Transforme a Raspberry Pi Zero 2 W em um Beacon Deixe um comentário

Como é de se imaginar, o Bluetooth é uma das tecnologias mais utilizadas para transferir dados sem fio, controlar outros dispositivos e até construir sistemas de automação residencial. Mas você sabia que o Bluetooth também pode ser usado para transmitir qualquer informação para dispositivos próximos para exibir informações importantes, anúncios, ou realizar checkout de maneira fácil e rápida? Sim, isso é possível! Existe um protocolo desenvolvido pelo Google para realizar a tarefa, que pode ser facilmente implantado na Raspberry Pi para torná-la um transmissor Bluetooth Beacon.

Beacon com Raspberry Pi

Neste tutorial você vai conhecer o Bluetooth Low Energy (BLE) e o Bluetooth Beacon, assim como irá aprender e instalar o Eddystone Bluetooth Beacon na Raspberry Pi Zero 2 W para transmitir a URL que desejar.

O que é Bluetooth Low Energy?

O Bluetooth Low Energy, como o nome indica, consome menos energia do que o Bluetooth clássico. Isso é obtido através do envio de dados somente quando necessário, com atualizações periódicas predefinidas. Mas ao contrário do Bluetooth clássico, ele não é usado para transferir arquivos ou músicas. Um dispositivo BLE funciona com Bluetooth V4.0 (ou superior) e pode operar com baixa energia como servidor ou cliente, o que torna o BLE uma excelente escolha para beacons, smartwatches e smartbands. 

Bluetooth Low Energy

De maneira geral, BLE é uma tecnologia projetada para comunicação de curto alcance e é preferida onde a vida da bateria é um fator mais importante do que a alta taxa de dados. A transferência de dados nesta comunicação é unilateral.

O que é e como funciona um Bluetooth Beacon?

Já os beacons são dispositivos capazes de transmitir algumas mensagens para dispositivos eletrônicos próximos. Essa tecnologia permite que os dispositivos portáteis executem algumas ações quando estão próximos ao dispositivo de beacon.

Beacon

Um dispositivo beacon transmite pequenos pacotes de dados em intervalos regulares de tempo, que são recebidos e decodificados pelo aplicativo leitor de beacon instalado em um smartphones. Durante o funcionamento de um beacon, um número de ID é transmitido 10 vezes a cada segundo por meio dos canais BLE. Em seguida, esse número de ID é recebido pelo dispositivo habilitado para Bluetooth e reconhecido pelo aplicativo leitor de beacon. Na sequência, ele o vincula a uma ação, como baixar um aplicativo ou conteúdo armazenado na nuvem, e o exibe no smartphone.

O que é Eddystone Beacon?

Eddystone é um protocolo desenvolvido pelo Google que permite a transmissão de mensagens unilaterais para dispositivos BLE. O Beacon pode transmitir quatro tipos de dados usando o protocolo Eddystone. Eles são os seguintes:

  • Eddystone-URL para endereços de URL de difusão;
  • Eddystone-UID para transmissão de IDs de beacons;
  • Eddystone-TLM para transmissão de telemetria, como temperatura do dispositivo, potência da bateria;
  • Eddystone-EID para segurança.

Existem também outros tipos de beacons como iBeacon que é para dispositivos com suporte iOS, mas Eddystone é apenas para dispositivos Android.

Neste tutorial, usaremos a Raspberry Pi Zero 2 W junto com o Eddystone Beacon e nos concentraremos na transmissão de endereço URL, para que qualquer pessoa possa acessar facilmente as informações transmitidas com a ajuda de seus dispositivos Android.

Materiais Necessários

Para a construção do Bluetooth Beacon Aqui usaremos uma Raspberry Pi Zero 2 W, mas você pode utilizar qualquer modelo da placa que possua BLE. Além disso, é necessário que o Raspberry Pi OS esteja instalado na placa.

Não possui o Raspberry Pi OS instalado na placa? Então confira este tutorial aqui.

Configuração da Raspberry Pi Zero 2 W para o Eddystone Beacon

Para configurar a Raspberry Pi Zero 2 W como um transmissor Bluetooth Beacon é necessário apenas digitar alguns comandos no terminal do Raspberry Pi OS. Veja abaixo:

1. Primeiro é necessário verificar se o Raspberry Pi OS está atualizado. Para isso, use os comandos abaixo: 

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

2. Depois, precisamos habilitar o dispositivo Bluetooth na nossa Raspberry Pi usando o comando abaixo.

sudo hciconfig hci0 up

3. Agora, temos que definir o Bluetooth como dispositivo “anunciado e não conectável” usando o comando abaixo:

sudo hciconfig hci0 leadv 3

4. Os comandos acima fazem com que o dispositivo execute o serviço de transmissão. Agora basta inserir os dados do beacon no comando abaixo que contém informações de quadros diferentes e URL em formato hexadecimal. Execute o comando abaixo para iniciar a transmissão do beacon.

sudo hcitool -i hci0 cmd 0x08 0x0008 19 02 01 06 03 03 aa fe 11 16 aa fe 10 00 01 66 69 6c 69 70 65 66 6c 6f 70 00 00 00 00 00 00 00

Este comando transmitirá a URL https://www.makerhero.com

Para verificar a mensagem transmitida em seu smartphone, baixe o Physical Web ou o scanner Beacon Scanner em seu smartphone Android e inicie a digitalização. Você verá o link transmitido no aplicativo, conforme mostrado abaixo. Clique no link para visitar e abrir o site no navegador.

Beacon com Raspberry Pi

Para transmitir qualquer URL personalizado usando a Raspberry Pi configurada como Bluetooth Beacon, basta converter os caracteres da URL em hexadecimal usando a calculadora de comandos de URL Eddystone e colocá-la no comando acima. O máximo de caracteres que podem ser transmitidos é 16. Se a URL for muito longa, reduza-a usando qualquer serviço de abreviatura de URL.

Aplicações do Bluetooth Beacon com Raspberry Pi Zero 2 W

Abaixo estão alguns exemplos de aplicação para o beacon BLE:

  • Varejo: essa tecnologia pode ser usada para atrair clientes nas proximidades das lojas, anunciando as ofertas e vendas emocionantes.
  • Eventos: pode ser utilizado para facilitar as inscrições em eventos e estádios com fácil check-out de pagamentos.
  • Setor imobiliário: você pode obter todos os detalhes dos imóveis disponíveis perto de você e reservar com um toque.

Existem muitos outros aplicativos que você pode pensar e implementar de acordo com os requisitos.

Então é assim que a Raspberry Pi Zero 2 W pode ser usada para transmitir qualquer mensagem ou URL, convertendo-o em um Bluetooth Beacon usando Eddystone

Gostou do conteúdo?  Para mais sobre os lançamentos do universo maker, acompanhe as novidades no nosso blog


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe