Tinkercad | Modelagem 3D Simplificada 1

Com o Tinkercad a modelagem 3D pode ser simples e divertida. Desenvolvido pensando em pessoas iniciantes na modelagem e impressão 3D, o Tinkercad utiliza um método de de geometria sólida construtiva similar às peças LEGO, onde as criações são feitas a partir de formas geométricas (sólidas ou vazadas), que combinadas podem gerar objetos mais complexos.

Como por exemplo esse R2-D2 que pode ser encontrado na biblioteca de projetos do próprio software:

Personagem R2-D2 em modelagem 3D no Tinkercad

O que é o Tinkercad?

O Tinkercad foi desenvolvido pensando no usuário iniciante, apesar de ser uma ótima opção para agilizar processos de pessoas com mais experiência. Basicamente é um conjunto de ferramentas gratuitas que rodam diretamente no navegador, ou seja, não é necessário qualquer tipo de download ou instalação para utilizar o Tinkercad. Além disso, ele salva os projetos automaticamente e como se trata de um software online, ele também roda diretamente do seu celular ou tablet.

O programa é desenvolvido pela empresa Autodesk®, que possui em seu catálogo softwares mais avançados como AutoCAD e Fusion360. Além da modelagem 3D, no Tinkercad é possível criar projetos de Arduino, eletrônica e programação.

Esse artigo irá focar nos recursos de modelagem 3D, mas você pode conferir nosso conteúdo sobre eletrônica no Tinkercad clicando aqui.

Como acessar o Tinkercad para modelagem 3D?

Para começar a utilizar o Tinkercad, a primeira coisa a fazer é acessar a plataforma através do link. Na página inicial você deverá clicar em “Iniciar Edição” para criar sua conta de forma gratuita. No exemplo a seguir eu criei uma conta pelo email, mas você pode criar sua conta importando as configurações da conta do Google ou Apple.

O processo é bem rápido, só é necessário informar o país, a data de nascimento e efetuar o cadastro da conta (usuário, senha e email):

GIF Mostrando passo a passo do cadastro no Tinkercad

Depois de cadastrar a conta, para iniciar seu primeiro projeto basta conferir se a aba “Projetos 3D” está aberta e então clicar em “Criar novo Design”:

GIF Ensinando a criar um projeto de modelagem 3d no tinkercad

Primeiros passos para modelagem 3D no Tinkercad

A área de trabalho do Tinkercad para modelagem 3D é simples e intuitiva, composta pelo plano de trabalho, onde são feitas as manipulações no objeto e 6 blocos de ferramentas:

Imagem mostrando a área de trabalho e ferramentas de modelagem 3D do Tinkercad

1 – Clicando neste campo você pode alterar o nome do seu projeto. A cada novo projeto o Tinkercad gera um nome aleatório, neste caso o nome gerado foi: Exquisite Migelo.

2 – Ferramentas de gestão do objeto selecionado:

  • Copiar – (Ctrl + C)
  • Colar – (Ctrl + V)
  • Duplicar e repetir (Ctrl + D)
  • Excluir (Del/Delete)
  • Desfazer (Ctrl + z)
  • Repetir (Ctrl + Y)

3 – Nesta seção temos as ferramentas de manipulação da área de trabalho, com as opções de zoom, mudar plano de visualização e deixar a visualização em perspectiva. Geralmente essas ações são feitas direto pelo mouse:

  • Botão direito – Rotação livre dos eixos XYZ
  • Botão esquerdo – Selecionar objetos (Para selecionar mais de um objeto basta segurar a tecla Shift e clicar nos objetos que deseja selecionar)
  • Scroll para cima – Aproximar zoom
  • Scroll para baixo – Afastar zoom
  • Clicar e segurar botão de scroll – Movimentação no plano selecionado

4 – Essa seção contém as seguintes ferramentas:

  • Visualizar/esconder notas (Ctrl + N)
  • Mostrar tudo (Ctrl + Shift + H) (Exibe todos os objetos ocultos. Obs: para ocultar deve-se selecionar o objeto e usar o comando Ctrl + H)

Além de algumas das ferramentas mais importantes do Tinkercad:

  • Agrupar – (Ctrl + G), usada para unir objetos selecionados ou efetuar cortes. Ao selecionar um objeto, a seguinte opção aparece na tela:

Imagem mostrando a opção de objeto sólido e objeto orifício

Para efetuar a união com “Ctrl+H”, todos os objetos devem ser selecionados como “Sólido”. Exemplo de união:

Exemplo de união de dois objetos

E para efetuar cortes, o objeto que será cortado deve estar sólido e o objeto com a forma do corte deve estar selecionado como “Orifício”. Exemplo de corte:

Exemplo de corte com dois objetos

  • Desagrupar – (Ctrl + Shift + G), desagrupar um objeto previamente agrupado (ou desfazer corte). Demonstração das ações Agrupar e Desagrupar:

GIF mostrando as ações Agrupar e Desagrupar

  • Alinhar (L), alinhar objetos selecionados de acordo com o eixo ou plano desejado

GIF Demonstrando a ferramenta Alinhar

  • Espelhar (M), espelha o objeto no eixo desejado.

GIF Demonstrando a ferramenta Espelhar

5 – Essa seção contém ferramentas para serem adicionadas a área de trabalho:

  • Ferramenta plano de trabalho (W), cria um novo plano de trabalho na posição e eixo desejado
  • Ferramenta régua (R ) – insere réguas ao plano de trabalho
  • Ferramenta de notas (N) – Adiciona observações ao plano de trabalho

6 – Essa é a biblioteca de formas do Tinkercad, onde você pode explorar várias categorias para adicionar formas, criar textos e componentes diversos ao seu projeto. Ah, lembrando que para adicionar um objeto ao seu projeto é apenas clicar no objeto desejado e arrastá-lo para o plano de trabalho!

Explorando a biblioteca de modelagem 3D do Tinkercad

Hora de usar sua imaginação!

Apesar de simples, o Tinkercad proporciona um universo de possibilidades para modelagem! E agora que você já conhece suas ferramentas, que tal criar seu primeiro projeto 3D no Tinkercad?

Qualquer dúvida pode usar o campo de comentários abaixo e não esqueça de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

Um Comentário

  1. Nossa, adorei a explicação. Obrigada 👍