Streaming com Raspberry Pi 27

Apresentamos neste post mais uma sugestão de uso de uma Câmera Raspberry Pi, utilizando-a para executar streaming de vídeo. Com esse projeto você pode transformar o seu Raspberry Pi em um sistema de segurança e/ou monitoração.

Na imagem principal deste post, temos uma imagem do Berry, o nosso peixe-mascote, cuja câmera ficará disponível por alguns dias para que você posso checar o projeto do streaming com Raspberry Pi em funcionamento.

Câmera Raspberry Pi

Para montagem deste projeto de streaming com Raspberry Pi utilizamos, além da câmera, uma placa Raspberry Pi e acessórios básicos como fonte de alimentação 5V/2A e adaptador Wifi. Os programas e procedimentos aqui utilizados foram baseados no post original do Sitepoint.

Streaming com Raspberry Pi

Instalação da câmera no Raspberry Pi

A instalação da câmera no Raspberry Pi é feita conectando o cabo de vídeo no conector CAMERA, com a faixa azul do cabo voltada para o lado do conector ethernet da placa, conforme a imagem abaixo:

Conexão câmera Raspberry Pi

Coloque um cartão micro SD com o sistema operacional e após o carregamento execute o comando abaixo para entrar no Raspi-Config. Nos testes utilizamos o sistema operacional Raspbian (Wheezy) instalado com o Noobs versão 1.5.0 e atualizado posteriormente para a versão Jessie.

sudo raspi-config

Vá até a opção 6 (Enable Camera) e habilite a câmera no Raspbian selecionando ENABLE:

Tela Principal Raspi-Config

Saia do Raspi-config e reinicie o Raspbian para que as alterações sejam efetivadas. Agora atualize o sistema operacional:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

O processo de atualização pode demorar um pouco. Quanto terminar, reinicie o Raspberry.

Instalação do RPi Cam Web Interface

O RPi Cam Web Interface é o programa que vai fazer o streaming com Raspberry Pi e possibilitar o acesso pela rede. Para instalação, digite o seguinte comando:

git clone https://github.com/silvanmelchior/RPi_Cam_Web_Interface.git

Aguarde o download e depois execute os comandos abaixo para definir as permissões necessárias e instalar o software:

cd RPi_Cam_web_Interface
chmod u+x *.sh
./install.sh

Com isso você vai entrar na tela inicial do instalador:

Tela Principal RPi Cam Web Interface

Nessa tela você pode selecionar a pasta onde o software será instalado (Cam subfolder), se o software será iniciado junto com o sistema operacional (Autostart) e o tipo de web server (Apache ou Nginx). Você também bem a opção de mudar a porta de acesso (o padrão é a porta 80), e criar um usuário e senha para acesso à câmera (recomendado).

Altere as opções de sua preferência, depois clique em OK, e selecione Yes para reiniciar o Raspberry. Se você escolheu Yes para a opção Autostart, o led da câmera irá acender assim que o Raspbian for carregado, indicando o correto funcionamento do programa.

Testando o streaming com Raspberry Pi

Antes de acessar o browser, certifique-se de que você já tem o endereço IP do seu Raspberry, que pode ser obtido por meios do comando ifconfig ou hostname -I:

Endereço IP Raspberry Pi

Na imagem acima vemos que o endereço atribuído foi 192.168.0.24. Para ter acesso às imagens da câmera ao vivo, digite esse endereço no browser, seguido da porta escolhida para o web server:

Streaming - Browser

É possível modificar as opções do RPi Cam Web Server Interface clicando em Camera Settings e alterando por exemplo a resolução, o texto informativo, cores, efeitos, rotação da tela, etc.

Camera Settings

Você pode habilitar o envio desse streaming pela internet, alterando as configurações do roteador e liberando a porta do web server para acesso externo.

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

27 Comentários

  1. Huhauahua muito legal o peixinho de vocês!

    Ótima ideia de projeto, continuem o bom trabalho. Abraço.

    1. Obrigado Carlos! 🙂

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Como posso fazer o mesmo experimento utilizando uma webcam conectada no usb do raspberry pi?

    1. Boa tarde Leandro,

      Nesse link você encontra um tutorial para utilização de Web Cam com Raspberry: https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/webcams/

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. é assim mesmo atransmissão em mesmo em câmera lenta qual a resolução da câmera.

    1. Bom dia Djalma,

      Estamos com muitos acessos nessa página, pode ser essa a causa da lentidão. Quanto à resolução da câmera, é de 5 MP.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. Como fazer com uma webcam usb ????

    1. Boa tarde Carlos,

      Nesse link você encontra um tutorial para utilização de Web Cam com Raspberry: https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/webcams/

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  5. Que câmera é essa que vcs utilizaram? Posso usar uma câmera de algum celular antigo ou depende de alguma configuração especifica da câmera?

    1. Boa tarde João,

      Foi utilizada uma câmera própria para o Raspberry Pi: https://www.filipeflop.com/pd-13ecc0-camera-raspberry-pi.html

      Mas é possível utilizar uma webcam ou alguma outra câmera que se comunique com o Raspberry. Você pode até usar uma câmera de um celular antigo, mas vai precisar montar toda a parte de conexão/programação para que ela seja reconhecida pela placa.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  6. É possível de alguma forma fazer streaming de mais de uma camera? Se sim, podem me dar um norte?

    Abraços e obrigado.

    1. No Linux, para cada câmera instalada (p. ex. com auxílio do programa fswebcam, descrito no link https://www.raspberrypi.org/documentation/usage/webcams/ , é criado um device /dev/video(X) , onde X é um número sequencial, a partir de 0 (zero).
      Para a primeira câmera o Linux geraria, portanto, o device /dev/video0. Se, além desta, você instalar uma outra numa porta USB, ela será a /dev/video1 , e assim por diante.
      Para usar a que não seja a primeira ( /dev/video0 ) , será necessário usar, na hora de captar, o parâmetro “-d” para você se referir ao device adicional.
      Assim, por exemplo, o comando para utilizar a segunda câmera ficaria “fswebcam -d /dev/video1 -r 1920×1080 imagem.jpg”, admitindo que esta segunda possa suportar a resolução de 1920×1080.

  7. Parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se v. já teve experiência em usar o “motion” com quatro câmeras IP (router).
    A performance da RPI modelo B (512 RAM) suporta a recepção do streaming (ip:porta)?
    Você acredita que até quantas câmeras IP ela poderia tratar? (levando em consideração que a RPI seria dedicada)
    Grato pelo seu tempo.

  8. Opa! Tudo bom??
    Cara, eu estava tentando fazer esse projetinho também, quando instalei o software, ele funciona tudo direitinho, quando tento entrar no ip do meu rasp na porta 80, ele abre o repositório com uma pasta html/, e nela tem um arquivo dizendo que o apache foi instalado com sucesso, etc.

    Você saberia me apontar um caminho para conseguir reproduzir o streaming?

    Valeu galera! Tudo de bom.

    1. Então, eu descobri o problema. Quando eu instalei o RPi_cam, ele não criou a pasta var/www/Rpi_cam. Para resolver eu coloquei a pasta RPi_Cam_Web_Interface no var/www/ e mandei ele instalar novamente, com as permissões de SUDO. Agora está funcionando perfeitamente.

      Muito obrigado por esse post! Eu tentei vários na internet, esse foi o único que funcionou.

      Recomendo!

      1. Para mim também deu certo com a sua dica, obrigado!

  9. Error in RaspiMJPEG:
    Restart RaspiMJPEG (./RPi_Cam_Web_Interface_Installer.sh start) or the whole RPi.

    Por que isso acontesse

    1. Comigo também acontece isso.

  10. Olá bôa noite Srs.eu gostaria de suporte. é quê eu pretendo montar um sistema de monitoramento na minha residencia.eu gostaria de saber se com um respberry pi 3. é possível usar duas câmeras de monitoramento de 8 MP.para monitoramento online via smartphone.gráto.

    1. As câmeras são USB ou você está pensando em usar a raspicam do proprio rapsberry ?

      Matheus Paz Coutinho
  11. Adilson ola …
    qual o processo pra “Você pode habilitar o envio desse streaming pela internet, alterando as configurações do roteador e liberando a porta do web server para acesso externo” agradeço !!!
    ja tentei aki colocar porta 80 e 8080 me explica ai obrigado !!!

    1. Boa tarde Wagner,

      O procedimento vai depender do modelo de roteador que você tem. O que eu uso, por exemplo, tem uma opção chamada “Create Virtual Server”, que tem dois campos: porta (80 ou 8080, por exemplo), e IP (que é o IP de destino, interno da sua rede).

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. A sim obrigado, estou a testar a imagem motioneyeos-raspberrypi2 desde projeto…
        https://github.com/ccrisan/motioneyeos parece ser promissor porem percebi de inicio com pouco tempo ligado esquenta um pocado o RPI!

        abrç!

  12. Tem como interagir essa Streaming com o DIGIFORT ? se sim qual processo ?.

    Obrigado, belo post.

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] publicamos como fazer um streaming com o Raspberry Pi utilizando a Câmera Raspberry Pi e o programa RPi Cam Web Interface. No post de hoje montaremos […]

  2. […] Adquira a sua câmera Raspberry Pi V2 8MP ou a câmera Raspberry Pi NOIR V2 8MP na loja FILIPEFLOP, e vejo o nosso post sobre Streaming com Raspberry Pi. […]

  3. […] internet. No cenário 3, mais complicado, dois elementos devem operar em conjunto – Um sistema com Linux para transmitir vídeo  e um sistema baixo nível (Arduino, por exemplo), para controle dos elementos do robô. Se o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *