Streaming de vídeo com Raspberry Pi Zero W Deixe um comentário

Você já deve ter visto em nosso Blog como gravar vídeos e tirar fotos com a Raspberry Pi e também como fazer streaming de vídeo com o RPi Cam Web Interface. Neste tutorial iremos mostrar mais uma opção de streaming usando MJPG-streamer, onde você poderá visualizar o vídeo de sua Raspberry Pi em tempo real através de um navegador web ou programa como o VLC.

Montagem da câmera na Raspberry Pi

Na loja FILIPEFLOP você encontra as câmeras da Raspberry Pi. Ambas as câmeras já vem com um cabo flat para conexão com o modelo 3. Se você deseja utilizar as câmeras com a Zero W, vendemos a case oficial da Raspberry Pi Zero que acompanha um cabo flat adaptado. Basta conectar a câmera como na figura abaixo.

Case Raspberry Pi Zero W com câmera

Sobre o MJPG-streamer

MJPG-streamer é uma aplicação que “lê” arquivos JPG de webcams compatíveis com Linux-UVC e faz um streaming desses arquivos em formato M-JPEG através do protocolo HTTP. Esse streaming pode ser visto em navegadores Web, VLC e outros softwares. Foi um programa originalmente desenvolvido para dispositivos embarcados com recursos de RAM e CPU bem limitados. É um programa sucessor do UVC-streamer, também uma aplicação para streaming de dispositivos compatíveis Linux-UVC.

Após instalado o MJPG-streamer, e com ajuda de alguns scripts de inicialização, será possível visualizar o vídeo da câmera da sua Raspberry Pi em tempo real através do navegador. Veja abaixo como instalar o MJPG-streamer.

Instalando o MJPG-streamer

Acesse o sistema de sua Raspberry Pi seja via monitor HDMI ou via terminal SSH e clone o repositório abaixo na pasta /home/pi do sistema Raspbian.

Esse repositório é na verdade um fork do projeto original com adição ao suporte a câmera da Raspberry Pi.

Instale os seguintes programas necessários para compilação do MJPG-streamer.

Então inicie a compilação.

Utilizando o MJPG-streamer

Após a compilação você deve notar que temos um binário chamado mjpg_streamer e também alguns plugins .so dentre eles o input_raspicam.so e output_http.so.

Antes de executar o MJPG-streamer, certifique-se de que sua Raspberry está conectada a uma rede Wi-Fi e que a interface de câmera está configurada no raspi-config. Para executar o MJPG-streamer com a câmera da Raspberry Pi utilize os comandos abaixo.

Se tudo ocorrer bem você deverá ver algo do tipo:

Agora abra um navegador e acesse o IP da sua Raspberry Pi na porta 8080. Você deverá ver a página de boas vindas do MJPG-streamer.Tela principal M-Jpeg Streamer

Clique na aba Stream onde você poderá ver o vídeo em tempo real. Você também pode ver o link direto para o vídeo clicando em here como mostrado na imagem abaixo:

Teste de streaming

É possível selecionar a resolução, FPS e qualidade de vídeo como mostrado no comando abaixo:

Também é possível utilizar o programa VLC para visualizar o vídeo. Abra o VLC e selecione o menu Open Network Stream…

VLC

Insira o link direto, já visto acima, no campo de texto e clique em Play. O stream de vídeo deve iniciar logo em seguida.

Streaming de vídeo com Raspberry Pi

Automatizando o  Streaming de vídeo com Systemd

Vamos automatizar os comandos vistos acima utilizando systemd e shell script para que o streaming se inicialize logo após o sistema da Raspberry pi iniciar.

Crie um arquivo de nome start-camera.service com o conteúdo abaixo e coloque-o na pasta /lib/systemd/system

Crie um outro arquivo de nome start-camera.sh com o conteúdo abaixo e coloque-o na pasta /home/pi.

Não se esqueça de tornar o arquivo executável.

Ative o e inicie o serviço com os comandos abaixo:

Pronto! Agora sempre que a Raspberry Pi iniciar, o streaming de vídeo já estará disponível automaticamente.

Com isso você pode integrar os conceitos vistos neste tutorial com Node.js, HTML e criar sua própria interface de uma câmera IP.

Gostou de fazer streaming de vídeo com a Raspberry Pi Zero W? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *