Usando a Raspberry Pi 400 como desktop na educação

Usando a Raspberry Pi 400 como desktop na educação 2

A Raspberry Pi 400 é a mais nova versão do mini computador mais querido da galera. Contando com uma placa Raspberry Pi dentro de um teclado, você possui basicamente um “teclado com poder de processamento” à par de um computador de mesa.

Você sabia que essa versão fica muito legal para ser usada na Educação? Que tal aprender mais sobre?

Ensine a programar em Python

A Raspberry Pi, seja ela do modelo Zero ao modelo 400, conta com o sistema operacional Raspberry OS. Nele, podemos criar programas escritos em Python, uma das linguagens de programação mais populares da atualidade.

Usando a Raspberry Pi 400 como desktop na educação

Não à toa, o Python é popular por sua facilidade e praticidade, o que traz um conforto imenso na hora de ensinar futuros makers! O educador aliado com uma Raspberry Pi pode ensinar a programar em Python de forma fácil e intuitiva, juntando as principais funcionalidades da placa com as suas GPIOs, para demonstrar os conceitos e comandos mais usados no mundo do Python!

Para ser avisado quando a Raspberry Pi 400 estiver disponível no Brasil e aqui na MakerHero, cadastre-se aqui:

Raspberry Pi 400 para professores e educadores

Pensando nos professores, a Fundação Raspberry Pi passou a trazer diversos parceiros e cursos que auxiliam na pedagogia aliada às placas Pi. Com isso, obtém-se um patamar educacional superior, que agrega ainda mais na educação de crianças, adolescentes e adultos em relação às principais tecnologias e no mundo da computação.

Os principais cursos gratuitos são:

Infelizmente, estes cursos não possuem tradução para a Língua Portuguesa, deixando a desejar neste quesito. No entanto, aqui mesmo na MakerHero você pode conhecer muito sobre a Raspberry Pi.

Além destes pequenos cursos, existe também um podcast educacional voltado à pedagogia e RPi: o Teaching Computing Podcast! Assim você fica por dentro de como prestar esta educação voltada aos menores.

YouTube video

Conclusão

De forma geral, apesar de a grande maioria do conteúdo ser possível ser feito utilizando uma Raspberry Pi clássica, a Pi 400 facilita e muito na hora da mobilidade e utilização ao acoplar teclado ao restante da placa.

Com isso, você tem mais facilidade em ensinar para crianças (principalmente) sobre o mundo da computação e programação. Para isso, que tal, além de conferir os links anteriores, continuar por aqui no blog da MakerHero? O conteúdo só cresce!

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

2 Comentários

  1. Gostaria de saber quais são as caracteristicas da Placa Pi400? Clock processador e memória?