Streaming com Raspberry Pi 31

Apresentamos neste post mais uma sugestão de uso de uma Câmera Raspberry Pi, utilizando-a para executar streaming de vídeo. Com esse projeto você pode transformar o seu Raspberry Pi em um sistema de segurança e/ou monitoração.

Na imagem principal deste post, temos uma imagem do Berry, o nosso peixe-mascote, cuja câmera ficará disponível por alguns dias para que você posso checar o projeto do streaming com Raspberry Pi em funcionamento.

Câmera Raspberry Pi

Para montagem deste projeto de streaming com Raspberry Pi utilizamos, além da câmera, uma placa Raspberry Pi e acessórios básicos como fonte de alimentação 5V/2A e adaptador Wifi. Os programas e procedimentos aqui utilizados foram baseados no post original do Sitepoint.

Streaming com Raspberry Pi

Instalação da câmera no Raspberry Pi

A instalação da câmera no Raspberry Pi é feita conectando o cabo de vídeo no conector CAMERA, com a faixa azul do cabo voltada para o lado do conector ethernet da placa, conforme a imagem abaixo:

Conexão câmera Raspberry Pi

Coloque um cartão micro SD com o sistema operacional e após o carregamento execute o comando abaixo para entrar no Raspi-Config. Nos testes utilizamos o sistema operacional Raspbian (Wheezy) instalado com o Noobs versão 1.5.0 e atualizado posteriormente para a versão Jessie.

sudo raspi-config

Vá até a opção 6 (Enable Camera) e habilite a câmera no Raspbian selecionando ENABLE:

Tela Principal Raspi-Config

Saia do Raspi-config e reinicie o Raspbian para que as alterações sejam efetivadas. Agora atualize o sistema operacional:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

O processo de atualização pode demorar um pouco. Quanto terminar, reinicie o Raspberry.

Instalação do RPi Cam Web Interface

O RPi Cam Web Interface é o programa que vai fazer o streaming com Raspberry Pi e possibilitar o acesso pela rede. Para instalação, digite o seguinte comando:

git clone https://github.com/silvanmelchior/RPi_Cam_Web_Interface.git

Aguarde o download e depois execute os comandos abaixo para definir as permissões necessárias e instalar o software:

cd RPi_Cam_web_Interface
chmod u+x *.sh
./install.sh

Com isso você vai entrar na tela inicial do instalador:

Tela Principal RPi Cam Web Interface

Nessa tela você pode selecionar a pasta onde o software será instalado (Cam subfolder), se o software será iniciado junto com o sistema operacional (Autostart) e o tipo de web server (Apache ou Nginx). Você também bem a opção de mudar a porta de acesso (o padrão é a porta 80), e criar um usuário e senha para acesso à câmera (recomendado).

Altere as opções de sua preferência, depois clique em OK, e selecione Yes para reiniciar o Raspberry. Se você escolheu Yes para a opção Autostart, o led da câmera irá acender assim que o Raspbian for carregado, indicando o correto funcionamento do programa.

Testando o streaming com Raspberry Pi

Antes de acessar o browser, certifique-se de que você já tem o endereço IP do seu Raspberry, que pode ser obtido por meios do comando ifconfig ou hostname -I:

Endereço IP Raspberry Pi

Na imagem acima vemos que o endereço atribuído foi 192.168.0.24. Para ter acesso às imagens da câmera ao vivo, digite esse endereço no browser, seguido da porta escolhida para o web server:

Streaming - Browser

É possível modificar as opções do RPi Cam Web Server Interface clicando em Camera Settings e alterando por exemplo a resolução, o texto informativo, cores, efeitos, rotação da tela, etc.

Camera Settings

Você pode habilitar o envio desse streaming pela internet, alterando as configurações do roteador e liberando a porta do web server para acesso externo.

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentários

  1. Huhauahua muito legal o peixinho de vocês!

    Ótima ideia de projeto, continuem o bom trabalho. Abraço.

    1. Obrigado Carlos! 🙂

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Como posso fazer o mesmo experimento utilizando uma webcam conectada no usb do raspberry pi?

    1. Boa tarde Leandro,

      Nesse link você encontra um tutorial para utilização de Web Cam com Raspberry: https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/webcams/

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. é assim mesmo atransmissão em mesmo em câmera lenta qual a resolução da câmera.

    1. Bom dia Djalma,

      Estamos com muitos acessos nessa página, pode ser essa a causa da lentidão. Quanto à resolução da câmera, é de 5 MP.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. Como fazer com uma webcam usb ????

    1. Boa tarde Carlos,

      Nesse link você encontra um tutorial para utilização de Web Cam com Raspberry: https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/webcams/

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  5. Que câmera é essa que vcs utilizaram? Posso usar uma câmera de algum celular antigo ou depende de alguma configuração especifica da câmera?

    1. Boa tarde João,

      Foi utilizada uma câmera própria para o Raspberry Pi: https://www.filipeflop.com/pd-13ecc0-camera-raspberry-pi.html

      Mas é possível utilizar uma webcam ou alguma outra câmera que se comunique com o Raspberry. Você pode até usar uma câmera de um celular antigo, mas vai precisar montar toda a parte de conexão/programação para que ela seja reconhecida pela placa.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  6. É possível de alguma forma fazer streaming de mais de uma camera? Se sim, podem me dar um norte?

    Abraços e obrigado.

    1. No Linux, para cada câmera instalada (p. ex. com auxílio do programa fswebcam, descrito no link https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/webcams/ , é criado um device /dev/video(X) , onde X é um número sequencial, a partir de 0 (zero).
      Para a primeira câmera o Linux geraria, portanto, o device /dev/video0. Se, além desta, você instalar uma outra numa porta USB, ela será a /dev/video1 , e assim por diante.
      Para usar a que não seja a primeira ( /dev/video0 ) , será necessário usar, na hora de captar, o parâmetro “-d” para você se referir ao device adicional.
      Assim, por exemplo, o comando para utilizar a segunda câmera ficaria “fswebcam -d /dev/video1 -r 1920×1080 imagem.jpg”, admitindo que esta segunda possa suportar a resolução de 1920×1080.

  7. Parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se v. já teve experiência em usar o “motion” com quatro câmeras IP (router).
    A performance da RPI modelo B (512 RAM) suporta a recepção do streaming (ip:porta)?
    Você acredita que até quantas câmeras IP ela poderia tratar? (levando em consideração que a RPI seria dedicada)
    Grato pelo seu tempo.

  8. Opa! Tudo bom??
    Cara, eu estava tentando fazer esse projetinho também, quando instalei o software, ele funciona tudo direitinho, quando tento entrar no ip do meu rasp na porta 80, ele abre o repositório com uma pasta html/, e nela tem um arquivo dizendo que o apache foi instalado com sucesso, etc.

    Você saberia me apontar um caminho para conseguir reproduzir o streaming?

    Valeu galera! Tudo de bom.

    1. Então, eu descobri o problema. Quando eu instalei o RPi_cam, ele não criou a pasta var/www/Rpi_cam. Para resolver eu coloquei a pasta RPi_Cam_Web_Interface no var/www/ e mandei ele instalar novamente, com as permissões de SUDO. Agora está funcionando perfeitamente.

      Muito obrigado por esse post! Eu tentei vários na internet, esse foi o único que funcionou.

      Recomendo!

      1. Para mim também deu certo com a sua dica, obrigado!

  9. Error in RaspiMJPEG:
    Restart RaspiMJPEG (./RPi_Cam_Web_Interface_Installer.sh start) or the whole RPi.

    Por que isso acontesse

    1. Comigo também acontece isso.

  10. Olá bôa noite Srs.eu gostaria de suporte. é quê eu pretendo montar um sistema de monitoramento na minha residencia.eu gostaria de saber se com um respberry pi 3. é possível usar duas câmeras de monitoramento de 8 MP.para monitoramento online via smartphone.gráto.

    1. As câmeras são USB ou você está pensando em usar a raspicam do proprio rapsberry ?

      Matheus Paz Coutinho
  11. Adilson ola …
    qual o processo pra “Você pode habilitar o envio desse streaming pela internet, alterando as configurações do roteador e liberando a porta do web server para acesso externo” agradeço !!!
    ja tentei aki colocar porta 80 e 8080 me explica ai obrigado !!!

    1. Boa tarde Wagner,

      O procedimento vai depender do modelo de roteador que você tem. O que eu uso, por exemplo, tem uma opção chamada “Create Virtual Server”, que tem dois campos: porta (80 ou 8080, por exemplo), e IP (que é o IP de destino, interno da sua rede).

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. A sim obrigado, estou a testar a imagem motioneyeos-raspberrypi2 desde projeto…
        https://github.com/ccrisan/motioneyeos parece ser promissor porem percebi de inicio com pouco tempo ligado esquenta um pocado o RPI!

        abrç!

  12. Tem como interagir essa Streaming com o DIGIFORT ? se sim qual processo ?.

    Obrigado, belo post.

  13. Olá, achei muito bacana o seu post. Gostaria de saber se teve muita latência no seu experimento.

  14. Gostou muito dessa informação, estarei sempre no seu site, inclusive quando tiver postagens de cameras ip, dvr , stand alone, nvr, cameras residenciais, etc.

  15. Muito bom esse site, espero mais novidades essa semana, principalmente, sobre cameras de segurança, dvr, stand alone, e outros assuntos.

  16. Oi, me ajudou bastante, muito obrigado.
    Existe a possibilidade de usar somente a imagem da câmera em outra página ? algum link ?

    Obrigado,

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] publicamos como fazer um streaming com o Raspberry Pi utilizando a Câmera Raspberry Pi e o programa RPi Cam Web Interface. No post de hoje montaremos […]

  2. […] Adquira a sua câmera Raspberry Pi V2 8MP ou a câmera Raspberry Pi NOIR V2 8MP na loja FILIPEFLOP, e vejo o nosso post sobre Streaming com Raspberry Pi. […]

  3. […] internet. No cenário 3, mais complicado, dois elementos devem operar em conjunto – Um sistema com Linux para transmitir vídeo  e um sistema baixo nível (Arduino, por exemplo), para controle dos elementos do robô. Se o […]