Trabalhando com filamento PETG Deixe um comentário

O filamento PETG (Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol) é sem sombra de dúvida um dos materiais mais bonitos, resistente a riscos e ainda com ótima resistência mecânica. É sempre uma ótima opção para projetos de diferentes propósitos sejam mecânicos ou meramente decorativos.  No post de hoje vamos fazer com que você já saia trabalhando com filamento PETG!

YouTube video

Um material nobre e de acabamento espetacular merece todo o nosso respeito para assim entregar resultados à altura de sua beleza e resistência. Vamos lá aprender como utilizá-lo? 

IMPRESSÃO COM FILAMENTO PETG

Imprimindo com PETG

PETG é um material de alta viscosidade. Na prática isso se traduz na camada recém impressa não se solidificar em tempo adequado podendo assim o material literalmente “vazar” para as camadas logo abaixo. 

IMPRESSÃO ERRADA FILAMENTO PETG

Caso não exista uma superfície firme o suficiente para que o material possa repousar até se solidificar por completo, podem ocorrer pequenos defeitos estéticos até mesmo graves como a implosão da peça, efeito Ooze e bolhas.

Principais configurações no software de fatiamento para imprimir com PETG

Agora vamos colocar a mão na massa e aprender as melhores configurações para imprimir com PETG. Para exemplificar, vamos utilizar o software Ultimaker Cura.

Altura das camadas

A altura das camadas vai apenas delimitar o quão visíveis ficarão as linhas de impressão e assim como nos demais materiais, irá também impactar na resolução de detalhes menores das peças. Sendo assim tal ajuste fica a seu exclusivo critério; todavia, o exemplo abaixo (0,2 mm) é o valor mais indicado para peças mecânicas, cases e afins.

ALTURA DA CAMADA FILAMENTO PETG

Espessura da parede, base e topo

Devido a natureza do material, este ajuste é importante pois o mesmo tem influência direta sobre os demais. Prefira sempre usar espessuras com ao menos duas vezes a abertura do bico da sua impressora. Isso irá garantir peças mais fortes e resistentes e ainda minimizar o risco de problemas com a solidificação da camada anterior.

Preenchimento

Como foi dito, o PETG é um material de altíssima viscosidade, então utilize preenchimento acima dos 40%, de maneira que cada camada se transforme em uma base sólida evitando assim a implosão do projeto e outros problemas. 

INFILL FILAMENTO PETG

Dica importante: Para vasos e peças ocas é óbvio que você pode e DEVE zerar o preenchimento da peça. 

Temperatura do Material  

PETG é um material que exige uma temperatura um pouco mais elevada, mas sem excessos que poderiam prejudicar a vida útil do Ptfe*(Se aplicável) e do conjunto do hotend como um todo.

Velocidade

Lembrando que este material demora para solidificar, portanto precisamos sim trabalhar com velocidades mais baixas! Lembre-se que não é o conjunto mecânico e nem eletrônico da sua printer que determina a velocidade de impressão da sua peça mas sim o material utilizado! 40 mm/s é a velocidade máxima para ser usada com PETG.

Resfriamento

O cooler secundário no hotend para resfriamento das camadas recém impressas é muito útil no tocante a peças com detalhes bem pequenos, então, aconselho a deixar tal ajuste habilitado nestas situações.

Adesão a mesa 

Este material aceita muito bem ser impresso em mesa fria, desde que se use spray PVP (spray de cabelo). Caso possua mesa aquecida, podemos usar qualquer valor entre 65 e 75 ºC

Dica importante: o Paraíso ou “Disney” da aderência de quem possui uma impressora 3D e ama PLA, PETG e FILAFLEX pode ser visto abaixo… ou em qualquer grande supermercado 🙂

ITENS para trabalhar com filamento PETG

Objetos com boa área de contato em relação a mesa de impressão não precisam de adesão com auxílio de material sendo o skirt mais que suficiente. Nos demais casos, brim para contato mediano a pobre e raft para contato pobre com a mesa. 

Uma vez feitos os ajustes, hora de imprimir!

Trabalho com filamento PETG

E aí, já está trabalhando com filamento PETG? Não deixe de continuar acompanhando aqui no blog essa incrível jornada rumo ao universo da impressão 3D! 

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe