Aula 1: O que é Raspberry Pi?

Bem vindo a primeira aula do curso Aprenda Raspberry Pi em Casa – Iniciante! Aqui vamos te ajudar a dar os primeiros passos com esta placa extremamente compacta e versátil. Ao longo do guia daremos uma breve introdução à programação e conceitos básicos em eletrônica para montar seus primeiros circuitos, interagir com o mundo e ir além das linhas de código.

Introdução a Raspberry Pi

Após concluir o curso você estará apto a aplicar de diferentes formas as habilidades de programação e eletrônica que foram aprendidas por aqui.

O que é Raspberry Pi?

A placa Raspberry Pi é o que podemos chamar de um mini computador. Ela pode ser usada tanto  como um pequeno computador pessoal quanto como parte de um produto comercial. Ela permite que você rode editores de texto, planilhas, acesse a internet, rode jogos e até desenvolva programas usando, por exemplo, as linguagens de programação Python, C ou Java. A placa pode ser usada por quem estiver aprendendo a programar ou por programadores experientes, sendo muito utilizada como uma ferramenta educacional.

Além da sua parte computacional, a Raspberry Pi também possui entradas e saídas eletrônicas, o que possibilita a criação de programas que tenham algum tipo de interação com o mundo externo através de sensores e atuadores. É uma opção muito interessante para os makers, pois reúne um grande poder computacional e ainda possui fácil acesso à várias formas de comunicação como WiFi, Bluetooth, USB e afins.

Modelos

Fundação Raspberry Pi desenvolveu diversos modelos de placas, com diferentes tamanhos e capacidades. As versões atuais dos modelos são:

  Zero W 3 A+ 3 B+ 4 B
Memória SDRAM 512MB 512MB LPDDR2 SDRAM 1GB LPDDR2 SDRAM 1GB, 2GB ou 4GB LPDDR4 SDRAM
Processador Single-core @ 1 GHz Quadcore @ 1,4 GHz Quadcore @ 1,4 GHz Quadcore @ 1,5 GHz
WiFi 802.11 b/g/n 2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac 2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac 2,4 GHz e 5 GHz 802.11.b/g/n/ac
Bluetooth 4.1/BLE 4.2/BLE 4.2/BLE 5.0/BLE
HDMI 1 porta mini 1 porta regular 1 porta regular 2 portas micro
USB 1 porta micro 1 porta 2.0 4 portas 2.0 2 portas 2.02 portas 3.0
Vídeo composto Não possui 4 canais 4 canais 4 canais
Ethernet Não possui Não possui Até 300 Mbps Até 1Gbps

Modelos Raspberry Pi

Homologação Anatel

A certificação de um produto por parte da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) garante mais segurança para o usuário. É a certeza de que o equipamento está dentro das especificações e testes definidos pela Agência, e em conformidade com a regulamentação brasileira de telecomunicações.

Esta também é uma característica essencial caso você deseje usar a Raspberry Pi em um produto que será comercializado posteriormente. Isso porque a Anatel exige que todos os dispositivos que incluem tecnologias de transmissão de dados (como wifi e bluetooth) devam ser homologados. Por isso, muitas empresas optam por comprar somente versões homologadas da placa.

Todos os modelos da Raspberry Pi comercializados pela FilipeFlop são homologados pela Anatel.

Entradas e saídas da Raspberry Pi

Raspberry Pi Zero W:

Conectores Raspberry Pi Zero W

Raspberry Pi 3 Model B+:

Conectores Raspberry Pi 3 Model B+

Raspberry Pi 4 Model B:

Conectores Raspberry Pi 4 Model B

Neste curso serão apresentados os primeiros passos com a Raspberry Pi, uma breve introdução sobre Python e como funcionam as entradas e saídas da placa.

É interessante prestar muita  atenção aos procedimentos apresentados, tentar alterar alguns parâmetros e ver o que acontece em cada pequena mudança. Aos poucos você terá mais domínio sobre a placa, o que vai facilitar na hora de criar os seus próprios projetos.

Preparado? Então vamos lá!