Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  André Curvello 3 meses .

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor

filippo
    Participante

Olá pessoal,

Implementei o excelente artigo do André Curvello (https://www.filipeflop.com/blog/programacao-esp8266-ota-wifi/), o sketch compilou e gravou sem problemas e no monitor serial apareceu o IP, no meu caso 192.168.0.194. Porém a IDE do Arduino não mostra o endereço IP na lista de portas mesmo reiniciando o programa conforme dica do André. Uso o Windows 10, IDE Arduino 1.8.8 e NodeMCU ESP8266-12 V2 da Robocore. Alguma ideia que possa me ajudar?

0

André Rocha
    Moderador

filippo
    Participante

Olá André,

obrigado pela resposta, mas o problema não é com o sketch, o problema é que depois de tudo certo inclusive recebendo o IP conectado no monitor serial, reabrindo a IDE, em ferramentas => Porta, não aparece a porta de rede com o IP obtido. Já tentei de tudo mas essa porta não aparece. Pesquisei na internet e tem muitos relatos desse problema, mas nenhuma solução.

0

Filipe
    Participante

Opa, tive problema semelhante com um projeto de automação residencial com o ESP.
    Eu resolvi da seguinte forma:
    1. Procurei me certificar que a versão da IDE era igual a do tutorial em questão.
    2. Afirmando o item 1, eu procurei ter certeza que fiz todos os passos apresentados (inclusive eu não havia instalado a versão do python).
    3. Percebendo ainda o problema, eu fechei a IDE, tirei o cabo USB do projeto e usei uma alimentação externa (Acho que se você por o cabo USB em outra máquina, surtirá o mesmo efeito) e reabri a IDE (de modo que o esp8266 fique com conexão usb em uma máquina diferente daquela em que estás programando).

Quando eu fiz esses itens, funcionou e o IP apareceu para mim.

0

filippo
    Participante

Olá Filipe,

já fiz de tudo, troquei IDE, atualizei o Bonjour, tenho o Python, verifiquei a configuração do roteador, o NodeMCU aparece na lista de clientes DHCP com o IP 192.168.0.194, desliguei o firewall de windows 10, verifiquei o mDNS, liguei e desliguei tudo várias vezes, mas o IP não aparece. Fiz o que você disse em 3 mas a porta lan (192.168.0.194) não aparece (evidentemente nem a Com). A última coisa que vou fazer é instalar e refazer tudo em outra máquina (também é um Windows 10).

0

André Curvello
    Participante

Olá filippo, joinha? Obrigado pela atenção ao meu post! Fico muito agradecido em ser de ajuda a você.

Olha, avaliando o histórico de conversa e seu cenário, acho que o problema pode ser… seu roteador!

Veja esse “bug” no Github aqui: https://github.com/esp8266/Arduino/issues/2415

O usuário reportou basicamente a mesma coisa que você (tudo instalado, configurado, mas ainda assim o IP não aparece no Arduino IDE). O que ele constatou foi que ao desabilitar a opção de UPnP do roteador dele, as coisas funcionaram.

Outra dica é mudar a versão do lwip para lwip 1.4 (no Menu de Ferramentas).

Pode testar aí e depois me falar o resultado?

Abraço!

0
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.