TV HAT Raspberry Pi para TV Digital

TV HAT Raspberry Pi para TV Digital Deixe um comentário

A Raspberry Pi Foundation nos trouxe em Maio deste ano um upgrade para Raspberry Pi que foi a placa Raspberry Pi 3B+. Mas não ficaram por aí, pois a Fundação acaba de lançar a TV HAT Raspberry Pi para TV Digital. Isso mesmo, um shield para receber sinais de TV digital com Raspberry Pi.

Hat para TV Digital Raspberry Pi

Características de Funcionamento da TV HAT Raspberry Pi

A TV HAT Raspberry Pi para TV Digital permite receber transmissões de sinal de televisão digital com uma placa Raspberry Pi. Os padrões de sinais suportados ainda são apenas DVB-T e DVB-T2. Através da placa é possível receber e visualizar TV digital ou criar um servidor de TV que permite direcionar os sinais recebidos para outros dispositivos através da rede de internet. Quando usado como servidor o HAT funciona bem em todos os modelos de Raspberry Pi. Para recebimento e visualização dos sinais de TV recomenda-se usar as placas Raspberry Pi 2, 3 e 3+ para melhor performance.

Características de Hardware

  • Sintonizador de TV: Sony CXD2880
  • Padrões de TV suportados: DVB-T2, DVB-T
  • Frequência de recepção: VHF III, UHF IV, UHF V
  • Largura de banda dos canais:
    • DVB-T2: 1.7MHz, 5MHz, 6MHz, 7MHz, 8MHz
    • DVB-T: 5MHz, 6MHz, 7MHz, 8MHz

A placa acompanha alguns outros componentes para montagem e fixação como pode ser visto na figura abaixo:

Componentes extras HAT TV Digital

Apesar do formato do HAT se assemelhar bastante com a Raspberry pi Zero W, ele encaixa e funciona perfeitamente com os outros modelos também como  Pi 3B+.

Hat TV Digital com Raspberry Pi 3B+

Quando estará disponível no Brasil?

Infelizmente o padrão de TV digital que é usados no Brasil, o padrão ISDB-TB, ainda não é suportado pelo HAT, mas há planos da Fundação suportar os diferentes padrões ao redor do mundo. Veja na figura abaixo quais países usam o padrão DVB-T:

Mapa padrões de TV Digital no mundo

Gostou do HAT para TV Digital com Raspberry Pi? Comente abaixo suas impressões e opiniões sobre este HAT e não se esqueça de postar suas ideias  no Fórum da Filipeflop! Veja também o post original no Blog da Raspberry Pi.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *