Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Hernandes 3 semanas .

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

emaildosjoguinho
    Participante

Olá, meu nome é Gabriel e estou montando um circuito para acender as luzes do meu quarto batendo palmas. Utilizei o sensor de som KY-038. No entanto, estou com um problema que torna o uso do circuito desagradável. O sensor apresenta sensibilidades diferentes dependendo do estado do circuito.

O circuito:

montei tudo em uma protoboard ligando os componentes com jumpers. Usei um arduino nano, com um pino ligado (com um resistor) à base de um transistor BJT. Ele servia para acionar um relé 5V. O sensor de som foi ligado nos 5V do arduino e no GND, com a saída DIGITAL ligada numa porta do arduino. O circuito foi alimentado pela porta USB do meu computador, mas também testei com uma fonte de carregador de celular (liguei na usb dela).

O problema:

quando eu fui testar o circuito, ele respondia às palmas, mas sua sensibilidade mudava quando o relé era acionado. Assim que o relé ligava, a luz de energia do sensor de som ficava um pouco mais fraca e sua sensibilidade aumentava. Portanto, era preciso bater palmas mais forte para ligar o relé do que para desligá-lo, e às vezes era preciso até chegar mais perto do microfone para obter resposta. Deixei a sensibilidade no maior valor possível, limitado pela situação do relé ligado. Mexi um poucos nos fios e troquei alguns suspeitando de mau contato mas não achei nada errado.

Se alguém conseguir descobrir a causa do problema, ou achar uma solução que o contorne, ficarei muito agradecido.

Hernandes
    Participante

teria como você disponibilizar o esquematico do circuito para que possamos dar uma olhada ?

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}