Vaso de plantas IoT Deixe um comentário

Provavelmente você já deve saber que a surpresa da 11ª edição da BlueBox é um vaso de plantas IoT, para nunca mais deixar uma plantinha triste. Como nunca deixamos o lado nerd de todo maker de fora, o vaso IoT foi desenhado com formas retangulares, no estilo Minecraft.

BlueBox 11: Vaso de Plantas IoT
Figura 1 – BlueBox 11: Vaso de Plantas IoT

Para monitorar a saúde da planta foram usados 3 sensores: temperatura, luminosidade e umidade do solo. As necessidades da planta são apresentadas em um display LCD. Para monitorar a plantinha de qualquer lugar, as informações também ficam disponíveis na plataforma Blynk.

Materiais Necessários

Além dos itens que acompanham a BlueBox, foram necessários alguns materiais extras para realizar a montagem:

BlueBox 11: Materiais Necessários
Figura 2 – BlueBox 11: Materiais Necessários

Além, é claro, de um plantinha para decorar o vaso!

Funcionamento do Vaso de Plantas IoT

Para ligar o vaso de planta, basta conectar o cabo em uma porta USB ou usar uma fonte chaveada DC de 5 V. Ao ligar o vaso , a planta já expressa o que precisa. São sete possibilidades:

  • Feliz – Todos os parâmetros para a planta (temperatura ambiente, luminosidade ambiente e umidade do solo) estão bons. No display a frase “Hum! está tudo perfeito. Obrigada!” aparece.
  • Com sede – A umidade do solo está baixa e a planta precisa de mais água. A frase “Que seeeeeeede! Me dá água?” é apresentada no LCD.
  • Enjoada – A plantinha recebeu mais água do que ela necessita, ou seja, a umidade do solo está muito alta. Quando isso acontece a frase “Argh! Estou enjoada! não quero mais água” aparece.
  • Com calor – Quando a temperatura ambiente está muito alta a frase “ Ai! Que calor! está muito quente” é apresentada no display LCD.
  • Com frio – Quando a temperatura ambiente está muito baixa a plantinha IoT fica com frio. Nesse caso a frase “Brrr! Estou com friiiio” é apresentada.
  • Vampira – Quando a luminosidade ambiente está muito baixa, a planta necessita de mais luz. Nesse momento a planta vira uma vampira e a frase “Cuidado! Sem luz vou virar uma vampira” é exibida no display.
  • Com óculos – Quando a luminosidade ambiente está muito alta, a plantinha IoT precisa de menos luminosidade. Nesse caso a planta fica com óculos escuros e a frase “Olha esse Sol! Cadê o protetor solar?” é mostrada no display.
BlueBox 11: Funcionamento
Figura 3 -BlueBox 11: Funcionamento

Como cada tipo de planta possui necessidades diferentes, é possível também escolher qual planta será usada no vaso IoT:

Umidade mínima (%) Umidade máxima (%) Temperatura mínima (ºC) Temperatura máxima (ºC) Luminosidade mínima (lux) Luminosidade máxima (lux)
Suculentas 15 25 10 30 7.000 40.000
Cactos 10 40 10 30 7.000 40.000
Begônias 40 60 20 28 300 1.000
Rosas 20 50 25 30 7.000 40.000
Espada de São Jorge 20 50 15 30 300 10.000

 

 

No aplicativo Blynk, basta clicar no botão Play para monitorar os parâmetros de umidade do solo, luminosidade e temperatura ambiente de onde quiser.

BlueBox 11: Aplicativo Blynk
Figura 4 – BlueBox 11: Aplicativo Blynk

E então, gostou do projeto da 11ª edição da BlueBox? A próxima edição já está próxima, será lançada no dia 10 de novembro. Fique atento porque as vendas ficam disponíveis apenas durante 48 horas e as unidades são limitadas. Para entender melhor como funciona, acesse a página da BlueBox.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe