Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  estudante.engenharia.2015 1 mês .

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #91009

    Ola, sou iniciante em arduíno, estou aprendendo para criar projetos na área de engenharia mecânica. Um projeto que tenho se baseia em usar o UNO R3 com sheild controlador de motores( um motor de passo, 2 servos, 2 motores DC), não sobraram muitas portas digitais e sobraram todas as analogicas. Minha idéia é comprar uma ou mais placas programaveis e que permitam se comunicar com o arduíno assumindo as rotinas de controlar um joystick, ascender leds, usar sensor de distância, umidade e temperatura, giroscópio, tela de 16×2 com 12c, wi-fi e gravador SD. Quero uma recomendação do que comprar, preferência pelas placas que possuem alimentação própria. Pode me ajudar? Teria também um tutorial a indicar para programar as placas?

    0
    #91148

    André Rocha
    Moderador

    Olá

    Sugiro você utilizar coisas que usam a comunicação via I2C. Elas usam a porta A4 e A5 do arduino.

    Tem muitas dessas coisas que você citou que utilizam essa comunicação.

    Veja neste post como funciona:

    https://www.arduinoecia.com.br/2018/02/como-conectar-dois-displays-lcd-i2c-arduino.html

    1+
    #91917

    Ok, pesquisei sobre as entradas i2c, cheguei até um link seu e fiz uma compra, para esclarecer, eu havia comprado um Motor shield. Ele é fantástico. Mas para ter mais conexões pesquisei o seguinte: a FILIPEFLOP tem dois modelos muito bons, eu gostei do servo shield e do sensor shield(já adiquirido com vocês). O servo shield trabalha com i2c e é empilhável(parece ser muito útil), mas como estou começando comprei o sensor shield V5.0 com vocês, ele parece fazer tudo isso que mencionei, mas provavelmente terei que abandonar o Motor shield por hora ou comprar o driver ponte H l298n . Estou com muitas dúvidas, primeiro não tem tutorial em lugar algum do sensor shield V5.0, segundo, como conectar o LC STUDIO sd card no sensor shield v5.0, só há tutoriais para ligar direto ao uno, sigo as instruções de ligação no uno ou posso conectar direto dispensando os diodos ou resistores do tutorial de vocês? Posso ligar nele o motor de passo com uldn2003 nos pinos digitais? para que serve a porta APC220? posso comprar com vocês a ponte H l298n e ligar nele? pois isso seria perfeito! Qual fonte externa comprar para essa placa? Não diz a voltagem no site, tenho uma de 12v 5A. A coisa boa é que já liguei um display i2c nela e funcionou perfeitamente estou configurando os servos e em breve o DHT 11. É uma ótima placa custo benefício para iniciantes como eu! Mas falta tutorial do uso das portas.

    0
    #92075

    Para que você entenda melhor seguem fotos do projeto.

    Aqui com motor shield, mas foi trocado pelo sensor shield, é um modelo experimental apenas para aprendizado.  aos oucos vou adicionando sensores, conforme falei pretendo colocar um wifi, ou Bluetooth e o giroscópio, nem todos posso ligar ao mesmo tempo, com a dica do i2c melhorou um pouco, também fiz uma bancada de teste.

    o projeto ficou parecido com o smart car.

    1+
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.