Tinkercad o que é, como usar e projetos 3D

Tinkercad: o que é, como usar e projetos 3D Deixe um comentário

Que o universo de impressão 3D é incrivelmente grande, nós já sabemos. Mas você sabia que existe um site que pode te ajudar nos seus projetos de forma simples e rápida? Então, conheça, nesse post, o Tinkercad – um software que vai te ajudar a tirar seus projetos do papel.

Tinkercad: o que é, como usar e projetos 3D

Idealizado pela Fundação Autodesk, o Tinkercad é um software gratuito que tem muitas funções. Você pode utilizá-lo como um software de modelagem, verificar tamanhos de objetos em 3D, entender sobre alguns componentes eletrônicos, dentre outras funções.

Embora ele seja um software perfeito para quem está iniciando no ramo de modelagem 3D, não deixa a desejar quando utilizado por usuários avançados que buscam uma solução rápida para pequenas alterações.

O principal ponto positivo do Tinkercad é a composição de formas mais complexas utilizando formas geométricas mais simples. Além disso, o software lhe permite adicionar componentes eletrônicos pré-modelados em tamanho real em sua modelagem, proporcionando agilidade e muito mais eficiência ao seu projeto.

Tinkercad: o que é, como usar e projetos 3D

Como utilizar o Tinkercad?

Além de ser gratuito, uma das principais vantagens desse software é poder utilizá-lo diretamente do seu navegador. Caso você possua um iPad, existe um aplicativo que pode ser instalado no seu dispositivo. Os modelos compatíveis são:

  • iPad Mini;
  • iPad;
  • iPad Pro com iOS 12 ou superior.

Para acessar o ambiente de trabalho, é bem simples: basta digitar o site https://www.tinkercad.com. Nele, você deverá criar uma conta – caso já possua uma conta autodesk, é necessário apenas realizar o login. Você também tem a opção de utilizar o login por meio da sua conta do gmail.

Tinkercad: o que é, como usar e projetos 3D

Como dar os primeiros passos no Tinkercad?

Para começar seu projeto, você deve criar um novo design. Então, será apresentada a interface da área de trabalho do software.

Tinkercad: o que é, como usar e projetos 3D

A área de trabalho está dividida em seções. Elas ajudam você a se organizar para tornar o processo de modelagem mais ágil, como mostrado na imagem abaixo:

Tinkercad: o que é, como usar e projetos 3D

  1. Sessão onde você pode visualizar sua área de trabalho, adicionar uma régua e também notas ao seu projeto;
  2. O segundo retângulo representa a seção de formas,. Você pode alterá-la para textos e também componentes eletrônicos e adicioná-las à sua mesa;
  3. Nesta seção, você pode fazer a manipulação dos objetos da mesa, alinhar, agrupar, desagrupar ou espelhar;
  4. A quarta seção refere-se à manipulação da área de trabalho. Nela, você pode dar zoom, mudar a vista de visualização, bem como deixar a mesa com uma vista perspectiva;
  5. Aqui podemos fazer a gestão do arquivo, bem como deletá-lo, duplicá-lo e aplicar funções como undo e redo;
  6. Neste campo, você pode alterar o nome do arquivo.

Estas são algumas funções desse software incrível! O Tinkercad permite que você explore um mundo de ideias e facilita que seu projeto saia do papel sem muita dificuldade.

Projetos 3D no Tinkercad

Além de ser um software perfeito para iniciar sua modelagem do zero, o Tinkercad também tem a opção de fazer a importação de modelos 3D prontos para que você possa fazer alterações. Separamos alguns modelos que podem ser alterados no Tinkercad por você:

Agora que você já conhece um pouco mais sobre ele, que tal começar a utilizá-lo e colocar toda a sua criatividade em prática? Crie seu modelo e compartilhe com a gente nas nossas redes sociais.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe