Este tópico contém respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por  edsonsimplicio 3 semanas .

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor

viconasci_97
    Participante

Montei um circuito que precisa ser alimentado com 5v contínuos mas queria ligar na tomada, que fornece 220v de tensão alternada. Como posso fazer? Não quero usar um carregador de celular por exemplo, pensei em usar um transformador 12v e um regulador de tensão 7805. Mas não sei se este é o melhor jeito.

0

André Rocha
    Moderador

Olá!

Não entendi o motivo de não usar uma fonte convencional, mas você pode tentar usar uma dessas antes do regulador de tensão:

Fonte DC Chaveada 12V 5A Metalica

Abraços!

1+

vinicius.paganoto
    Participante

Se você busca conhecimento básico (pra não querer usar a fonte pronta), alguns pontos pra te auxiliar.

1. Transformadores tem sua saída em CA. esses 12V, são da tensao RMS (tensão media) da senoide. Haverá tensões maiores (tensão de pico que é Vrms*raiz(2). A tensão de saida do trafo é diretamente proporcional a tensao da rede, ou seja, caso ocorra uma variacao dos 220V, isso se reflitirá na saida do trafo, podendo elevar ou reduzir a saida (provavelmente o 7805 absorve a variação);
    2. Antes de conectar ao 7805, precisará retificar e colocar capacitor para retirar o ripple e tornar a tensão proxima a uma tensão CC;
    3. Um dissipador no 7805.

Reguladores lineares (7805) não são componentes eficientes, eles dissipam a diferença de tensão entre entrada e saída na forma de calor.

Como o André disse, partiria para uma fonte chaveada (já que possuem melhor eficiência, tamanho reduzido, saída não susceptível a variações da tensão de entrada) e diretamente para o 5Vcc.

Espero ter ajudado !

1+

revematias32
    Participante

Depende do consumo de amperagem do projeto e se vai ter ponto vivo que pode causar choques elétrico,

mas usaria para pequena corrente resistor e capacitor na entrada da rede alternada, retificava e um diodo zener para manter os 5V . Usaria pouco espaço e componentes mas COM RISCO DE CHOQUE

0

edsonsimplicio
    Participante

Então, eu já usei esta pequena fonte em alguns projetos de automação, usados em automatizador de bombas de irrigação para alimentar pequenos receptores de controle remoto, para ativar a contactora do quadro de comando das bombas, com sucesso. Algo que deve lembrar é que o circuito é o chamado  rabo quente, ou seja, se tocar nele ou no circuito que ele alimenta, levará um choque, como se estivesse colocando o dedo na tomada. Algo que deve observar e é muito importante, é o consumo do equipamento alimentado, que não pode ser maior que 100mA.  Equipamentos com consumo maior que isso não terá seu funcionamento adequado, e nesse caso exigirá obrigatoriamente uma fonte chaveada. OBS: o CI 7805 não precisa de dissipador, pois o consumo é baixo mesmo o equipamento ligado meses a fio.

0
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.