Workshop Arduino para iniciantes – Arduino Day 2018 Deixe um comentário

A loja FilipeFlop, através do articulista Pedro Bertoleti, ministrará o workshop “Arduino para iniciantes: leitura de sensores e manipulação de outputs” no Arduino Day São Paulo 2018. Este Workshop Arduino é destinado àqueles que já ouviram falar do Arduino, porém nunca o viram pessoalmente e também nunca fizeram algum projeto com ele (ou seja, o público-alvo são iniciantes e curiosos do mundo maker).

É um curioso e deseja iniciar sua jornada no mundo maker com Arduino? Seja bem-vindo!

Aprenda Arduino!

Objetivos do Workshop Arduino

Este workshop tem como objetivos:

  • Mostrar aos iniciantes do mundo Maker (e aos curiosos que desejam saber mais sobre) o que é um Arduino e como programá-lo
  • Mostrar como instalar bibliotecas
  • Mostrar como é feito a programação de um Arduino
  • Colocar o programa para rodar no Arduino

Material necessário

Neste workshop, é necessário utilizar o seguinte material:

Programa a ser desenvolvido

O programa a ser desenvolvido neste workshop (para rodar no Arduino) tem como funcionalidade ler os sensores (sensor de distância ultrassônico, um LDR e o sensor de temperatura e umidade relativa do ar) e, mediante o resultado destas leituras, aplicar a seguinte lógica:

  • Se a temperatura estiver acima de 25 graus Celsius, a leitura do LDR indicar ambiente claro e a distância for menor que 30cm, o LED acende.
  • Caso a condição acima não seja satisfeita, o LED apaga.

Em suma, trata-se de um programa simples, que ensina como se faz a leitura de sensores e manipula-se um output (nesse caso, um LED) em função da leitura feita.

Circuito esquemático

O circuito esquemático a ser montado para este workshop pode ser visto na figura 1.

Circuito Workshop Arduino

Código-fonte

O código-fonte do programa pode ser visto abaixo.

Recomendo fortemente ler com atenção a todos os comentários para maior compreensão do programa / experimento do workshop.

Próximos passos

Embora simples, este workshop pode servir de base para projetos mais complexos e totalmente aplicáveis, como por exemplo:

  • Acionar e/ou desacionar um ventilador dependendo da temperatura medida
  • Acionar e/ou desacionar uma carga qualquer quando o LDR indicar ambiente claro (dia) ou ambiente escuro (noite), como iluminação externa de uma casa, por exemplo.
  • Acionar e/ou desacionar um buzzer dependendo da distância medida pelo sensor ultrassônico (sendo uma versão simples de um sensor de estacionamento de automóvel)

Gostou deste post sobre o Workshop Arduino para iniciantes? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *