Este tópico contém respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por  André Rocha 2 meses .

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #63793

    sisrev
    Participante

    Prezados

    Fiz todos os passos do display

    No Seu Blog: Como conectar o Display LCD TFT 3.5″

    .
    Funcionou tudo certinho, agora como eu faço para desintalar e voltar a usar o monitor grande ?

    Ari

     

    • Este tópico foi modificado 1 ano atrás por  sisrev. Motivo: corrigir texto
    0
    #64034

    Tente esses comandos:

    cd Elecrow-LCD35
    sudo ./Elecrow-LCD35 hdmi

    Depois diga pra gente se funcionou, por favor. 🙂

    Abraço!

    Adilson

    6+
    #86834

    samuvaz
    Participante

    <div class=”gravatar-wrapper media-left”></div>
    <div class=”comment-body media-body”>
    <div id=”div-comment-627794″ class=”comment-content”>

    Olá Adilson!

    Adquiri um outro display que chegou hoje (igualzinho esse do tópico, de 3.5″). Ele veio com o cabo flat rasgado em uma trilha. Descobri posteriormente que se tratava da linha do Touch-Screen (pois instalei o display conforme seu tutorial e todas funcionalidades estavam funcionando normalmente, menos a função Touch). Eu soldei um fiozinho unindo os contatos (lixei o a fita pra remover a resina e expor o contato, enfim, fiz tudo bem feitinho), porém, apesar de a função Touch apresentar movimento e tal após esse reparo, não está sendo possível operar a função Touch pois seu comportamento está estranho, abre área de seleção quando tocamos a canetinha na tela (impedindo portanto de clicar em ícones), não chega nos cantos e, quando conecto algum outro periférico, a coisa lasca de vez, aparece, no lugar da flechinha padrão de nossos mouses,  um ícone de um papel escrito ao lado de uma mãozinha com dedo indicador, com as dimensões semelhantes ao da flechinha (o ícone de papel escrito lembra muito aquele que simboliza caixa de texto no Word e no Powerpoint, a “mãozinha com dedo indicador” é o mesmo que aparece quando vamos clicar em links (e/ou hyperlinks, não sei qual é a designação técnica adequada)), não é possível clicar em nada mais e só é possível reiniciar abrindo o terminal com atalho de teclas “ctrl + alt + t” e dando o comando $ sudo reboot (deve ter outros) e, algumas vezes, nem abrir o terminal conseguimos, daí só tirando da tomada mesmo 🙁
    Você (ou alguém) já passou por esta situação?
    Saberia me explicar o motivo desse “bug”? Como realizar o reparo, e, em sua opinião,  devo tentar arrumar ou ficar satisfeito com todas as outras funcionalidades, que estão em pleno funcionamento. Opero minha maravihosa Rasp 3 B+ Anatel com meu simpático miniteclado bluetooth normalmente no display de 3,5″. Portanto, pensando friamente, a função perdida não é essencial e muito melhor operada pelo Touchpad do miniteclado.
    OBS: testei os contatos por continuidade e estão todos OK, não soldei contatos adjacentes entre si nem nada, tudo certinho.

    Abs

    Samuel Vaz

    </div>
    </div>

    0
    #86898

    samuvaz
    Participante

    Boa tarde!

    Com o auxílio de um microscópio caseiro, que fiz utilizando a lente de um led e um celular, consegui ver o que estava causando problema no circuito: eu usei aquelas soldas em pasta, e, não “derreteu” adequadamente (neste caso, o termo mais adequado possivelmente seria “solidificou”, visto que é uma pasta que endurece e não um estanho sólido que “amolece” (se liquefaz), o processo é inverso nessa pasta).

    Lições aprendidas:

    1- Ao comprar esse display ou qualquer outro hardware cujo cabo flat esteja vulnerável e/ou exposto, faça um acabamento em epóxi (Araldite), com fita isolante ou qualquer outra forma de isolamento que lhe parecer eficaz e esteticamente adequado na(s) aresta(s) onde se verifica a exposição deste sensível condutor;

    2- Só use solda em pasta se puder usar soprador térmico de maneira que não esquente ou dessolde outros componentes adjacentes e, principalmente, não danifique o equipamento, que no caso era um display, certamente não toleraria o calor do soprador, então esquentei com ferro de solda, mas como podemos ver, não foi eficaz;

    3- Se teve um problema no hardware e, após o reparo (ou tentativa de reparo) o software apresentar problemas, provavelmente o problema está no reparo. Eu investi bastante tempo mudando o software controlador do display, sempre com o mesmo resultado, então, obviamente o problema estava n reparo.

    4- Faça um microscópio caseiro, ele te auxiliará muito, especialmente quando estamos trabalhando com trilhas de condução muito estreitas e próximas e também com componentes SMD. É muito simples, pegue um diodo laser ou mesmo aqueles laser que custam 5 reais, desrosqueie e retire a lente que tem nele. Essas lentes possuem um concavidade em todo perímetro da sua circunferência, com espessura de uns 2mm. eu utilizei 2 resistores para adaptar uma espécie de abraçadeira, uma estrutura análoga à armação de óculos (com a diferença que estamos usando apenas 1 lente), cujo objetivo é obter 2 hastes para fixação longe da lente. As imagens são incríveis, conseguimos ver detalhes microscópicos de um fio de cabelo, que ficam com o diâmetro aproximado de um fio 18 awg através desta lente. Será muito útil também para compartilhar as imagens nos fóruns, quando tiver problemas. Um especialista conseguirá ver muito bem o problema em posse destas imagens.

    Em anexo uma foto do meu “microscópio” e uma foto do local onde está rasgado o cabo flet. Infelizmente a foto não apresenta a mesma nitidez que observamos ao fazer uma verificação sem tirar foto ou filmar, apenas fazer varreduras com a câmera ligada, pois minhas mãos são trêmulas, mas é possível ter uma ideia do aumento e da eficiência do processo e também obter fotos e/ou filmagens incríveis com um dispositivo estático, como um tripé, ou mesmo alguém que tenha mãos bem firmes.

     

    Abs

    Samuel Vaz

    1+
    #87028

    André Rocha
    Moderador

    Olá Samuel!

    Curti esse seu microscópio aí. Você poderia fazer um post no nosso blog sobre ele?

    Na verdade, temos um programa de articulistas para o nosso blog. Dá uma olhadinha aqui:

    Maker Hero

    Você iria curtir escrever uns posts para o nosso blog e ainda ganhar uns benefícios? 🙂

    0
    #88001

    clodoaldojf
    Participante

    Como faço para ligar o LCD e o HDMI juntos? Deixar os dois funcionando, tanto a tela de LCD quanto a HDMI.

    2+
    #88417

    André Rocha
    Moderador

    Olá!

    Parece que esse cara resolveu seu problema:

    https://github.com/AndrewFromMelbourne/raspi2fb

    Se conseguir fazer funcionar, avisa aí!

    Abraços!

    0
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.