Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Giovanni Bauermeister 2 anos .

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #65351

    Carlos
    Participante

    Olá !

    Eu gostaria de expandir o conceito e utilidade do excelente artigo “Controle e Monitoramento IoT com NodeMCU e MQTT”, apresentado no Blog FelipeFlop.

    Tenho afinidade com programação, mas quase zero com HTML.

    Eu pretendo desenvolver uma aplicação Web no NodeMCU do tipo programação diária / semanal / mensal para ligar um dispositivo onde imagino que menus do tipo pull-down selecionando dia do mês, além de outros menus para selecionar em que períodos do dia o dispositivo controlado deve ser ligado. Alguns feedbacks como estado da planta do dispositivo (3 ou 4 sensores) e histórico (últimos 30 dias) deverão ser também apresentados.

    Em um primeiro momento esta aplicação seria 100% restrita ao NodeMCU atuando como servidor da aplicação. Em um segundo passo gostaria de também disponibilizar o controle da aplicação de qualquer lugar via MQTT.

    Venho perguntar sobre dicas de quais as ferramentas (independente se freeware ou não) que melhor me ajudariam a construir uma aplicação Web para o NodeMCU, como descrita acima ? Não almejo páginas elaboradas e “bonitas”, apenas funcionais.  Dado o meu nível baixo de conhecimento em programação Web, penso que ferramentas do tipo “what you see is what you get” seriam mais adequadas.

    Grato antecipadamente por qualquer dica.

    #66438

    Olá Carlos!
    Legal a sua ideia!

    Nos projetos que já desenvolvi com páginas web e NodeMCU/Raspberry Pi, utilizei basicamente HTML, CSS e javascript. Você terá que aprender pelo menos o básico desses 3.

    Veja alguns projetos que já fiz utilizando página web com ESP8266:

    Como controlar fita de leds por wifi usando ESP8266

    Biblioteca Arduino: Robô com NodeMCU controlado via celular – Parte 2

    ESP8266: Gravando dados permanentes na memória Flash

    Tem também algumas ferramentas como bootstrap que facilitam bastante na criação de páginas com elementos tipo, botão, menus, etc… Dê uma olhada nos exemplos e tente reproduzi-los: https://getbootstrap.com/docs/4.1/examples/

    Indo mais a fundo você tem os frameworks de javascript: React, Vuejs, Angular, etc…

    Tem muito curso na internet, tanto gratuito como pago. Pesquise no Google “web front end development course”.

    O Douglas Zuqueto também manja muito dessa parte e sempre está ativo nos grupos de facebook e no github dele: https://github.com/douglaszuqueto Dê uma olhada nos exemplos que ele tem lá.

    Depois seria interessante também aprender back end, linguagens de server side como Nodejs, etc…

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.