meu whats e mando as fotos da impressora irmão.

            humgiga@gmail.com

          3. Opa Augusto, tudo certo?

            Enviei um email para você, para tentar lhe ajudar um pouco nesta questão da ender 3 e fico no aguardo 😀

          4. Boa tarde senhores

            Estou tendo um problema parecido.

            Aqueço o hotend e mando a extrusora enviar material e ela não consegue vencer a resistência do bico (novo). Vi em um comentário que uma engrenagem mais tensionada poderia gerar essa falha. Não compreendo como.
            Pode me ajudar a entender?

          5. Opa Tiago, tudo certo?

            No caso do tensionamento incorreto, tanto para mais quanto para menos, pode acarretar neste problema. No caso do tensionamento excessivo, se pensarmos na polia a grosso modo, ela estaria forçando muito o motor devido a força axial excessiva, o que pode causar perda de passo no motor e atrapalhar no filamento andar. O filamento, neste caso, irá apresentar ranhuras profundas em grande parte das vezes e alteração significativa na secção.

            No caso de tensionar pouco, ocorre que o atrito entre o filamento e a polia seja “pouco” (Em grosso modo de dizer), o que faz o filamento ficar escorregando na extrusora. O filamento, neste caso, não terá marcas definidas da polia extrusora e irá fazer barulhos mais estridentes, representados pela escorregada que o filamento está dando na polia.

            Espero ter te ajudado meu bom, qualquer coisa estou a disposição.

  5. Olá! Ótimos esclarecimentos para manutenção da Ender 3! Peço que me ajude nisso: Tenho duas Ender 3, uma imprime com a temperatura estipulada sempre constante, por exemplo, se coloco 230 graus graus, vai se manter sempre assim, até o final. Contudo, a segunda impressora, com as mesmas configurações no fatiador CURA, a temperatura fica oscilando durante a impressão. Configuro para 230, por exemplo, e durante a impressão fica oscilando, entre 226 a 231, nessa faixa. Isso é normal? Há algo que posso fazer pra manter essa temperatura uniforme durante toda impressão? Agradeço se puder esclarecer isso. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e esclarecimentos! Abraço!

    1. Opa Carlos, tudo certo?

      Essa variação de temperatura não é tão significativa ao meu ver, entretanto, faça teste e observe se tem diferenças entre partes da peça e se a mecânica da peça está comprometida.

      Este seu problema pode estar ocorrendo, ao meu ver, por 2 possíveis problemas: O termostato do bico pode estar com algum problema, seja funcional ou por uma conexão nos cabos que está causando uma interferência na alimentação OU pode ser o termômetro que verifíca a temperatura que está com algum problema funcional, seja causado pela calibração ou ajuste, pro um cabo mau conectado que está interferindo.

      No caso, como eu disse, essa variação na medição não é fora do comum, entretanto, apresenta um mal funcionamento no seu Hotend ou nas conexões do mesmo. Você deve se preocupar caso estas temperaturas alterem a qualidade final da sua impressão, caso contrário, está tudo ok.

      Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida estou a disposição 😀

  6. Olá
    Minha ender 3 está parando a impressão como se tivesse caído a energia.
    Já troquei a fonte e a placa mais continua o problema
    Se poder me ajudar eu agradeço

    1. Opa Julio, tudo certo?

      Neste caso, pode estar acontecendo problemas em diversas partes da sua ender 3. O circuito de proteção da fonte pode estar atuando, a motherboard da sua impressora pode estar aquecendo e reiniciando por conta disto (Dependendo da placa tem circuitos de proteção contra sobrecorrente também) ou diversos outros problemas.

      Como a impressão está se iniciando, eu vou dar um palpite, mas precisaria analisar com mais cuidado a sua impressora para saber qual o problema da sua impressora.

      Meu palpite seria: Como a impressão está se iniciando, verifica a temperatura do hotend e da cama aquecida até o momento da “queda de energia” da sua impressora. Se estiver aquecendo mais do que o que você configurou no seu fatiador, muito provavelmente existe um curto nas conexões do seu hotend ou da mesa aquecida, o que pode estar fazendo o circuito de proteção da ender 3 atue (tanto da motherboard quanto da fonte, por exemplo).

      No mais, como não tenho tantos detalhes, tenta gravar a falha e enviar no grupo da FilipeFlop no Facebook me marcando, que eu tentarei te dar um suporte melhor quanto ao seu problema. O link da pagina é https://www.facebook.com/groups/272908123918982

      Espero ter lhe ajudado e me coloco a disposição para quaisquer dúvidas posteriores 😀