Vídeo: Usando Motor Shield L293D Sem Biblioteca 1

No post anterior sobre o assunto já exploramos a utilização do Motor Shield L293D com a biblioteca AF Motor e já conhecemos também um pouco do seu hardware. Hoje o utilizaremos sem a biblioteca. Para controlar o motor shield L293D sem biblioteca, o conhecimento do hardware é fundamental.

Motor Shield L293D – análise do hardware

Na análise do hardware do motor shield L293D, verificou-se que os bits de controle dos motores são originados na saída de um registrador de deslocamento, o 74HC595 (Figura 2).

Motor shield L293D sem biblioteca

Figura 2 – Registrador de Deslocamento 74HC595

O funcionamento elementar deste circuito integrado é gerar uma saída paralelo de 8 bits (1 byte) a partir de uma entrada serial. A entrada serial consiste em 3 pinos: clock (pino 11), latch (pino 12) e data (pino 14).

                O pino 14 é o responsável por enviar os 8 bits que serão gerados na saída do 74HC595, o pino 11 é o clock, onde a cada borda de descida carrega um novo bit de dado e o pino 12 libera estes 8 bits na saída (Q0 a Q7). Sendo estes 8 bits aplicados ao controle dos drivers, o segredo consiste em desenvolver uma função na própria IDE do Arduino, onde o parâmetro é o dado que se deseja enviar para a saída e, por conseguinte, controlará os motores.

Programa motor shield L293D sem biblioteca

O código completo, demonstrando a função e o teste utilizado pode ser visto abaixo.

Para mais detalhes, assista ao vídeo mostrado no início deste post e para download completo dos arquivos utilizados, acesse este link.

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

Um Comentário

  1. Olá Felipe, estou tentando simular este projeto no isis proteus , contudo não estou conseguindo , pois não
    sei como construir a label que alimenta o pino 8 do L293D. Poderia me explicar como construir essa label
    no proteus. Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *