Capa do artigo Como utilizar o Filamento HIPS

Como utilizar o Filamento HIPS Deixe um comentário

Lidar com suportes na impressão 3D sempre foi no mínimo um grande desafio para muitas pessoas, mas já imaginou se eles pudessem ser literalmente dissolvidos como que em um passe de mágica?! Chegou a hora de falarmos sobre como utilizar o filamento HIPS, vamos lá?

Modelo 3D impresso em filamento HIPS em uma impressora.

Desintegrar suportes sem ferramentas? #Comofaz?

Os filamentos solúveis são perfeitos para ocasiões onde precisamos imprimir peças que demandem a utilização severa de suportes, ou seja, vai suporte até mesmo em espaços praticamente inalcançáveis tornando a sua remoção extenuante ou mesmo impossível sem afetar a integridade da peça.

Rolo de Filamento HIPS da eSun.

Maravilha, mas é fácil de utilizar o filamento HIPS?

Dentre as opções de mercado uma das melhores é sem dúvida o filamento denominado HIPS – High Impact Polystyrene (Poliestireno de alto impacto). Ele utiliza a mesma metodologia de trabalho que o filamento ABS utiliza, com temperaturas entre os 220 e 228 Cº e mesa a 110 Cº com velocidade entre 40 e 50 mms para se obter resultados mais adequados.

Posso usar o filamento HIPS em impressora com apenas uma extrusora?

Você não está proibido de usar HIPS ou qualquer outro material solúvel, porém, saiba que isso vai exigir sucessivas pausas cirúrgicas durante a impressão além do expurgo de material do hotend a cada troca o que poderá mais do que quadruplicar o tempo de impressão sem nenhuma garantia de que o resultado será o esperado, por isso sempre recomendo a utilização destes materiais em impressoras com ao menos duas extrusoras.

Como é que a mágica acontece?

Tudo começa no fatiamento, ative sempre a torre de limpeza de bico durante a troca de material entre as extrusoras da sua impressora 3D e não se esqueça de colocar para fazer os suportes a extrusora onde você colocou o HIPS.

Após a impressão para dissolver o HIPS vamos precisar de uma solução chamada “D-LIMONENO”, ela pode ser adquirida facilmente em lojas que vendem solventes ou mesmo em marketplaces na internet.

Lata do solvente d-limoneno.

Feito isso, basta colocar a peça dentro de um recipiente contendo a solução e aguardar! O processo leva entre 35 minutos a 2 dias dependendo da quantidade de suportes, depois você pode reaproveitar a solução passando a mesma por um coador ou peneira retirar os detritos anteriores.

Quais as principais vantagens do HIPS frente ao seu principal “concorrente”?

O HIPS é mais fácil de trabalhar já que o mesmo é Rígido e compatível com praticamente todas as extrusoras do mercado, mesmo as rudimentares MK8

O HIPS possui uma taxa de absorção de umidade similar a do ABS evitando assim a necessidade de maiores cuidados com o mesmo além da baixa taxa de desperdício.

O HIPS em casos excepcionais também pode servir como material para a confecção de peças de sacrifício quando não se tem outro material disponível. E pode ser usado em emergência mesmo em impressoras com apenas uma extrusora.

O HIPS está disponível aqui mesmo na loja da MakerHero com um preço muito acessível!

Gostou de conhecer as incríveis capacidades dos filamentos solúveis? Então não deixe de continuar acompanhando esta incrível jornada pelo universo da impressão 3D aqui no Blog da MakerHero!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe