STM32 com IDE Arduino: Primeiros Passos Deixe um comentário

A família de microcontroladores STM32 da STMicroelectronics é projetada para aplicações real-time, baixo consumo de energia, processamento digital de sinais e conectividade. São Microcontroladores de 32-bit e arquitetura ARM® Cortex®-M. Em comparação com a placa Arduino, o STM32 é mais potente embora a curva de aprendizado seja bem maior. Mas como o Arduino e sua IDE são muito disseminados, já existe um suporte para programação de STM32 através da IDE Arduino. Veja na leitura deste post como utilizar STM32 com IDE Arduino.  

Comparação Atmega328p e STM32F103C8T6

Veja abaixo uma pequena tabela comparativa entre algumas características e recursos do STM32 e Atmega328:

Tabela comparativa ATmega328p STM32

Para ir mais a fundo nessa comparação deixo alguns links de datasheet e artigos que podem ajudar:

Datasheet STM32
Datasheet ATmega328
Artigo comparativo Digikey

Já o nível de facilidade para se começar a trabalhar com as duas plataformas é bem diferente. O Arduino já muito disseminado e possui diversos tutoriais na internet. Embora o STM32 seja mais complexo também é possível ter os primeiros passos facilitados através da IDE Arduino.

Configurando a IDE Arduino para STM32

O desenvolvedor Roger Clark desenvolveu uma extensão para IDE Arduino que dá suporte a algumas placas genéricas com STM32, inclusive a Blue Pill, que é vendida na Filipeflop. Entre no repositório da extensão e baixe ou clone em seu computador.

https://github.com/rogerclarkmelbourne/Arduino_STM32

Veja mais informações e instruções deste repositório no Blog do Roger Clark.

A pasta Arduino_STM32 deverá estar na pasta Arduino->hardware do seu sistema operacional. No caso do meu sistema Linux copiei a pasta para /home/giobauermeister/Arduino/hardware.

Estrutura de pastas Arduino

Assim, quando a IDE iniciar, irão aparecer as plataformas de STM32 disponíveis na IDE Arduino.

Conectando a placa com gravador para STM32

O gravador compatível com a placa STM32 serve tanto para carregar firmware como para debugar código. A parte de debug iremos ver em futuros tutoriais.

Gravador STM32 com IDE Arduino

Conecte o gravador na interface SWD(Serial Wire debugging) da placa STM32 como mostrado na ilustração abaixo:

Conexão gravador com STM32

Verifique corretamente os nomes dos pinos impressos tanto no gravador como na placa. Caso a ordem esteja diferente da figura acima, conecte de acordo.

Não é necessário conectar o cabo micro-USB pois o gravador já alimenta a placa adequadamente para gravação.

Após feita a conexão acima conecte o gravador na porta USB do computador.

Selecionando a placa STM32 com IDE Arduino

Abra a IDE Arduino e vá no menu Ferramentas -> Placa -> Generic STM32F103C e no menu Ferramentas -> Upload method -> STLink.

Menu seleção de placa

 

Menu modo upload

Abra o exemplo Blink LED padrão do Arduino e faça apenas uma modificação colocando “PC13” no lugar de “LED_BUILTIN”, assim iremos piscar o LED 13 embutido na placa STM32.

Se tudo der certo o LED 13 irá piscar como abaixo:

LED Piscando STM32

Este tutorial foi apenas uma introdução básica com os primeiros passos utilizando a placa Blue Pill STM32 com IDE Arduino. Nos próximos tutoriais iremos explorar mais sobre STM32. Iremos gravar um bootloader que possibilita carregar programas através do micro USB e também utilizaremos algumas ferramentas do fabricante STMicroelectronics. Fique ligado!

Gostou de usar STM32 com IDE Arduino? Ajude-nos a melhorar o blog comentando abaixo sobre este tutorial. Não se esqueça de visitar o Fórum da Filipeflop!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *